PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Num mundo ainda desigual, várias foram as personalidades que marcaram a história pela sua intervenção na luta contra a discriminação e na defesa da igualdade de direitos entre homem e mulher. Um caso flagrante é, sem sombra de dúvidas, Frida Kahlo, a famosa pintora mexicana, símbolo de determinação, independência e liberdade.
Inspirada na cultura popular do seu país, empregou um estilo de arte popular para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, género, classe e raça na sociedade mexicana. Frida, sempre foi dona do seu próprio nariz, utilizando a arte como forma de expressão dos seus ideais. Ela, desafiou os estereótipos de género - fumava, praticava boxe, ganhava desafios de tequila com homens, utilizava monocelha, bigode e pêlos nas axilas. Para além disso, nas suas obras retratou mulheres e experiências reais, abordando assuntos como o aborto, o parto, a amamentação, entre outras coisas.
Assim sendo, de 10 de março a 30 de junho, a biografia de uma das artistas mais influentes de todos os tempos, está disponível sob a forma de uma experiência imersiva e interativa na Alfândega do Porto. "A Vida de um Ícone" é o nome deste evento que recorre a coleções de fotografias históricas, filmes originais, instalações artísticas e música, que vão reproduzir os momentos mais relevantes da sua vida.
Este projeto resulta de uma parceria do OCUBO com a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona e o estúdio criativo Layers of Reality.
A exposição pode ser vista de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. O preço dos bilhetes varia entre 10€ e 14€.