A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
04/10/2021

Compreender Melhor a Doença de Alzheimer

Compreender Melhor a Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é um tipo de demência que leva a uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções, principalmente memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento.

Em consequência também há alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, o que faz com que todas as atividades diárias, mesmo as mais simples, se tornem muito complicadas. É um estado irreversível, visto que quando se perde uma capacidade, raramente se consegue voltar a recuperá-la ou reaprendê-la.

O nome desta doença deve-se a Alois Alzheimer, médico alemão que, em 1907, descreveu pela primeira vez a doença.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Numa fase inicial, os sintomas de Alzheimer podem ser muito subtis e começam por aqueles que todos conhecemos, e que até muitos de nós que não têm a doença também sente: lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do quotidiano. Poderão também estar associados a quadros de stress e cansaço, porém, a sua continuidade e agravamento significa que as células cerebrais estão, de facto, a degradarem-se e a comunicação entre estas fica alterada.

Existem ainda outros sintomas mais característicos e direcionados:

* Dificuldades de memória persistentes e frequentes, especialmente de acontecimentos recentes;

* Apresentação de um discurso vago durante as conversações;

* Perda de entusiasmo na realização de atividades, anteriormente apreciadas;

* Demorar mais tempo na realização de atividades de rotina;

* Esquecer-se de pessoas ou lugares conhecidos ou com quem tem contacto constante;

* Incapacidade para compreender questões e instruções;

* Deterioração de competências sociais;

* Imprevisibilidade emocional.

Naturalmente que nem todos os doentes enfrentam todos estes sintomas. Depende das áreas cerebrais afetadas, bem como do ritmo de evolução da doença. O que se sabe mesmo é que existe uma deterioração ao longo do tempo e, pelo menos para já, irreversível.


O QUE PROVOCA A DOENÇA DE ALZHEIMER?

Além das pessoas que desenvolvem a Doença de Alzheimer Familiar (cerca de 5 a 15% dos casos afetam pessoas com antecedentes familiares), não se conhece o motivo pelo qual uma pessoa desenvolve a doença e outra não.

A investigação ainda é muito inconclusiva e os fatores de risco poderão estar associados a fatores ambientais, perturbações bioquímicas e processos imunitários. Mas nada é certo.


Então, Quem É Mais Suscetível?

Entre 60 a 80% dos idosos, a causa da demência é a doença de Alzheimer. É rara a sua existência em pessoas com menos de 65 anos de idade. E quanto mais avança a idade, maior a probabilidade de aparecimento da doença:

* 65 a 74 anos: 3%

* 75 a 84 anos: 17%

* 85 ou mais: 32%

Além disso, a Doença de Alzheimer afeta mais as mulheres do que os homens, principalmente devido ao facto de as mulheres viverem mais tempo, genericamente.


Como É Feito o Diagnóstico?

Os sintomas já referidos progridem de tal forma que as pessoas não podem realizar determinadas tarefas sozinhas, tornando-as totalmente dependentes. Assim sendo, os médicos baseiam o diagnóstico nesses sintomas e resultados de um exame físico, mental e de estado, bem como exames de sangue, de urina e por imagem (TAC e ressonância).


Existe Tratamento da Doença de Alzheimer?

O tratamento envolve estratégias para prolongar o funcionamento pelo maior tempo possível e pode incluir medicamentos que ajudam a retardar a progressão da doença, mas não a cura. Sendo que são maioritariamente tratadas a dor e outras doenças ou problemas de saúde, que podem afetar a população com Alzheimer.

Ainda assim há algo muito importante a considerar que são as medidas de segurança e apoio e que englobam o apoio familiar e da comunidade. A casa deve ser adaptada para facilidade a mobilidade, especialmente na casa de banho e quarto. Mas também podem ser ponderados apoios adicionais, como uma pulseira com GPS ou um botão de pânico.


Fontes:

Alzheimer Portugal – Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer

MSD Manuals – Doença de Alzheimer

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!