x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, enviando contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, enviando contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, enviando contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, enviando contato!
Fitness UP Logotipo
Novidades
12/10/2020

Outubro Rosa: A Tribo UP Luta Contra o Cancro da Mama!

Outubro Rosa: A Tribo UP Luta Contra o Cancro da Mama!

O diagnóstico precoce de um cancro da mama pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por isso, neste Outubro Rosa, aprende a fazer o autoexame.

Por esta altura, já todos ouvimos falar do Outubro Rosa, uma campanha anual que visa alertar a sociedade sobre a importância de um diagnóstico precoce do cancro de mama.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e foi eleita esta cor precisamente pela comum associação ao mundo feminino nos países ocidentais modernos. Nesse sentido, o laço cor de rosa é o símbolo do movimento e que tantas pacientes e sobreviventes ostentam com todo o orgulho.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro alia-se a este movimento e procura incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, um pouco por todo o país. Para tal, serão desenvolvidas algumas iniciativas em duas datas especiais durante este período: dia 15 no Dia Mundial da Saúde da Mama e dia 30 no Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

Tendo em conta que, muitas vezes, nos estágios iniciais, a doença é assintomática, é precisamente este tipo de alerta, bem como a realização do autoexame, que podem fazer toda a diferença.


COMO FAZER O AUTOEXAME DA MAMA

O autoexame da mama não é um assunto tabu. É algo que todas as mulheres devem fazer e sobre o qual se deve falar abertamente, até porque pode ajudar num diagnóstico precoce, permitindo, assim, o tratamento rápido e o aumento da eficácia do mesmo.

O grupo Lusíadas Saúde indica que o autoexame deve ser feito a partir dos 20 anos, preferencialmente, no terceiro ou quinto dia após a menstruação. No caso da mulher já não ser menstruada, então, o autoexame deve ser realizado no mesmo dia todos os meses.


Em Frente do Espelho

Com os braços ao longo do corpo e de perfil, observa a mama e o mamilo, estando atenta ao tamanho, forma, cor e crostas. Deves ter especial atenção no caso de a pele parecer inflamada, avermelhada ou com aspeto de casca de laranja ou se existe corrimento ao pressionar o mamilo.


Deitada

Com uma almofada por baixo do ombro, apalpa a mama esquerda utilizando a mão direita (a mão esquerda deve estar a apoiar a nuca). Depois deves repetir o processo com a outra mão.


Método das Linhas Verticais

Passar os dedos de baixo para cima e de cima para baixo até percorrer todo o seio.


Método dos Círculos Concêntricos

Partindo da parte de cima do seio, descreve círculos concêntricos no sentido dos ponteiros do relógio.


Método do Relógio

Divide o seio em seis segmentos imaginários e, a partir da parte de cima (como se fosse nas 12 horas), desce até ao mamilo fazendo pequenos movimentos circulares. Depois, repete nas restantes divisões imaginárias.


Verifica os Gânglios Linfáticos

No final, deves ainda verificar a zona das axilas, procurando a existência de gânglios ou nódulos. Se notares alguma alteração, deves consultar o ginecologista o quanto antes.


Cancro da Mama em Portugal

Entre as mulheres, o cancro da mama é uma das principais causas de morte provocada por doença oncológica, sendo, inclusivamente, o tipo de cancro mais frequente. Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de seis mil novos casos e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença.

Ainda que não sejam conhecidas as causas exatas do cancro da mama, há alguns fatores de risco a considerar:

* Idade: 80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos;

* Ter tido previamente cancro da mama aumenta as probabilidades de reincidência;

* Pré-disposição genética, que se verifica em cerca de 5 a 10% dos casos de cancro da mama;

* Tabagismo;

* Consumo excessivo de álcool;

* Primeira menstruação em idade precoce (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos).

Quando é diagnosticado atempadamente, o cancro da mama tem uma taxa de cura muito elevada. Ainda assim, não deixa de ser uma das doenças com maior impacto na sociedade, até porque afeta um órgão cheio de simbolismo, quer na maternidade quer na feminilidade.


Faz o autoexame.

PREVINE POR TI, AMA POR NÓS!


Fonte Rota Saúde – Lusíadas: “Como se faz o autoexame da mama?”

x
Aguarde, enviando contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, enviando contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.