A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Nutrição
11/07/2022

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: TUDO O QUE PRECISAS DE SABER

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: TUDO O QUE PRECISAS DE SABER

Um problema cada vez mais frequente – ou conhecido, pelo menos – e que implica algumas mudanças. Saiba mais sobre a intolerância à lactose.

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir este tipo de açúcar, provocada por uma deficiência da enzima digestiva lactase.

Como efeito, o organismo deixa de conseguir digerir por completo a lactose que, por sua vez se aloja, no intestino delgado, levando ao aparecimento de diversos sintomas e sinais de desconforto.

Deves saber que existem tipologias diferentes de intolerância à lactose: congénita (quando se nasce já com este problema); primária (ausência total ou parcial da produção da lactase e que se pode manifestar em qualquer idade); e secundária (quando a produção de lactase é provocada por uma doença gastrointestinal).


AFINAL, O QUE É A LACTOSE?

A lactose é o açúcar complexo existente no leite e laticínios. A enzima lactase decompõe a lactose, de modo a poder ser absorvida pela parede intestinal e entrar na corrente sanguínea. Quando tal não acontece, regista-se uma elevada concentração de lactose no intestino delgado, que pode provocar variados efeitos secundários desagradáveis.


Que Produtos Contêm Lactose?

Alguns são óbvios, outros podem surpreender: esta é a lista de produtos com lactose que podem afetar a saúde de quem é intolerante ou não consegue digeri-la bem.

* Natas

* Margarina

* Alguns cereais de pequeno-almoço

* Purés de batata instantâneos

* Pudins instantâneos

* Salsichas em lata

* Molhos e maioneses

* Chocolate de leite

* Bolos

* Bolachas

* Alguns medicamentos


PRINCIPAIS SINTOMAS DE INTOLERÂNCIA À LACTOSE

Como te indicámos, a intolerância à lactose pode ser congénita ou surgir em determinada fase da vida. Assim sendo, e especialmente nesta última situação, é importante estar atento aos sinais, ainda que a frequência e intensidade dos mesmos pode variar de pessoa para pessoa.

Estes são os sintomas mais comuns:

* Dores de estômago

* Náuseas

* Cólicas

* Diarreia

* Obstipação

* Flatulência

* Inchaço abdominal

* Falta de energia

* Cansaço excessivo

* Irritabilidade

* Dores de cabeça

* Aparecimento de manchas vermelhas na pele após a refeição

* Dor muscular ou nas articulações


COMO SABER SE ÉS INTOLERANTE À LACTOSE

Nem sempre o aparecimento dos sintomas referidos revela uma intolerância à lactose, pelo que, é sempre fundamental o devido acompanhamento médico. Este poderá propor uma dieta livre de lacticínios durante três a quatro semanas, para verificar se os sintomas desaparecem.

Além disso, o diagnóstico pode ser confirmado através de teste respiratório do hidrogénio expirado. Trata-se de um exame que poderá demorar cerca de quatro horas, em que o paciente consome uma quantidade pequena e calculada de lactose. O médico mede a quantidade de gás hidrogénio na respiração antes e depois do consumo, a cada hora. E o que indica o hidrogénio? Se a quantidade de hidrogénio na respiração aumentar significativamente após a pessoa ter consumido lactose, então, considera-se que há uma intolerância.

Existem ainda outras formas de diagnóstico. No exame de fezes, mede-se a acidez destas, e é muito utilizado especialmente em bebés e crianças. É possível, de igual modo, fazer um exame de sangue, de modo a medir a quantidade de glicose após a toma de lactose diluída em água no laboratório. E um teste mais invasivo – e por isso menos utilizado: a biópsia do intestino. Aqui é analisada uma pequena parte do intestino para identificar a presença ou ausência de células específicas que determinam a intolerância à lactose.


COMO VIVER SEM LACTOSE

Todos sabemos que os laticínios são excelentes fontes de cálcio, um nutriente fundamental para a boa saúde óssea. Porém o não consumo não significa que a pessoa tenha de entrar em défice de cálcio. Existem outros alimentos e alternativas que fornecem o aporte necessário deste nutriente. Exemplos disso mesmo são os sumos e bebidas vegetais, como amêndoa, soja ou aveia; vegetais de folha verde-escura, como o agrião, espinafres ou couve; e até mesmo frutos secos, nomeadamente o figo.

Felizmente, hoje em dia é muito mais fácil viver sem lactose, não só pelas versões sem lactose de determinados produtos, como o leite, as natas ou os iogurtes; como pela variedade de produtos de origem vegetal, que são bastante interessantes, do ponto de vista do sabor, como da tabela nutricional. Basta ler atentamente os rótulos e perceber se é um produto que pode ou não consumir e, assim, evitar desconforto, dores e outros efeitos ainda piores e que podem afetar a qualidade de vida do paciente.

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!