x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
04/01/2021

Dicas Para Adotar Um Estilo De Vida Mais Sustentável em 2021

Dicas Para Adotar Um Estilo De Vida Mais Sustentável em 2021

Reduzir, reutilizar e reciclar são termos familiares para um estilo de vida mais sustentável, mas insuficientes para continuar a preservar o planeta Terra. Vê o que mais podes fazer.

Ter um estilo de vida mais saudável em 2021 é mais fácil do que imaginas e ainda mais imperativo do que qualquer pessoa desejaria. Afinal, se há algo de positivo que a pandemia nos trouxe foi mesma a possibilidade permitir ao Planeta respirar e reabilitar-se, de alguma forma.

Durante vários meses houve menos carros, menos poluição, menos ruído, o que permitiu ver a Natureza a impor-se e os animais a mostrarem-se como há muito não acontecia. Este impacto positivo no meio ambiente mostra-nos como tudo o que fazemos no dia a dia influencia a qualidade do ar e o bem-estar de todos os seres vivos.

Mas essa não é a nossa vida normal. Logo, há que efetuar as mudanças necessárias para garantir um futuro aos nossos filhos e netos. E isso começa por três regras que há muito deveriam ser básicas: reduzir ao máximo o que consumimos e o lixo que produzimos; reutilizar, de modo a prolongar a vida útil dos bens que possuímos; e reciclar devidamente o que não conseguimos reutilizar. Falta aqui um outro “R”, o da reflexão que todos devemos fazer para perceber como mudar hábitos intrínsecos e melhorar a nossa vida.


7 DICAS PARA TER UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

Ainda que a diminuição e até proibição do consumo de plástico seja a face mais visível desta luta, não é, de todo, suficiente. Estas são as mudanças a implementar.


1. Separar o Lixo

Começamos pela sugestão mais fácil e que já todos deveriam fazer: a correta separação do lixo nas nossas casas e empregos. Ainda tens dúvidas de como fazer? Nós damos uma ajuda: papel no ecoponto azul, plástico e metal no ecoponto amarelo e vidro no ecoponto verde. Além disso, deves saber que guardanapos, papéis e lenços sujos ou engordurados não podem ser reciclados, tal como papel fotográfico, post-its, copos de vidro, cerâmicas e pyrex.

Naturalmente que determinadas coisas não podem ser recicladas nem colocadas no lixo convencional, como pilhas, óleo de cozinha ou eletrodomésticos. Nesses casos, tens à disposição nos supermercados e até em alguns pontos de rua junto dos ecopontos comuns recipientes próprios para o efeito.

No caso de eletrodomésticos de grandes dimensões, os chamados monos, contacta a junta de freguesia ou câmara municipal da tua área de residência para saber onde os podes entregar.


2. Mexe-te por Ti e pelo Ambiente

Sem dúvida que o automóvel é bastante prático, mas não é a melhor opção para proteger o ambiente. Por isso, sempre que puderes anda a pé ou de bicicleta, usa os transportes públicos e, caso não seja possível, partilha o carro.

Mas nós vamos mais além e propomos-te um desafio: que tal fazeres umas caminhadas ou corridas revigorantes nos teus tempos livres e, enquanto isso, recolheres o lixo que encontras na rua? Um pequeno gesto tão importante que te vai deixar ainda mais alerta sobre o problema.


3. Poupar Papel

O plástico é mesmo o vilão quanto o tema é a proteção do planeta, mas não é o único. Também fazemos um uso abusivo do papel. Atualmente, existem muitas opções digitais para evitar o papel, desde as aplicações, às faturas digitais, aos bilhetes eletrónicos, que facilitam a vida.


4. Levar a Sustentabilidade para a Mesa

Poderá ser a dica mais pragmática e a mais difícil de concretizar, porque interfere com hábitos adquiridos há muitos anos – para não dizer desde sempre. Falamos do consumo de carne que deve ser diminuído o mais que puderes. E sempre que comprares este alimento, opta por fazê-lo em produtores locais, em versões biológicas.

Além disso, deves também optar por comprar produtos da época, preferencialmente, a granel, evitando os produtos embalados.


5. Plantar Mais

A agricultura urbana orgânica é uma excelente ideia e mesmo que vivas num apartamento e tenhas pouco espaço ao ar livre disponível verás que é possível. Poderás cultivar pequenos vasos de temperos na varanda, marquise ou até mesmo numa parede livre na cozinha.

E por que motivo isto é importante? Porque plantar os teus próprios alimentos, ou parte deles, pelo menos, ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais, diminui a poluição associada ao transporte dos bens e há menos uso – logo menos ingestão – de substâncias químicas.

Começa, por exemplo, com o cultivo de ervas aromáticas, que dão outro sabor aos cozinhados e podem funcionar como base de chás ou outros produtos com objetivos medicinais.


6. Dizer Não à Fast Fashion

Sabias que a indústria têxtil é a segunda mais poluente a seguir à petrolífera? Agora imagina na quantidade de roupa que tens em casa e se realmente dás uso a tudo isso. Uma boa forma de melhorar é, de facto, não comprar tantas coisas.

Além disso, começa a prestar mais atenção a marcas sustentáveis, idealmente portuguesas, e faz aí novas aquisições. É certo que poderão ser itens mais caros, mas dão-te a garantia de um produto feito localmente e que te irá durar muito mais tempo.

Outra opção é comprar roupa em segunda mão, garantindo uma nova vida a peças que outras pessoas já não usam, mas que se encontram em perfeitas condições.


7. Aproveitar os Recursos Naturais

Portugal tem a grande vantagem de ser um local onde o sol está presente grande parte do ano. Isto pode ser usado através da implementação de painéis solares para conseguir energia de forma totalmente natural, sem ser da rede, mas também a uma escala bem mais pequena, como aproveitar a luz natural em casa ao máximo, evitando acender os candeeiros exceto quando for mesmo necessário.

O sol também ajuda nas tarefas domésticas, nomeadamente a secar a roupa, evitando-se, muitas vezes, ter de ligar a máquina de secar roupa.

Quanto à água, por que não colocar aparelhos redutores nas torneiras, de modo a reduzir o desperdício? Ou, então, recolher a água extra do chuveiro para, por exemplo, regar as plantas ou despejar na sanita, ao invés de usar o autoclismo.

Dicas que facilmente podes implementar e que farão toda a diferença no Planeta. Afinal, ter um estilo de vida mais sustentável em 2021 é ser UP!

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.