x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Nutrição
22/02/2021

Alergia ou Intolerância Alimentar: Esclarece As Tuas Dúvidas

Alergia ou Intolerância Alimentar: Esclarece As Tuas Dúvidas

Apesar de alguns dos sintomas se confundirem, alergia ou intolerância alimentar têm origens diferentes e, como tal, cuidados específicos. Fica a par.

O nosso corpo não é igual ao longo de toda a vida nem reage sempre da mesma maneira. Por vezes, surgem reações inesperadas a determinados alimentos que podem estar relacionadas com uma alergia ou intolerância alimentar.

São termos que, por vezes, se podem confundir, mas que retratam, na verdade, situações diferentes e que exigem, como tal, tratamento distinto. Assim, a principal diferença entre alergia e intolerância alimentar relaciona-se com o tipo de resposta que o organismo tem quando em contato com determinado alimento.

Nas situações específicas de alergia, existe uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos, visto que o alimento é tratado como um agente agressor e, por isso, os sintomas são mais generalizados e graves. No caso de intolerância alimentar, o que acontece é que o alimento não é digerido corretamente, surgindo, consequentemente, sintomas principalmente no sistema gastrointestinal.

Assim sendo, a intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, daí que seja comum manifestar-se em crianças mais velhas e já na idade adulta.

Por seu lado, a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, podendo até existir casos semelhantes dentro da mesma família. 


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ALERGIA ALIMENTAR?

Os sintomas de alergia alimentar podem ser bem complexos e, como tal, envolver vários órgãos ou sistemas corporais. Confere quais são eles.


Pele e Mucosas

Os sintomas mais frequentes podem incluir urticária, angioedema, prurido, síndrome de alergia oral ou edema da glote.

No caso da urticária e angioedema poderão aparecer lesões cutâneas avermelhadas e que provocam comichão e podem levar ao aparecimento de inchaço, quando a alergia afeta as camadas mais profundas da pele ou mucosas. Poderá ser uma situação bastante grave, visto que o angioedema afeta frequentemente as pálpebras, os lábios, mucosas e extremidades.

Por seu lado, a síndrome de alergia oral caracteriza-se por inchaço e comichão dos lábios, língua, orofaringe ou toda a cavidade oral. 


Aparelho Digestivo

Quando as reações alérgicas afetam o aparelho digestivo poderá provocar vómitos, diarreia e cólicas.


Aparelho Respiratório

Os sintomas de alergia podem ainda provocar alterações no aparelho respiratório, nomeadamente rinite, tosse, pieira e levar a dificuldades respiratórias.


Aparelho Cardiovascular

Alterações como taquicardia, hipotensão e perda de força muscular podem acontecer em casos de alergia.


Anafilaxia

A anafilaxia é a forma mais grave de uma reação alérgica e pode levar à ocorrência de sintomas que envolvem dois ou mais órgãos ou sistemas.

Esta reação sistémica desenvolve-se rapidamente e coloca em risco a vida do doente quando não é tratada de forma imediata e adequada. Nos quadros graves, o doente deve ter disponíveis dispositivos para autoadministração de adrenalina.


Principais Sintomas de Intolerância Alimentar

Os sintomas relativos a intolerância alimentar são menos intensos e perigosos, mas podem provocar estados elevados de desconforto.

Além disso, os sintomas ocorrem uns minutos depois da ingestão do alimento que faz mal, desaparecendo após algum tempo, muitas vezes, sem necessidade de fazer algum tratamento. Falamos de sintomas como:

* Problemas digestivos, como distensão abdominal, flatulência, cólon irritável, dor abdominal recorrente;

* Dor de cabeça;

* Dor nas articulações;

* Fadiga e mal-estar geral;

* Sensação de queimadura na garganta.


O Que Pode Provocar Alergia ou Intolerância Alimentar?

Os causadores de alergia mais comuns são peixe, marisco, ovo, trigo, soja, frutos secos, leite de vaca e derivados ou leguminosas.

Alguns destes alimentos coincidem com a lista de itens que podem provocar intolerância. São eles leite de vaca e derivados, glúten, banana, frutos cítricos, carnes processadas, vinho tinto ou repolho.


COMO CONFIRMAR E TRATAR CADA SITUAÇÃO?

Sendo a alergia um problema mais grave, são necessários alguns exames na pele, no quais se observam os sintomas que aparecem 24 a 48 horas após aplicação de uma determinada substância. Quando se verifica reação no local, então, o teste é considerado positivo, logo estamos perante uma alergia alimentar. Se não houver reação na pele, então, o teste é considerado negativo, pelo que se pode tratar de uma intolerância alimentar.

Perante ambos os casos é importante perceber, então, quais os alimentos que provocam estas reações e evitá-los. Não é uma tarefa fácil, sendo imprescindível, em muitos casos, aprender a ler corretamente os rótulos de tudo o que se come.

Consequentemente, também é preciso evitar eventuais défices nutricionais que se possam registar devido à exclusão do alimento em causa.

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.