x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
11/01/2021

Máscara Cirúrgica e Máscara Comunitária: Conhece as Diferenças

Máscara Cirúrgica e Máscara Comunitária: Conhece as Diferenças
@andreiaffoliveira

Apesar de já fazerem parte do nosso dia a dia há uns meses, continua a haver dúvidas: afinal quais as diferenças entre máscara cirúrgica e máscara comunitária?

Com o uso de máscara obrigatório em vários locais, é importante perceber se o estás a fazer corretamente. Por isso, toma nota das diferenças entre máscara cirúrgica e máscara comunitária e em que situações cada uma delas deve ser usada.

Na verdade, esta é uma medida extremamente importante para prevenir uma potencial contaminação com o novo coronavírus, desde que seja corretamente executada. Quantas vezes não vemos as pessoas a usar a máscara de forma incorreta ou a não usar de todo?

É uma questão de saúde pública, não só por ti, mas também – e, talvez, acima de tudo – para proteger os outros que pertencem a faixas etárias mais elevadas, bem como quem tem problemas de saúde que podem torná-los mais sugestíveis a doença grave.


Quando Se Deve usar Máscara Cirúrgica?

A máscara cirúrgica é considerada um dispositivo médico, de uso clínico, que ajuda a prevenir a transmissão de agentes infecciosos da pessoa que está a usar a máscara para as restantes. Nesse sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda especificamente o seu uso a todos os profissionais de saúde e a pessoas mais vulneráveis, como idosos (mais de 65 anos de idade), pessoas com doenças crónicas e em estados de imunossupressão.

O objetivo do uso deste tipo de máscara é evitar a projeção de gotas emitidas pela pessoa que usa a máscara. Todavia, deves saber que esta máscara não protege contra a inalação de partículas muito pequenas no ar (partículas finas aerossóis).

São máscaras não reutilizáveis e que têm um prazo útil de 4 horas. Se ficarem húmidas, este período pode ser encurtado. 


A Máscara Comunitária é Eficaz?

Por seu lado, as máscaras comunitárias, ou máscaras de uso social, não são, compreensivelmente, dispositivos médicos, visto que são máscaras feitas a partir de diferentes materiais têxteis, reutilizáveis e destinados à população geral, que não se enquadrem nas recomendações de uso da máscara cirúrgica.

Têm como objetivo a promoção da proteção de grupo, funcionando, assim, como uma barreira complementar a todas as outras medidas recomendadas para impedir a disseminação descontrolada da COVID-19. A palavra complementar é mesmo a mais importante a reter, visto que só por si, o uso de máscara – seja a comunitária, seja a cirúrgica – poderá não ser suficiente para abrandar o ritmo da doença, que atinge números históricos em Portugal a cada dia que passa.

Estas máscaras não se destinam nem a profissionais de saúde, nem a pessoas que estejam doentes, independentemente de ser ou não COVID-19 – até porque há muitas outras doenças que se propagam facilmente de ser humano para ser humano e que têm na sua génese, por exemplo, outros vírus respiratórios.

Todavia, opta por máscaras comunitárias devidamente certificadas e cumpre com as regras indicadas na embalagem, quanto ao número de utilizações e regras de lavagem e secagem.


Outros Equipamentos e Meios de Proteção

Existe ainda um terceiro tipo de máscara: os respiradores. Referem-se a um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde ou a outros profissionais que possuam risco elevado. Por isso, enquanto cidadão comum, não precisas de recorrer a este tipo de material que, além de ser mais caro, é destinado a um contexto muito específico.

Há também quem substitua o uso de máscara pela viseira ou ecrã de proteção. Este equipamento cria uma barreira adicional contra salpicos e é realmente útil para proteger os olhos e o rosto. Contudo não filtra o ar e, como tal, não deve ser considerado como um tipo de proteção único. Nesse sentido, a viseira deve ser usada sempre com máscara.

A obrigatoriedade do uso de máscara, nos espaços fechados e ao ar livre sempre que não for possível cumprir com o distanciamento social, verifica-se até 5 de janeiro de 2021. O incumprimento desta medida prevê o pagamento de uma coima que pode ir de 100 a 500 euros para pessoas individuais e de 10.000 euros para pessoas coletivas.

Por ti e por todos: protege-te!

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.