PLANO DE TREINO
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Já imaginaste poder correr por trilhos de montanha sem sair de uma passadeira, treinar reflexos de combate com adversários digitais ou fazer a Volta a Portugal em bicicleta sem sair do lugar?
Parece uma realidade distante mas não é ficção científica! São as novas leis do fitness: os exergames em Realidade Estendida (XR).
Neste artigo, vamos mostrar-te como esta tecnologia está a transformar a forma como nos exercitamos, seja em reabilitação ou treino funcional, e por que razão já está a mudar a vida de milhares de pessoas em Portugal e no mundo.
Antes de mais, é importante entender o que está por detrás do termo “XR”. Estamos a falar de um conjunto de tecnologias que incluem:
Agora junta a isto o conceito de exergame: videojogos que te obrigam a mexer, literalmente!
No fundo, este conceito refere-se ajogos que envolvem movimento físico, como saltar, correr, socar ou agachar. Quando combinamos os exergames com a XR, o resultado são experiências de treino imersivas, altamente envolventes e adaptadas às tuas necessidades.
A verdade é simples: mexer o corpo torna-se muito mais fácil quando te estás a divertir. A componente lúdica dos exergames XR ajuda-te a manter a motivação, a treinar com regularidade e até a desafiar-te a ir mais longe. Para quem está em processo de reabilitação, isto pode fazer toda a diferença.
Além disso, os exergames:
Tudo isto de forma segura e com acompanhamento digital.
Imagina que estás a recuperar de uma lesão no joelho. Em vez de fazeres séries aborrecidas de movimentos repetitivos, entras num cenário virtual onde tens de conduzir uma bola por um labirinto com os teus movimentos e cada repetição conta.
Parece-te mais interessante? Para a maioria das pessoas, sim.
A utilização de realidade virtual e mista na fisioterapia está a crescer, sobretudo em casos como:
Alguns estudos indicam que os exergames melhoram a recuperação de força, equilíbrio e coordenação. Porquê? Porque transformam o processo em algo dinâmico, com objetivos claros e recompensas imediatas, tal como num jogo.
Em Portugal, o projeto VR2Care, liderado pelo INESC TEC, levou a realidade virtual a casas de idosos com o objetivo de promover o movimento e a socialização.
Os resultados são surpreendentes! Maior adesão ao exercício, mais autonomia e menos solidão. Uma experiência simples, com impacto real.
A XR não serve apenas para quem está a recuperar. Também ajuda a potenciar o treino de quem quer melhorar o rendimento físico, seja a correr, levantar pesos ou fazer HIIT.
Estás numa bicicleta fixa, mas o que vês à tua frente é uma floresta tropical ou uma estrada na Islândia. Pedalas com vontade, porque há objetivos a bater, obstáculos a desviar e, talvez, outros jogadores com quem competir online. Exergames como o CyberCycle oferecem esse tipo de experiência e com isso, queimas mais calorias sem dares conta do tempo a passar.
Jogos de boxe em realidade virtual, como o “Thrill of the Fight”, obrigam-te a usar o corpo todo: braços, pernas, reflexos. Mas há também plataformas mistas em que treinas contra adversários digitais no teu próprio espaço, como se estivesses num cenário de filme de ação.
O treino não é igual todos os dias. Há dias em que tens mais energia, outros em que estás mais em baixo. Os exergames mais avançados monitorizam o teu desempenho e ajustam automaticamente a dificuldade. Isso mantém-te sempre num nível equilibrado entre desafio e progresso, evitando que percas a motivação.
Vamos resumir alguns dos maiores trunfos desta abordagem:
Apesar de todo este potencial, a XR no fitness ainda enfrenta algumas barreiras.
Ainda assim, o avanço é claro, e os resultados são promissores. À medida que os preços baixam e os sistemas se tornam mais intuitivos, estas soluções tornam-se mais acessíveis a todos.
Portugal está a dar passos sólidos nesta área. Para além do já referido VR2Care, há universidades e centros de investigação a desenvolver projetos em realidade mista para reabilitação de lesões. Nestes cenários, os movimentos do paciente são seguidos em tempo real e corrigidos com projeções visuais no próprio espaço.
A aceitação dos utilizadores tem sido muito positiva: os pacientes sentem-se mais motivados e confiantes. E os profissionais de saúde veem nisto uma ferramenta complementar de grande valor.
A ideia de que o exercício físico tem de ser aborrecido está a desaparecer. Hoje, podemos treinar enquanto exploramos mundos virtuais, jogamos, socializamos e nos desafiamos a evoluir. A Realidade Estendida veio para ficar e os exergames são o seu cartão de visita mais dinâmico e transformador.
Seja para reabilitação clínica, melhoria da condição física ou apenas para manter a motivação, os exergames XR estão a provar que o movimento pode ser divertido, eficaz e adaptado a cada pessoa.