x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Nutrição
31/08/2020

Alimentos diuréticos: como podem ajudar a combater a retenção de líquidos

Alimentos diuréticos: como podem ajudar a combater a retenção de líquidos

Muito se fala nos benefícios de incluir alimentos diuréticos na nossa alimentação, para ajudar quem sofre de retenção de líquidos. Descobre quais são e vê as receitas que te sugerimos.

A retenção de líquidos é habitualmente provocada pelo elevado consumo de produtos industrializados que são ricos em sódio. Mas também poderão estar associados outros fatores, como problemas hormonais, algumas doenças e até a falta de exercício físico. Nesses casos, apostar num maior consumo de alimentos diuréticos poderá minimizar as consequências provocadas pela retenção de líquidos que se faz sentir principalmente nas pernas, mãos e zona abdominal.

Este tipo de alimentos ajuda, então, a diminuir o inchaço em diferentes partes do corpo, mas ajuda igualmente a controlar a pressão arterial, bem como a fornecer vitaminas e minerais essenciais para o teu bem-estar geral.


9 Alimentos Diuréticos para Incluíres na tua Alimentação

Assim, os alimentos diuréticos ajudam o corpo a eliminar líquidos e sódio – grande provocador do inchaço – através da urina. Conhece alguns.


Oleaginosas

As oleaginosas são opções nutritivas e saudáveis para diversos efeitos e, inclusivamente, para ajudar em casos de retenção de líquidos. E são vários os alimentos que se incluem nesta categoria, nomeadamente, nozes, amêndoas, amendoins, avelãs e pistachos.


Aveia

Este alimento é bastante surpreendente e até subvalorizado. Ainda que esteja muito na moda, a aveia tem várias vantagens: ajuda na absorção do colesterol e glicose, mas também no combate à retenção de líquidos.


Tomate

Este fruto possui cerca de 90% de água na sua composição total, pelo que é um bom diurético, enquanto é igualmente rico em antioxidantes.


Melão

Como sabes, o melão é mais uma fruta com bastante teor de água, o que permite facilitar a digestão, bem como a ter efeitos diuréticos.


Melancia

Tal como acontece com o melão, a elevada quantidade de água existente na composição da melancia é ótima para a hidratação do organismo e, consequentemente, para ajudar a reduzir a retenção de líquidos.


Abacaxi

O abacaxi é mais um dos frutos que se incluem na lista de alimentos diuréticos para ajudar na sensação de inchaço. Por isso, podes consumir simples, em sumos ou sobremesas.


Brócolos

Um legume tão bonito quanto benéfico e que conta com fibras e grandes quantidades de potássio, o que te permite ajudar a equilibrar os níveis de sal do organismo e prevenir a retenção de líquidos.


Pepino

O pepino é rico em variadas vitaminas e minerais que, em consequência, são altamente benéficas para a visão, ossos, imunidade, fígado e músculos. Como se estas benesses não fossem suficientes, o pepino é ainda bastante útil para quem sofre com a retenção de líquidos.


Agrião

O agrião é um excelente alimento a incluir num regime alimentar equilibrado, porque contém nutrientes essenciais para a saúde, como por exemplo: vitaminas, ferro, ácido fólico, potássio, cálcio, fósforo e fibras. E, claro, é um ótimo diurético natural.


Os Alimentos Diuréticos Emagrecem?

Os alimentos diuréticos ajudam na eliminação de líquidos por meio do aumento da excreção de sódio e urina, como já te explicamos. São, assim, uma forma natural de desinchar e, consequentemente, diminuir medidas em partes do corpo onde o inchaço é mais evidente. Ainda que isto se possa refletir no teu peso corporal, os alimentos diuréticos não emagrecem, pois não são responsáveis pela redução de gordura corporal.

Deixamos ainda um alerta: estes alimentos não são indicados para pessoas que tomam medicamentos diuréticos, exceto sob conselho médico ou de um nutricionista. Além disso, deves ter cuidado com o consumo excessivo dos mesmos, porque podem ter consequências negativas, como tonturas, hipotensão, arritmias, desidratação e cãibras.


2 Receitas Com Alimentos Diuréticos

Estes alimentos que partilhamos contigo poderão ser consumidos isoladamente, alguns mesmo até em cru. Todavia, se preferes incluí-las nas tuas receitas, temos duas sugestões cheias de sabor. Toma nota.


Sumo de Melancia e Pepino

Ingredientes:

* 3 fatias de melancia

* Sumo de 1/2 limão

* 1 pepino médio


Modo de Preparação:

1 - Lavar bem e descascar o pepino.

2 - Cortar em pedaços pequenos.

3 - Retirar a casca da melancia e cortar também em pedaços pequenos.

4 - Colocar todos os ingredientes num liquidificador e triturar até obter uma mistura homogénea.

5 - Beber de imediato – podes adicionar gelo para tornar a bebida mais fresca.


Sopa de Tomate

Ingredientes:

* 1/2 cebola grande picada

* Azeite q.b.

* 1kg de tomates bem maduros cortados ao meio

* 500ml de água

* 4 folhas pequenas de manjericão

* 1 folha de louro

* Sal a gosto


Modo de Preparação:

1 - Refogar a cebola num tacho com um pouco de azeite.

2 - Acrescentar os tomates cortados, a água, as folhas de manjericão e louro e o sal.

3 - Deixar ferver, baixar o lume e manter a cozinhar durante 20 minutos.

4 - Desligar o lume e deixar arrefecer um pouco.

5 - Retirar o louro.

6 - Triturar a sopa num liquidificador ou bater com a varinha mágica.

7 - Peneirar a sopa.

8 - Levar novamente ao lume até ferver.

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.