PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Conheça todos os benefícios deste fruto amado por uns e odiado por outros. O dióspiro é um fruto de outono, com grandes propriedades nutricionais. Pode ser encontrado sob duas grandes variedades (vulgarmente os “moles” e os “de roer”). Por cá, pode encontrar dióspiros de cor vermelha (mais doces e moles quando maduros) e de cor alaranjada (mais duros).
Um dos grandes problemas apontados a este fruto é o sabor adstringente que deixa na boca depois de ser consumido e há quem não suporte esta sensação. O truque para evitar este sabor é consumí-los o mais maduros possível.
É rico em água e relativamente baixo em calorias. O dióspiro tem cerca de 70 calorias por cada 100gr e é rico em vitaminas, proteínas, ferro e cálcio.
É um fruto extremamente versátil, podendo ser utilizado em vários pratos e sobremesas como mousses ou doces.
Aliado da dieta
O dióspiro é indicado para quem está a tentar perder peso por ter poucas calorias mas também por ser rico em fibras. Além de ajudar a que se sinta mais saciado, ao comer dióspiro, vai reduzir os desejos por açúcar ou alimentos processados.
Cuida da pele
O dióspiro contém muitas vitaminas – sobretudo vitamina A e vitaminas do complexo B – que vão trazer muitos benefícios para a pele mas também para a visão. Além disso, os agentes antioxidantes presentes neste fruto, vão ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento.
Trata da saúde
O dióspiro pode ajudar a prevenir o cancro da próstata e do intestino, graças aos efeitos antioxidantes. Os seus componentes são ainda bons aliados do trânsito intestinal. Não é por isso de admirar que o dióspiro é muitas vezes recomendado a pessoas que sofrem com prisão de ventre. Além disso, por ser rico em vitamina C, o dióspiro é indicado para aquelas alturas em se sente mais cansado e pode ajudar a prevenir constipações.