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Lifestyle
25/10/2021

Horário de Inverno: Como Lidar Com Os Dias Mais Curtos?

Horário de Inverno: Como Lidar Com Os Dias Mais Curtos?

No último domingo de outubro, os relógios atrasam uma hora, e isso pode influenciar o nosso bem-estar. Então, como lidar de forma positiva com os dias mais curtos?

Os dias mais curtos típicos do outono e inverno podem fazer-nos sentir de forma diferente e geralmente pior: mais tristes, mais desanimados, com menos energia. Isto relaciona-se com o frio, os dias cinzentos e mais curtos, que se traduzem em menos luz natural, que pode despertar a depressão sazonal - também designada por desordem afetiva sazonal.

Trata-se de “um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.”


O QUE PODEMOS SENTIR?

Cada pessoa pode encarar o início deste período do ano de forma diferente, mas, na generalidade dos casos, existe uma vontade de dormir mais, bem como por comer mais doces e comidas com mais hidratos de carbono. Só estes dois fatores podem influenciar grandemente a tua falta de energia e falta de vontade em continuares com a tua rotina habitual.

O que mais se começa também a notar podem ser episódios de insónias, exaustão e fraqueza, isolamento ou irritabilidade. Mas a lista de sintomas provocados pelos dias mais curtos do outono e inverno não fica por aqui. Ainda podemos esperar dificuldade de concentração, raciocínio lento, ataques de choro, angústia e por vezes pensamentos suicidas.

Resumindo, os sintomas mais comuns a todos são:

* Falta de energia;

* Problemas de concentração;

* Fadiga;

* Grande apetite;

* Enorme vontade de ficar sozinho;

* Grande necessidade de dormir;

* Aumento de peso;

* Mau humor;

* Irritabilidade.

Quando estes fatores e sintomas têm um forte impacto da tua vida e não consegues melhorar, pode mesmo ser necessário procurar a ajuda de um psicólogo para ultrapassar estes momentos e pensamentos mais negativos. 


POR QUE MOTIVOS OCORRE?

Não se conhecem ao certo as causas da depressão sazonal. Porém o “conhecimento dos mecanismos da influência da luz sobre a melatonina e a serotonina permite concluir que este problema parece estar mais relacionado com um processo biológico do que psicológico. Acredita-se que esta perturbação esteja relacionada com a diminuição de luz e temperaturas mais baixas, pois a luz influencia o nosso relógio biológico, interferindo nos ciclos de vigília e sono, mas também no humor.”

Além disso, acredita-se também que a idade pode ser um dos fatores a provocar a depressão sazonal nos dias mais curtos, visto que a sintomatologia associada é muito rara com pessoas com menos de 20 anos e mais comum com pessoas de 25 anos. O sexo feminino é mais afetado, correspondendo a 60 a 90% dos casos, embora no sexo masculino os sintomas possam ser mais acentuados e daí não serem tão facilmente detetados. 


COMO PREVENIR OS SENTIMENTOS ASSOCIADOS AOS DIAS MAIS CURTOS? 

Temos a sorte de viver em Portugal, um país tipicamente soalheiro e cujo outono e inverno não são tão rigorosos como acontece nos países do Norte da Europa, por exemplo.

Ainda assim, se costuma sentir-se afetado pela escuridão, frio e chuva destas estações fique com algumas dicas que podem, efetivamente, ajudar:

* Fazer mais passeios ao ar livre, devidamente agasalhado;

* Abrir as janelas de casa para permitir a entrada de luz natural o máximo de tempo possível;

* Acordar mais cedo e levantar de imediato para que possa usufruir de mais tempo de luz natural – e aproveitar, por exemplo para fazer os hobbies que costuma fazer no final do dia, como correr ou fazer uma caminhada;

* No trabalho, sempre que possível, deve sentar-se o mais perto que conseguir das janelas;

* Praticar exercício físico, sobretudo ao ar livre;

*Fazer férias de inverno em países com mais sol, para contrariar esta tendência mais depressiva;

*Fazer uma alimentação saudável, dando prioridade aos frutos e legumes da época.


Fonte:

Medis: Depressão Sazonal – não se deixe afetar

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