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Fitness
26/04/2022

Consciência Corporal: A Importância do Tema Para Um Treino Mais Assertivo

Consciência Corporal: A Importância do Tema Para Um Treino Mais Assertivo

Ter uma correta consciência corporal é mais importante do que pensas para conseguires alcançar os teus resultados. Vê como.

A consciência corporal diz respeito à capacidade de perceção do teu corpo como um todo, de forma profunda e completa. Isto é, saber entender os movimentos, os limites, a relação do corpo com o ambiente e do quanto somos capazes. Nesse sentido, a consciência corporal está baseada no conhecimento que a própria pessoa tem sobre o seu corpo.

Isto não é fácil de conseguir, pelo que há muitas pessoas a fazer mais do que podem, conseguem e devem, pois, afinal, nem todos os corpos são iguais e há que respeitar as devidas limitações. Caso contrário, este poderá ser o motivo pelo qual te sentes sempre muito cansado depois de treinar, bem como a razão pela qual não consegues atingir os objetivos a que te propuseste.

Podes acabar por atingir um nível extremo de desgaste, seja físico ou mental, o que não é a melhor opção para se obter bons resultados, muito pelo contrário: poderás até estar a sabotar-te e a limitar-te na performance desportiva. 


O QUE DEVES FAZER PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA CORPORAL?

Há algumas dicas que podem ajudar-te a ultrapassar esta limitação e, como tal, a desenvolver a consciência corporal, o que pode fazer toda a diferença na hora de treinar, mas também na tua autoestima. Toma nota:

Deves sempre fazer um aquecimento correto, sobretudo na zona do corpo que mais irás treinar, se te dedicares a um treino mais exclusivo que será mais solicitada no treino;

Opta por treinar com o peso do corpo ou menos carga para isolar os músculos que serão trabalhados;

Executa os exercícios de forma lenta e controlada; Em exercícios com um pé apoiado no chão, foca-te em “agarrar” o chão com os dedos do pé mantendo o calcanhar bem apoiado no chão.

Não havendo uma correta consciência corporal durante o treino, tal pode levar a que realizes os exercícios sem uma boa componente técnica, arriscando-te a efetuar um número excessivo de repetições. Por sua vez, isso pode levar a uma fadiga que é prejudicial ao treino e, consequentemente ao teu estado físico e emocional.


DE QUE FORMA A CONSCIÊNCIA CORPORAL PODE MELHORAR OS RESULTADOS DO TREINO?

Ter a perfeita noção do teu corpo é um aliado essencial para quem quer potenciar os resultados do treino físico. Afinal, um único movimento errado pode fazer com que a massa muscular evolua de forma incorreta ou não ter um crescimento visível ou adequado aos teus objetivos.

Aliás, a maior parte das lesões provenientes de exercícios físicos acontecem, precisamente, por falta de atenção ou por exigires mais do que teu corpo do que aquilo que ele pode aguentar.

A habilidade da consciência corporal é o que te faz entender quais os músculos que deverão ser ativados para um movimento específico. Assim consegues um treino mais consciente e efetivo.

De igual modo, quando não tens dores nem estás em esforço, as tuas articulações ficam bem lubrificadas e os músculos fortalecidos. Como tal, terás mais boa disposição para realizar os exercícios, assim como uma melhor qualidade de vida.


BENEFÍCIOS DE UMA CORRETA CONSCIÊNCIA CORPORAL

Além de uma melhoria no treino e de te permitir atingir os teus objetivos, a consciência corporal evita gastos de energia desnecessários. Queres saber mais vantagens? Então, toma nota de três grandes e importantes vantagens em mudar o teu mindset.


1. Melhoria da Qualidade de Vida

Com a rotina do dia a dia, é normal ignorarmos os sinais que o corpo nos dá – e sim, ele dá sempre sinais, nada é por acaso. Dores de costas, cansaço, dificuldade em dormir podem ser sintomas de um treino desadequado.

Por isso, quanto mais cedo perceberes o que estás a fazer de errado, mais rapidamente irás corrigir-te e remar de volta ao caminho certo.


2. Diminuição do Risco de Lesão

Ao teres uma melhor consciência corporal estás também a diminuir consideravelmente os riscos de contrair alguma lesão, tanto de trabalho quanto durante a prática de uma atividade física.


3. Melhoria da Disposição

Quando treinas regularmente e não consegues os resultados desejados ou te sentes excessivamente cansado constantemente sem perceber porquê, é fácil cair numa sensação de desmotivação. E não tem de ser assim. Se o é, é porque algo de errado se passa e a falta de consciência corporal é o problema mais óbvio. Depois de teres isso em consideração, verás uma mudança gradual e significativa na tua vida.

Agora já sabes: parar um pouco para pensar e fazer um balanço do que estás a fazer e como é a garantia de melhoria no futuro. 

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