x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, enviando contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, enviando contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, enviando contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, enviando contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
12/10/2020

Depressão Sazonal: Ficamos Mesmo Mais Tristes no Outono?

Depressão Sazonal: Ficamos Mesmo Mais Tristes no Outono?

Não é mito: os dias frios, cinzentos e mais curtos fazem-nos mesmo sentir diferentes. Daí que a depressão sazonal seja uma realidade, com a qual temos de lidar.

A depressão sazonal - também designada por desordem afetiva sazonal - é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação, principalmente com a chegada do outono. Afinal, o facto de termos menos luz natural reflete-se num mal-estar patológico.

Ainda que não se conheça a causa explícita e exata para esta patologia, investigações científicas demonstram que existe uma correlação com a distância da Linha do Equador por causa do tempo de luz. Isto é: quando os dias ficam mais curtos, maior a incidência da depressão sazonal.


DEPRESSÃO SAZONAL: POR QUE ACONTECE? 

A luz influencia o nosso relógio biológico e, como tal, quando existe uma baixa de luminosidade verifica-se uma quebra na produção de serotonina, que é um neurotransmissor do cérebro, também conhecido como a hormona da felicidade e que em muito afeta o nosso humor. Nesse sentido, quanto menos serotonina, maior a tendência para nos sentirmos mais em baixo, mais tristes e até deprimidos.

Mas a ausência de luz afeta ainda a melatonina, uma hormona associada ao sono. E de que forma é que isso se reflete na forma como nos sentimos? As noites são mais longas, logo há menos luz natural, pelo que os níveis da melatonina aumentam. Na prática, traduz-se em noites mal dormidas, fadiga e falta de energia.

Mediantes estes fatores, conclui-se que a depressão sazonal é mais um processo biológico do que psicológico ou psiquiátrico, isto é, não é algo só na tua cabeça.


RECONHECER OS SINAIS DA DEPRESSÃO SAZONAL

Os sintomas mais habituais da depressão sazonal são, como já referimos, a fadiga constante e uma sensação de sonolência mais prolongada, bem como a perda de energia. Isto leva a algumas consequências, como por exemplo dificuldade de concentração e de processar a informação.

Também o apetite sofre alterações, sendo frequentes os desejos por coisas doces.

O que diminuiu é o interesse por hobbies e atividades que outrora era sinónimo de alegria e prazer.

Em suma, a depressão sazonal pode levar ao aparecimento de:

* Humor depressivo;

* Alterações do padrão de sono – seja por dormir demais, seja por sofrer com insónias;

* Apatia;

* Desinteresse;

* Ansiedade;

* Alterações do apetite;

* Isolamento.

Em pessoas mais vulneráveis ou que já padeçam de distúrbios psicológicos ou psiquiátricos, a depressão sazonal pode agravar o estado de saúde. Tal acontece também com a população mais idosa. Pelo que nestes grupos a vigilância deve ser mais apertada.


O QUE FAZER PARA TE SENTIRES MELHOR?

A luz natural é a melhor solução para ajudar a combater a depressão sazonal. Por isso, mesmo que o tempo a isso não convide, não te prendas em casa. Sai para o exterior, vai dar um passeio, uma caminhada num local de que gostas ou que de alguma forma te inspire. Além de te manteres ativo, vai ajudar a melhorar o teu estado de espírito.

Dada a importância da serotonina, é importante ajudar a repor os níveis deste neurotransmissor e também o podes fazer com recurso a determinados alimentos, nomeadamente aqueles que sejam ricos em ómega-3 como peixe, marisco ou linhaça.

A vitamina D também é fundamental para ajudar a minimizar os efeitos da depressão sazonal. Nalguns casos, por recomendação médica, poderá ser necessário recorrer a suplementação.


O EXERCÍCIO FÍSICO É FUNDAMENTAL

Praticar desporto já é só por si fundamental para uma vida mais saudável e equilibrada. No caso da depressão sazonal a sua importância é inquestionável, principalmente durante o dia. Ajudará a melhorar o teu humor e a promover a sensação de bem-estar.

E há muito que podes fazer, nem que seja apenas 30 minutos todos os dias, seja uma caminhada, fazer uma corrida, brincar com os teus filhos, fazer as tarefas domésticas. O importante é mesmo não parar nem te deixares render à vontade de ficar no sofá.

x
Aguarde, enviando contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, enviando contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.