x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
18/01/2021

Vacina para a COVID-19: Esclarecemos as Tuas Dúvidas

Vacina para a COVID-19: Esclarecemos as Tuas Dúvidas

Numa altura em que Portugal regressa a um novo período de confinamento, as esperanças na vacina para a COVID-19 aumentam mais do que nunca. Sabe mais sobre o assunto.

O final de 2020 trouxe grandes avanços quanto ao tema da vacina para a COVID-19, o que nos fez sentir mais esperançosos no regresso à normalidade. Mas quando todo um planeta depende do mesmo, os resultados pretendidos poderão não corresponder às expetativas.

Além disso, e à semelhança do que tem acontecido com todos os outros momentos desta pandemia, há muita desinformação. Por isso, vamos esclarecer as tuas dúvidas sobre o tema.


A IMPORTÂNCIA DA IMUNIDADE DE GRUPO

Só chegaremos a um ponto de normalidade, de acordo com os especialistas, quando 60% a 70% da população apresentar imunidade contra a doença. Isto pode ser feito de duas formas: por teres ficado doente ou através de uma vacina que te forneça anticorpos.

O Governo português assegurou a compra de vacinas para a população a diferentes laboratórios, mais propriamente a seis farmacêuticas, entre os quais se incluem as conhecidas vacinas da Astrazeneca (6,9 milhões), Pfizer (4,5 milhões) e a Moderna (1,8 milhões).

O processo de vacinação começou em dezembro, mais cedo do que o esperado, visto que a Pfizer conseguiu entregar lotes no final do ano, dando início a uma vacinação em massa um pouco por toda a Europa. Todas as semanas, Portugal irá receber novos lotes para dar seguimento ao plano de vacinação.


Plano de Vacinação COVID-19 Decorre em Três Fases

Na primeira fase são vacinados os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados e demais profissionais das forças armadas e de segurança; pessoas com 50 ou mais anos, com comorbidades preexistentes; e residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais.

Na segunda fase, que se prevê começar em abril, serão vacinados os cidadãos com 65 ou mais anos; assim como os cidadãos dos 50 aos 64 anos com determinadas patologias crónicas que não se enquadrem nas comorbidades preexistentes do primeiro grupo, como diabetes, cancro, hipertensão, entre outras.

Após o término dessa etapa, irá iniciar-se a terceira fase do plano de vacinação para o resto da população.


Onde Podes Tomar a Vacina?

A vacina é distribuída pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma totalmente gratuita e voluntária. Dessa forma, foram estipulados 1.200 pontos de vacinação nos centros de saúde e hospitais, sendo os próprios enfermeiros a administrar a vacina ou equipas próprias para o efeito, sempre que necessário. Nos lares e centros de cuidados, a administração será feita no nas próprias instituições. 


A Vacina Dá-te Proteção?

Sim, como referimos, a vacina é uma das formas de conseguir imunidade contra a COVID-19 e suas complicações. Ao tomá-la estamos também a zelar pelos grupos de risco e pessoas mais vulneráveis que poderão desenvolver doença grave e até falecer.

Os melhores resultados foram conseguidos com duas doses das vacinas já disponíveis, daí que cada pessoa tenha direito a duas tomas, com cerca de três semanas de intervalo.

Apesar de eficazes, a vacina pode não evitar completamente o risco de infeção. Todavia, os estudos já concluídos revelam que mesmo em caso de infeção, a pessoa tem apenas sintomas ligeiros. 

Nesse sentido, depois de tomar a vacina deves continuar a respeitar as regras impostas, como o uso de máscara, manter o distanciamento social e cumprir com as regras de etiqueta respiratória.

Isto deve-se, por um lado, devido ao facto de alguém vacinado só se considerar protegido de doença cerca de sete dias depois da toma da segunda dose da vacina - o período que dá garantia de uma resposta robusta por parte do teu sistema imunitário. Por outro lado, desconhece-se ainda se estar vacinado impede infeção assintomática, logo, a possibilidade de estar a transmitir o vírus sem se saber.


A Vacina tem Efeitos Secundários?

A vacina para a COVID-19 não deixa de ser um medicamento que, como todos os outros, pode espoletar algumas reações adversas. Pelo que se sabe, não aparecem a todas as pessoas e, em caso afirmativo, são reações ligeiras e de curta duração.

Estas são as mais comuns: dor no local de injeção, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações, febre ligeira, vermelhidão no local da injeção e náuseas.

Se, porventura, os sintomas persistirem ou tiveres outra reação, deves contactar de imediato o teu médico assistente ou a Linha SNS24 (808 24 24 24).


A Vacina Pode Transmitir o Vírus?

Não, porque as vacinas não contêm o vírus que causam a doença COVID-19. No entanto, é possível teres contraído COVID-19 nos dias antes ou imediatamente após a vacinação e, por isso, podem surgir sinais da doença poucos dias depois da vacinação.


Podes Tomar a Vacina Se Já Estiveste Doente?

Após uma infeção por COVID-19, ficamos com proteção contra a doença que pode durar, pelo que se sabe até ao momento, cerca de três a quatro meses. Como tal, a maioria dos especialistas considera ser seguro que quem já teve a doença tome a vacina. 


Quando Vais Ser Vacinado?

Se fizeres parte dos grupos prioritários, então, podes até já ter sido vacinado ou estar prestes a ser. De todas as formas, serás sempre contacto pelo SNS para esse efeito. Para uma previsão de quando poderás ser vacinado, podes consultar a simulação disponível online.

Mantém-te em segurança. Por ti, por todos.

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.