PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Vivemos num mundo onde a exteriorização dos sentimentos parece meio que tabu. As palavras são cada vez mais escassas, o olhar nos olhos parece proibido e o alimentar da proximidade e do afeto fica cada vez mais esquecido. Por vezes, só pensamos no que devíamos ter dito quando já não temos as pessoas por perto, verdade? O reconhecimento não tem que ser dado sob regra de um acontecimento. O acontecimento é a vida por inteiro e é nessa que devemos falar, dizer, amar, antes que percamos a oportunidade de o fazer.
Foi sob esta perspetiva que convidámos vários pais e filhos a fazer este vídeo. Escolhemos pessoas com histórias de vida complexas, relações amarguradas, laços recuperados e também famílias bem resolvidas. Completamente às escuras quanto ao que iria acontecer, colocámos a figura paternal frente a frente com o seu filho. Pedimos que se olhassem nos olhos durante 30 segundos e pensassem nas memórias que tinham em conjunto. Depois disso, surge a pergunta do pai para o filho: "Pai, o que é que em mim te deixa mais orgulhoso?" As respostas dadas foram preciosas... De seguida, foi a vez dos filhos dizerem aos pais o que os deixa mais orgulhosos neles.
Como podem imaginar, este foi dos vídeos mais ternurentos e sinceros que alguma vez já fizemos. Qualquer pai, qualquer filho, qualquer família, qualquer pessoa, deve visualizar a mensagem que queremos passar com isto e pensar: "Amo-te. E ainda não te disse hoje."