A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
16/08/2021

Proteção Sexual: Mais Vale Prevenir Do Que Arriscar

Proteção Sexual: Mais Vale Prevenir Do Que Arriscar

Este tema não pode nunca ser um tema tabu, muito menos a proteção sexual: a tua e a do(s) teu(s) parceiro(s). Vamos falar de sexo?

Fazer sexo é bom, é ótimo, todavia isso não significa que o possas fazer de forma inconsciente. A proteção sexual serve, não só para evitar uma gravidez indesejada, mas, acima de tudo, para prevenir eventuais doenças sexualmente transmissíveis.

Muitos acham-se intocáveis e isso não poderia estar mais longe da verdade. E como cada vez mais o sexo tem de deixar de ser um assunto tabu, hoje é este o nosso foco: alertar-te para as consequências de um comportamento desadequado. Até porque a Educação Sexual deveria ser lecionada nas escolas devidamente e com profundidade e tal, infelizmente, não acontece. 


MÉTODOS DE PROTEÇÃO SEXUAL MAIS EFICIENTES

O foco é a proteção sexual em relação às Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, para isso, temos dois métodos para te sugerir, que são os mais simples e práticos: o preservativo masculino e o feminino. 


Preservativo Masculino

Este método contracetivo é utilizado pelo homem. De uso externo, pode ser fabricado em látex ou em poliuretano ultrafino, pré-lubrificado – até com isto deverás ter cuidado, porque poderás ser alérgico a algum dos componentes ou o teu parceiro ou parceira.

O preservativo funciona como barreira, impedindo que os espermatozoides entrem na vagina e alcançam o óvulo, fecundando-o e dando origem a uma gravidez, dando-lhe, assim, uma dupla utilidade.


Preservativo Feminino

O preservativo feminino é, naturalmente, de uso interno. Possui a forma de um tubo e é feito à base de nitrilo, que se trata de uma substância semelhante ao látex, e tem um anel em cada uma das extremidades.

Coloca-se no interior na vagina, até 8h antes da relação sexual e não deve ser utilizado em simultâneo com o preservativo masculino, visto que o atrito entre ambos fará com que se rompam facilmente. Depois da ejaculação, o preservativo feminino retém o esperma, prevenindo o contacto com o colo do útero, logo evitando a gravidez e protegendo contra as IST. 


COM QUE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS TE DEVES PREOCUPAR?

As IST`s são infeções transmitidas durante a relação sexual. Podem ser provocadas por bactérias, vírus e parasitas que estão no sangue, sémen e outros líquidos corporais ou à superfície, na pele e mucosas da zona genital. Transmitem-se tanto através do sexo vaginal, como através do sexo anal ou oral e nem sempre exige uma penetração completa para haver partilha da infeção.

Assim, sem proteção sexual, arriscas-te a contrair:

* VIH/SIDA

* Vírus do Papiloma Humano-HPV

* Clamídia

* Gonorreia ou blenorragia

* Hepatite B

* Sífilis

* Herpes genital

* Tricomoníase

* Pediculose Púbica

* Escabiose

* Molusco Contagioso


COMO SE MANIFESTAM AS IST'S NA MULHER E NO HOMEM?

Infelizmente, a maioria das infeções sexualmente transmissíveis não dão queixas durante meses ou até mesmo anos, pelo que a pessoa pode não saber que está infetada e, enquanto isso, se fizeres sexo desprotegido com outras pessoas, estarás a transmitir a doença.

Por isso, fazer sexo também acarreta bastante responsabilidade.

Alguns sinais e sintomas de IST`s a que deves estar atento(a):

* Corrimento anormal da vagina, pénis ou ânus;

* Ardor ou dor ao urinar;

* Feridas, bolhas ou outras lesões na área genital e/ou anal;

* Comichão ou irritação na área genital;

* Dor na parte inferior do abdómen ou durante a relação sexual.


COMO SE TRATAM AS IST?

As IST’s não se curam sem tratamento, por isso, deves mesmo procurar ajuda médica, para proceder ao diagnóstico e receber o devido tratamento.

Com exceção do herpes genital, das verrugas genitais e da infeção pelo VIH, a maioria das IST`s é facilmente curada com simples injeções ou comprimidos.

Mas nem tudo se fica por aqui: o herpes pode – e deve - ser tratado para reduzir a frequência e duração dos surtos, porém, na verdade, não tem cura.

Quanto às verrugas, estas podem ser removidas, embora o vírus responsável pela doença possa permanecer na pele ou nas mucosas muito tempo.

Por seu lado, como sabes, o VIH também não tem cura, mas tem tratamento que controla a infeção e que pode, de facto, impedir a evolução para formas graves da doença (SIDA).

Como vês, nem tudo são rosas no que ao sexo diz respeito, mas se tiveres cuidado, tudo poder correr bem.

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!