A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
10/01/2022

Afinal, Que Fatores Aumentam o Preço Dos Combustíveis?

Afinal, Que Fatores Aumentam o Preço Dos Combustíveis?

São muitos os fatores a ter em conta para estes aumentos do preço dos combustíveis e um deles é a margem de lucro das gasolineiras.

Sabias que mais de metade do valor pago por um litro de combustível vai para o Estado? Só isto faz com que o preço dos combustíveis em Portugal seja, por exemplo, muito mais elevado do que o valor pago em Espanha.

Nos últimos tempos, este é um dos temas mais falados na comunicação social, e não só, e com toda a razão. Afinal, parece que a cada semana pagamos mais e mais para abastecer o veículo.


QUE FATORES MAIS PESAM NO PREÇO?

Para perceber o assunto, há que entender todos os fatores que contribuem para que, quando abasteces o carro, pagas determinado valor por litro. Isto acontece visto que Portugal não produz petróleo e, como tal, tem de importar o crude, que depois é refinado já no nosso país.

Apesar de a cotação ser estabelecida a nível internacional, é preciso considerar fatores de instabilidade económicos e políticos nos países produtores. Este é o primeiro dado que pode influenciar o preço da matéria-prima.

Depois temos de pensar que a cotação do petróleo é em dólares, pelo que estamos dependentes do euro valorizar ou desvalorizar face à moeda americana.

Por outro lado, a gasolina e o gasóleo têm também cotações próprias, algo que nem sempre refletem o preço do crude de imediato. Isto é, se fores abastecer o carro hoje, dia em que o preço do barril de Brent desceu, não vais notar essa descida no preço do combustível, porque o preço praticado numa semana diz sempre respeito à cotação da semana anterior.

E depois ainda temos a introdução de biocombustíveis, obrigatória por exigência da União Europeia de modo a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

A esta equação complicada juntam-se custos com o transporte, armazenamento, distribuição e comercialização e os impostos, nomeadamente o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) e o IVA.

Como vês são muitos os fatores que levam a estabelecer o preço final do que vamos pagar quando chegamos à bomba de gasolina.


OS NOMES QUE IMPORTA CONHECER E QUE AJUDAM A CRIAR O PREÇO DE REFERÊNCIA

De acordo com a ENSE – Entidade Nacional para o Sector Energético, E.P.E., estes são os conceitos que deve compreender.

Cotação internacional: cotação diária de cada produto derivado do petróleo, emitida internacionalmente pela Argus Media;

Frete: valor do transporte do produto petrolífero para Lisboa;

Biocombustíveis: custo de incorporação dos substitutos de gasóleo e gasolina, responsáveis pela redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE);

Reservas Estratégicas: valor afeto às reservas de segurança constituída e controlada diretamente pela entidade central de armazenagem, neste caso, a ENSE.

Descarga e armazenagem: custos relacionados com operações logísticas de receção de petróleo bruto ou derivados de petróleo e respetiva armazenagem temporária;

Enchimento: valor relacionado com a atividade de enchimento de garrafas com gás propano ou butano;

ISP: Imposto sobre Produtos Petrolíferos; 

IVA: Imposto sobre o valor acrescentado aplicado a todas as componentes que compõem o preço final do produto, incluindo o ISP.


QUAL É O PESO DOS IMPOSTOS NO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS?

É realmente neste campo que Portugal tem um grave problema, porque o IVA é dos mais elevados da Europa e os impostos sobre o petróleo são igualmente altos. Na prática, tal significa que, mesmo que o preço do barril baixe, a componente que diz respeito aos impostos vai manter-se. Por consequência, a descida não vai ser tão acentuada como queríamos.


QUE PAPEL PODE TER O GOVERNO NESTE CAMPO?

Para já, o Governo criou o Auto Voucher em que “oferece” aos consumidores 5€ por mês, até um máximo de 50€ por cada abastecimento em gasolineiras aderentes. Para tal, o consumidor também tem de ter aderido ao programa IVAucher.

Entretanto, foi aprovada na Assembleia da República uma proposta de lei para tentar conter a subida dos preços. Na proposta pode ler-se “Importa alterar o regime jurídico vigente, no sentido de habilitar o Governo a intervir com a fixação de margens máximas em todas as componentes das cadeias de valor de gasolina e gasóleo simples e de GPL engarrafado.

Idealmente, devem “ser fixadas margens máximas em qualquer uma das componentes comerciais que formam o preço de venda ao público dos combustíveis simples ou do GPL engarrafado”. Ou seja, a quando a descida do valor do combustível acontecer, será feita através da limitação das margens de comercialização e não através do corte nos impostos como o IVA ou ISP.

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!