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30/03/2021

Artrite Reumatoide – As Melhores Práticas No Combate a Uma Doença Crónica

Artrite Reumatoide – As Melhores Práticas No Combate a Uma Doença Crónica

O exercício físico é importante não só para a saúde geral, mas também para fortalecer os ossos e articulações, melhorar os movimentos e aliviar a dor. Mesmo um treino moderado pode diminuir os sintomas da artrite reumatoide, mas, dependendo do tipo de exercício que fizeres, os benefícios podem ser bem diferentes.

O importante é manteres-te ativo. Antes de começar, é fundamental que consultes o teu médico e posteriormente um profissional de exercício físico para te orientar sobre a quantidade e tipo de atividades físicas indicadas para ti.


DE UMA FORMA GERAL, UM BOM PROGRAMA INCLUI OS SEGUINTES TIPOS DE EXERCÍCIOS:

Exercícios Aeróbicos - são especialmente importantes para quem tem artrite reumatoide, pois já existe uma propensão destas pessoas para desenvolver doenças cardíacas. Ao escolheres atividades aeróbicas, opta pelas de baixo impacto como, andar de bicicleta, caminhar, entre outras. Nos clubes Fitness UP podes encontrar aparelhos e atividades específicas: passadeira, bicicleta estática, elíptica, remo e aulas de cycling, são apenas algumas das soluções.

Exercícios de Força - estes exercícios são muito importantes, pois ajudam a fortalecer os músculos, reduzindo a pressão nas articulações. Deves fazer este tipo de atividade pelo menos duas vezes por semana. Levantar pesos no ginásio é a forma mais segura de fazer este tipo de exercícios, pois envolve a orientação de um profissional que te corrige os movimentos e dá orientações acerca do tipo de exercícios e carga adequados.

Alongamento e Exercícios de Flexibilidade - atividades que alongam e fortalecem os músculos em torno das articulações, tais como alongamentos, pilates e yoga, também são importantes para pessoas com artrite reumatoide, contudo os alongamentos devem respeitar algumas características: não podem provocar dor na articulação, devem promover o relaxamento e devem ser realizados na amplitude e tempo corretos para produzir efeitos positivos. Aconselha-te junto de um profissional de exercício físico para te auxiliar numa sessão de alongamentos.

Exercícios de Equilíbrio - a artrite reumatoide pode causar problemas de equilíbrio e, consequentemente, aumentar a quantidade de tropeções e quedas. Equilibrares-te em pé com apoio de apenas uma perna, por exemplo, pode ser um ponto de partida, mas é aconselhável que recorras a um profissional para te recomendar e supervisionar os exercícios certos para cada caso.


CUIDADOS PARA PROTEGER AS ARTICULAÇÕES

Para não agravar a dor, tem alguns cuidados na hora de te exercitares:

* Começa devagar, faz algumas pausas e aumenta gradualmente a intensidade dos exercícios;

* Evita movimentos rápidos ou repetitivos que envolvam articulações afetadas;

* Antes de começar, aplica compressas com toalhas quentes ou toma um banho quente para relaxar os músculos e articulações. Um aquecimento com movimentos simples e que não provoquem dor, como caminhada ou bicicleta estática em velocidade lenta/moderada também funciona bem;

* Após a atividade, aplica gelo nas articulações durante 20 minutos.


Referências:

www.health.harvard.edu/pain/exercise-can-ease-rheumatoid-arthritis-pain

www.mayoclinic.org/arthritis/art-20047971

www.cdc.gov/arthritis/basics/physical-activity-overview.html

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A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

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Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

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