A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
02/11/2021

Cancro da Mama: Sem Medos e Sem Tabus

Cancro da Mama: Sem Medos e Sem Tabus

O outubro é sempre rosa: uma forma de alertar para a prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Queres saber mais?

O movimento “Outubro Rosa”, no seu original Pink October teve origem nos Estados Unidos da América, na década de 90. O objetivo era inspirar a mudança de mentalidades e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.

Desde essa altura, um pouco por todo o mundo, que o slogan é usado e que a cor rosa adquire todo um novo significado. É símbolo de homenagem a mulheres com cancro da mama, a sobreviventes, bem como às que perderam a luta. Pretende-se, então, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

A 30 de outubro assinalou-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e, como tal a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, dedicou uma série de iniciativas. Todas elas têm um elo em comum: “consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.”​


NÃO TER MEDO DE FALAR DO CANCRO DA MAMA

O cancro da mama é um grave problema de saúde pública. De acordo com os dados estatísticos mais recentes do report Globocan 2021 (Global Cancer Observatory) este é o tipo de cancro mais frequente em Portugal e em todo mundo.

No ano passado, em Portugal estima-se que 7 mil mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1.800 tenham morrido com esta doença. Números que podem estar muito aquém da realidade, fruto da pandemia e dos atrasos nos exames de diagnóstico.

Porém, e apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.


FATORES DE RISCO MAIS ASSOCIADOS AO CANCRO DA MAMA

Não há uma causa específica, mas sim muitos fatores de risco que foram associados ao cancro da mama:

* A idade, já que 80% de todos os tipos de cancro da mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos;

* Se alguém já tiver tido cancro numa das mamas tem maior risco de ter a doença na outra;

* Alterações genéticas, transmitidas pelos pais, registam-se entre 5% a 10% dos casos de cancro da mama;

* Excesso de peso;

* Consumo de tabaco ou o consumo excessivo de álcool;

* Ter tido a primeira menstruação em idade precoce, isto é, antes dos 12 anos;

* Ter tido uma menopausa tardia – depois dos 55 anos.​

Mas há esperança e muita: quando diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. 


A IMPORTÂNCIA DO RASTREIO DO CANCRO DA MAMA

O Rastreio de Cancro da Mama é uma atividade de medicina preventiva, disponível à comunidade e permite descobrir tumores muito pequenos, muitas vezes não palpáveis e só vistos em mamografia ou ecografia ou em fase evolutiva não invasiva. Desta forma, é possível realizar tratamentos menos traumatizantes e ter uma sobrevida livre de doença e global mais longa.

O Programa de Rastreio de Cancro da Mama cobre as regiões Centro e Norte do País, bem como os distritos do Alentejo. Está em fase de alargamento ao Distrito de Lisboa e de Setúbal. São enviadas cartas-convites para fazer uma mamografia gratuitamente, às mulheres em idade rastreável, entre os 50 e os 69 anos, que se encontram inscritas nos Centros de Saúde.


COMO FAZER O AUTOEXAME DE FORMA CORRETA?

De acordo com o Instituto CUF, o autoexame da mama divide-se em duas partes. A primeira consiste na observação dos seios em frente a um espelho, de modo a estar atenta a determinados sinais:

* Pele casca de laranja;

* Assimetria excessiva;

* Vermelhidão;

* Líquido no mamilo.

A segunda parte do autoexame consiste na palpação da mama. Existem várias formas de o fazer, porém a “posição mais comum é, de pé, colocar uma mão na nuca e, com a outra mão, percorrer a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, não esquecendo o mamilo e a axila. Depois, é só repetir na outra mama.

”Se notar qualquer alteração, deverá consultar o seu médico de família com a maior brevidade possível. Lembre-se: o cancro tem cura e quanto mais cedo for diagnosticado, melhor.


Fontes:

* Liga Portuguesa Contra o Cancro

* CUF Saúde

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!