x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Nutrição
26/04/2021

Fome Emocional: O Que é e como Combater?

Fome Emocional: O Que é e como Combater?

Para muitas pessoas, a comida não é apenas usada para saciar as necessidades fisiológicas do corpo. Quando isso acontece, falamos em fome emocional.

Quem nunca comeu demais, que coloque o braço no ar. Quem nunca ficou cheio depois do almoço e ainda assim não abdicou da sobremesa, que coloque o braço no ar. Estes comportamentos são comuns. Quando se cai no exagero, aí podemos estar perante um caso de fome emocional.

Em muitos momentos, a comida pode não ser usada apenas para saciar a fome. Pode antes funcionar como um escape para lidar com vários problemas, que afetam o lado mais emocional do indivíduo. Isso é bastante diferente da fome fisiológica, que surge aquando da necessidade real de comer para suprir as necessidades do organismo.

A fome fisiológica ocorre após algumas horas sem a ingestão de alimentos que forneçam calorias e nutrientes. Quando não respeitada ou quando o jejum é muito prolongado, poderá dar-se o aparecimento de alguns sintomas, como tonturas, náuseas, fraqueza muscular, irritabilidade e até dificuldade de concentração. Neste caso, deve-se repor esta carência energética.

Mas quando esta sensação é despertada por outras fontes ou se associamos os alimentos a determinadas sensações estamos perante uma fome emocional. 


O Que Desencadeia a Fome Emocional?

Esta alteração no padrão alimentar é desencadeada por um desejo ou uma necessidade de comer, que pode ser muito difícil de controlar, porque a nossa mente diz-nos que devemos comer imediatamente. Geralmente, só conseguimos saciar essa vontade com alimentos calóricos, ricos em açúcar e gordura e em grande quantidade, sendo difícil parar, mesmo já estando “cheio”.

Assim sendo, a fome emocional pode ser desencadeada de forma consciente ou inconsciente e é interpretada como um meio de evitar emoções dolorosas ou uma forma de obter algum consolo na comida, como se ela tivesse a capacidade de nos acalmar e tranquilizar.

Visto que o problema é emocional, é frequente que aconteça após sentimentos como tristeza, medo, raiva, alegria e afeto – isto é, tanto pode acontecer com sentimentos positivos como negativos. Além disso, após um episódio de ingestão compulsiva de comida é frequente que o indivíduo sinta tensão, raiva, frustração ou falta de controlo.

Tudo isto pode, de facto, levar a um comportamento alimentar desequilibrado, sendo que não é a comida que é um problema, mas as razões que levam ao seu consumo. 


CONSELHOS PARA AJUDAR A PREVENIR A FOME EMOCIONAL

Se estás a enfrentar um período difícil, se estás com problemas ou tens altos e baixos emocionais, poderás descarregar o que sentes na tua relação com a comida. Por isso, estes pequenos truques vão ajudar-te a controlar a fome emocional.

* Quando sentires fome, deves questionar-te se é mesmo fome física ou fome emocional: há quantas horas comeste a tua última refeição? O que consumiste?;

* Encontra algumas estratégias compensatórias que te distraiam da vontade de comer, como, por exemplo, passear, correr, fazer desporto, ler um livro, ouvir música, ir arrumar alguma coisa;

* Faz um plano diário de refeições e se passares muito tempo fora de casa, não te esqueças de ter sempre disponível alguns snacks nutritivos;

* Cumpre sempre que possível o teu horário habitual de refeições;

* Aprecia a comida, em cada refeição, ao invés de comeres demasiado depressa. Aproveita o momento para desfrutar dos alimentos, do sabor, do aroma e da textura em cada garfada;

* A sensação de fome pode ser confundida com sede, por isso, certifica-se de que te hidratas corretamente;

* Evita ter em casa alimentos pouco nutritivos e que sejam ricos em açúcares, gordura ou sal;

* Faz uma lista de sentimentos ou situações que te fazem sentir fome – é mais fácil ter esta perceção quando está tudo por escrito;

* Quando fores fazer compras ao supermercado seleciona alimentos bons para ti. Claro que podes ter os teus deslizes de vez em quando – e até é saudável fazê-lo, mas “de vez em quando” é mesmo o termo certo;

* Pratica exercício físico regularmente;

Mantém uma rotina de sono regular.


Apesar destes importantes conselhos, bem sabemos que há situações graves e que precisam de ajuda, muito além do que este artigo o pode fazer.

Nos nossos clubes, temos nutricionistas que poderão ajudar-te a encontrar um plano alimentar adequado às tuas necessidades e, com isso, eliminar determinados padrões menos corretos. Estamos disponíveis para te ajudar, sempre que precisares. 

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!