A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Nutrição
19/09/2022

NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ: CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO

NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ: CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO

Ter consciência da importância de uma correta nutrição na gravidez é fundamental para que tudo decorra da melhor forma.

Uma correta nutrição na gravidez, é um dos passos mais importantes para prevenir, alongo prazo a correta saúde da criança e da mãe.

Afinal, uma mulher saudável durante este período tem mais probabilidade de ter uma gravidez bem-sucedida e um filho saudável. Caso contrário, uma má nutrição pode levar ao aparecimento de complicações, nomeadamente pré-eclampsia, diabetes gestacional, macrossomia, malformações congénitas, morte fetal, baixo peso ao nascimento, insucesso no aleitamento materno e mortalidade materna.


PRINCIPAIS NECESSIDADES ENERGÉTICAS E NUTRICIONAIS NA GRAVIDEZ

Energia

As necessidades energéticas durante a gravidez vão aumentando de forma progressiva, de modo a dar resposta às mudanças do corpo, garantir a saúde e o crescimento adequado do feto. 


Proteína

A proteína é composta por aminoácidos essenciais para a construção celular e que se obtém a partir dos alimentos. O aumento da necessidade do consumo deve-se à formação da placenta, crescimento do útero e desenvolvimento e crescimento do feto.

Deves privilegiar:

* Laticínios ao pequeno-almoço e merendas;

* Ingestão variada entre carne de aves, peixe, leguminosas ou ovos;

* Consumo preferencial de carne branca, como coelho, frango, peru;

* Ingestão de peixe 2 a 3 vezes por semana.


Hidratos de Carbono

A glicose é a principal fonte de energia, e fundamental para o desenvolvimento do feto, e a fibra é importante para regular o seu trânsito intestinal: estas são as duas grandes vantagens do consumo de hidratos de carbono na gravidez.

Pão integral, batata, arroz, massa e aveia são boas escolhas.


Gordura

A gordura de origem alimentar fornece algumas vitaminas importantes, como A, D, E, K, importantes para o desenvolvimento do cérebro e visão. Durante a gravidez, as maiores necessidades são de ácidos gordos essenciais, nomeadamente ómega-6 e ómega-3.


Ácido fólico

O ácido fólico tem um papel preponderante na redução do risco de desenvolvimento de malformações do tubo neural do feto e por isso as suas necessidades estão aumentadas durante a gravidez e até no período pré-natal. Podes encontrá-lo no agrião, couve-lombarda, beterraba, couve-de-bruxelas, espargos, cereais integrais e leguminosas.(H3) Vitamina CAs propriedades antioxidantes e de absorção de ferro são as grandes mais-valias da Vitamina C e que podem ser aproveitadas em alimentos como frutas cítricas, kiwi, ou hortícolas como pimento verde e vermelho, couve-roxa ou hortícolas de folha verde-escura.


Vitamina C

As propriedades antioxidantes e de absorção de ferro são as grandes mais-valias da Vitamina C e que podem ser aproveitadas em alimentos como frutas cítricas, kiwi, ou hortícolas como pimento verde e vermelho, couve-roxa ou hortícolas de folha verde-escura.


Vitamina D

A vitamina D é particularmente importante para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebé e para manter a saúde dos ossos da mãe. Como tal, é recomendada a exposição solar diária moderada e com a devida proteção.


Cálcio

Também importante para uma boa saúde óssea, e ainda que o cálcio seja importante, a sua ingestão não deverá ser aumentada durante a gravidez e amamentação, se a alimentação já for adequada.


Ferro

Aumentar o volume de sangue e prevenir a anemia durante a gravidez revela-se como algo preponderante para garantir o fornecimento de oxigénio e nutrientes necessários ao crescimento do feto. Assim se consegue evitar alguns problemas, como baixo peso ao nascimento, prematuridade, aborto e perturbações no neuro desenvolvimentodo feto.

A ingestão diária recomendada durante a gravidez é de 16mg.


Magnésio

Um consumo adequado de magnésio durante a gravidez está associado à diminuição do risco de pré-eclampsia, de nascimentos prematuros e atraso no crescimento no útero do seu filho.

Os cereais integrais são uma boa fonte magnésio durante a gravidez e não só.


Iodo

Este nutriente é tomado na gravidez sob a forma de suplemento, na ordem de 50 a 200μg por dia, mas que deve ser sempre prescrito pelo médico assistente.


Sintomas Gastrointestinais na Gravidez: Como Lidar

Além dos cuidados de nutrição na gravidez, há mulheres que experienciam uma série de sintomas ao nível do aparelho digestivo que podem ser bastante incómodos, como náuseas, vómitos, azia e obstipação.

As recomendações para prevenir são:

* Náuseas e vómitos

* Fazer pequenas refeições a cada 2 horas;

* Limitar o consumo de alimentos com odores fortes;

* Cozer bem os cereais, as batatas e ovos;

* Comer bolachas de água e sal, torradas com doce e carne magra;

* Evitar café, chá preto, chá verde, chocolate;

* Evitar alimentos muito condimentados e com muita gordura;

* Beber bastante água ou alimentos com água na sua composição, numa proporção diária de 2,3l por dia.

* Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibra.


Todas estas informações constam do guia “Alimentação e Nutrição na Gravidez”, atualizado recentemente no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Hábitos Saudáveis. Recomendamos a leitura completa para esclareceres todas as tuas dúvidas no que à nutrição na gravidez diz respeito.

Fonte: Alimentação e Nutrição na Gravidez - Programa Nacional de Promoção de Hábitos Saudáveis

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!