x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
15/02/2021

Líder ou Chefe: O Que Queres Ser?

Líder ou Chefe: O Que Queres Ser?

Podem ser sinónimos, mas, na verdade, representam duas formas de liderança bem distintas. Confere as diferenças e descobre o que queres ser: líder ou chefe?

Ambas as palavras retratam posições de poder a que muitos aspiram e nas quais outros tantos não sabem estar. Por isso, entre ser um líder ou chefe, o que achas melhor? O que consideras ser mais produtivo? O que deves considerar e privilegiar?

A forma como exerces o teu poder junto de um grupo pode fazer toda a diferença na performance do mesmo. 


6 DIFERENÇAS ENTRE LÍDER OU CHEFE

Ser um líder ou chefe pode ditar o sucesso ou o falhanço de uma empresa. Tudo depende do teu perfil profissional e pessoal, mas também da tua equipa. Confere as principais diferenças. 


1. O Líder Gere Pessoas. O Chefe Gere o Trabalho.

A tendência do chefe é centrar tudo em si próprio, de modo a conseguir o máximo de controlo sobre trabalhos e pessoas e estar sempre a par de tudo. Isto leva a um assoberbar de assuntos e tarefas que podem provocar o burnout.

o líder assume a gestão do trabalho tendo as pessoas e as suas capacidades como foco principal. Vale-se das suas habilidades para influenciar, motivar e dar oportunidades aos demais. Existe, assim, um sentido de orientação que visa tirar o melhor de cada pessoa, dando-lhe liberdade para trabalhar.


2. O Líder Encontra Soluções. O Chefe Quer Respostas.

Entre as suas capacidades de gestão de pessoas, o líder consegue, então, dar instrução e instruções aos colaboradores. Isto ajuda-os a crescer, o que permite encontrar mais depressa soluções para os problemas que inevitavelmente vão aparecer. A decisão é tomada em equipa, em grupo, avaliando-se diferentes e múltiplas possibilidades.

Já o chefe vai querer sempre decidir sozinho, porque considera que só ele está apto para tal. 


3. O Líder Elogia. O Chefe Exige Resultados.

É certo que todos os colaboradores querem ser devidamente pagos para o trabalho que realizam. Mas, atualmente, não é só isto que se valoriza. Dá-se também importância ao ambiente de trabalho, às possibilidades de desenvolvimento e crescimento e, para isso, funciona como fator motivacional receber um elogio e perceber que o seu trabalho é apreciado.

Esta questão é, muitas vezes, ignorada pelo chefe, porque este preocupa-se mais (e por vezes apenas) em obter resultados.  


4. O Líder Confia. O Chefe Controla.

Tal como já referimos, o chefe tem a necessidade de controlar tudo e todos. Essa atitude pode, de facto, ter efeitos contrários aos desejados e diminuir a produtividade, impossibilitando o crescimento da empresa.

E isto não acontece com um líder: ao delegar tarefas, ele confia no talento e capacidade dos colaboradores em fazerem um bom trabalho.  


5. O Líder Escuta as Opiniões. O Chefe Manda.

O estilo de liderança de um líder baseia-se na promoção do exemplo e, para isso, é muito valorizada a opinião de todos os elementos da equipa. O líder ouve e respeita todos. É assim que consegue conquistar o respeito dos colaboradores, que, por sua vez, “vestem mesmo a camisola” e se esforçam pela empresa, sem que isso seja interpretado como um sacrifício ou algo negativo.

Por seu lado, o chefe tende a dar ordens, mostrando-se como a figura máxima de autoridade. O objetivo é que os colaboradores ouçam e obedeçam. Nalguns casos, poderá mesmo espoletar medo e receio, impactando negativamente o ambiente de trabalho. 


6. O Líder Cria Relações de Igual para Igual. O Chefe tem Favoritos.

É possível estar num local de trabalho onde todos são tratados de forma igual. Naturalmente que temos mais afinidade com umas pessoas do que com outras e isso acontece tanto na vida pessoa como profissional. O importante é não deixar que esse grau de proximidade domine as relações laborais. É este o pensamento de um líder, mas não aquilo em que um chefe acredita. Para este, há colaboradores preferidos e esses acabam por ser favorecidos em determinados momentos.

Assim, e numa perspetiva de crescimento a todos os níveis e de conseguir ambientes de trabalhos inspiradores, a liderança de um líder acaba por surtir mais efeitos positivos. E assim se consegue também criar mais líderes, porque, afinal, comportamento gera comportamento. 

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.