x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, enviando contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, enviando contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, enviando contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, enviando contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
16/09/2020

Tudo o que precisas de saber para entrares com o pé direito na faculdade

Tudo o que precisas de saber para entrares com o pé direito na faculdade

Estás a viver uma nova fase da tua vida? A entrada na faculdade pode ser um momento verdadeiramente desafiante e emocionante. Conhece algumas dicas para que tudo corra como sempre desejaste.
A entrada na faculdade é um momento esperado por muitos jovens, com a criação de expetativas que levam à concretização de sonhos muito desejados. Todavia, é, igualmente, uma fase diferente, repleta de desafios e de novas rotinas exigentes, que te podem provocar, por vezes, sentimentos avassaladores.

Mas pensa que é um importante passo para conquistar o futuro que sempre imaginaste e que, felizmente, Portugal é um local com excelentes universidades e institutos superiores, que te permitem apostar numa formação de qualidade, reconhecida em qualquer parte do mundo.

Por isso, se estás nesta fase, temos algumas dicas para tornar esta etapa mais tranquila e para que tu também te sintas mais relaxado em relação a esta situação e a todas as adaptações que a mesma implica.

 

Entrada na Faculdade: Dicas para Simplificar as Primeiras Semanas

Nem todos têm o desejo de ir para a faculdade e prosseguir com os estudos superiores e está tudo bem na mesma. Porém, se não te enquadras neste perfil e a entrada na faculdade é algo que visionas com expetativa, então, temos várias dicas para ti, para que as primeiras semanas “do primeiro dia do resto da tua vida” decorram da forma mais tranquila possível.

A transição do ensino secundário para o ensino superior pode ser agitada, no mínimo. São experiências de vida completamente diferentes e que exigem posturas e comportamentos distintos, principalmente para quem está longe de casa. 

Por isso, ainda que esta seja uma fase associada a tempos mais festivos e de maior liberdade, é importante encontrar um equilíbrio para não perderes o foco. Estas dicas vão ajudar-te.

 

1. Adere a Grupos da Faculdade nas Redes Sociais

Esta é uma excelente forma de conhecer novas pessoas que frequentem a mesma instituição e, assim, compreender melhor o tipo de ambiente e até as atividades programadas. De igual modo, poderás também encontrar grupos de estudo, por exemplo, onde podes tirar dúvidas, trocar ideias e demais questões relacionadas com a organização do curso e instituição onde estás.

 

2. Tenta Fazer Amizades Rapidamente

Em qualquer nova etapa, é importante sentirmo-nos parte do grupo e a faculdade não é exceção. Assim sendo, e como provavelmente já ouviste em muitas outras histórias, os primeiros tempos de faculdade podem ser cruciais para criar amizades para a vida toda

Este apoio entre colegas ajudará a tornar os dias mais leves, divertidos e felizes. Seguramente encontrarás alguém com quem te identifiques, em quem possas confiar, com quem poderás partilhar os momentos positivos, mas também os mais difíceis.

 

3. Aprende a Gerir Bem o teu Tempo

A entrada na faculdade representa todo um mundo novo, o que pode ser avassalador de gerir. Pelo que, desde os primeiros dias é importante que compreendas que há momentos para tudo: para estudar e para te divertires

Se, além disso, é a tua primeira vez a viver fora de casa, então, tens uma responsabilidade acrescida, até porque tens de juntar aos teus afazeres a gestão da casa. 

 

4. Envolve-te em Atividades que Gostas

Seja teatro, desporto ou música: há diversos grupos nas faculdades portuguesas que fomentam o espírito de equipa, enquanto te permitem dar asas aos teus hobbies e talentos. Informa-te sobre os que existem e o que é necessário para ingressar nos mesmos.

 

5. Gerir Bem as Finanças

Esta dica é mais direcionada a quem está a viver fora de casa pela primeira vez, para estudar, pela importância da situação. Entre propinas, material escolar, transporte, alimentação e contas de casa é fácil de perceber que as despesas são avultadas, o que pode resultar num esforço acrescido para as famílias. E isto são só as despesas fixas, pois existem muitas outras para as quais é necessário estar prevenido e que não estão aqui contempladas.

Instalar uma app para gerir os teus gastos ou apontar tudo num documento Excel poderá ser fundamental, para não descarrilar. Assim, ao fazer um planeamento financeiro, saberás quanto dinheiro tens disponível todos os meses e quanto poderás gastar e até poupar.

 

Conhece, então, algumas dicas para simplificar as despesas em diferentes categorias: 

  • Alojamento: pondera partilhar casa ou ficar alojado numa residência de estudantes;
  • Alimentação: evita jantares em restaurantes desnecessários e recorre à cantina / refeitório da instituição sem medos. Além disso, opta por levar de casa os teus próprios snacks, ou até as próprias marmitas sempre que possível. Além de ser uma forma de poupar dinheiro, terás mais controlo sobre a qualidade da comida que ingeres;
  • Material: recorre à Internet e à biblioteca para fazer as tuas pesquisas e compra apenas o que for extremamente importante e imprescindível;
  • Transportes públicos: privilegia as deslocações a pé ou, por que não, de bicicleta;
  • Recursos adicionais: frequentemente as universidades têm recursos disponíveis para os alunos como ginásio, piscina, médicos e até psicólogos, entre outros serviços que poderão ser úteis. É uma forma de poupar dinheiro e teres sempre o acesso a recursos e serviços de que gostas e/ou precisas.

 

Dicas que vão tornar a tua vida mais simples e fazer da entrada na faculdade um momento muito especial. Boa sorte!

x
Aguarde, enviando contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, enviando contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.