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19/10/2020

Resiliência: Afinal, Qual é o Seu Verdadeiro Significado?

Resiliência: Afinal, Qual é o Seu Verdadeiro Significado?

Mais do que uma palavra que virou moda, a resiliência é uma característica fundamental para enfrentar momentos difíceis e incertos. Aprende um pouco mais sobre o tema.

De acordo com o dicionário Priberam, o termo resiliência refere-se à “capacidade de superar, de recuperar de adversidade”, mas bem sabemos que é muito mais do que isto. Principalmente numa altura em que o mundo enfrenta uma pandemia mundial e as nossas capacidades e reações são testadas constantemente e, muitas vezes, levadas ao limite, obrigando-nos a enfrentar novas exigências e desa­fios, que implicam a capacidade de nos adaptarmos. Esta é a verdadeira definição de resiliência.

A característica está, então, associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com os seus próprios problemas, de superar momentos difíceis, diante de situações adversas, sem ceder à pressão. Por isso, é a resiliência que nos torna mais fortes.

É também esta característica que nos permite viver uma vida mais plena e desenvolver relações mais harmoniosas, nos nossos papéis pessoais e profissionais e que faz com que olhem para nós com admiração.

Afinal, em tempos difíceis de nada serve chorar, lamentar e queixarmo-nos. Ainda que o possamos fazer – são sentimentos e emoções perfeitamente legítimos para qualquer ser humano – é importante ter a noção de que isso em nada vai resolver o problema que enfrentamos.


6 CARACTERÍSTICAS DE UMA PESSOA RESILIENTE

Ninguém nasce resiliente. Isto é algo que se aprende fruto da educação e situações de vida experienciadas. Daí que determinadas pessoas possam ser mais propícias a desenvolver esta característica. Mas o que as distingue? O que possuem que faz com que sejam olhadas com admiração?


1. Autoconfiança

Refere-se à convicção de que se é capaz de fazer ou realizar alguma coisa, para alcançar os objetivos estipulados.


2. Persistência

Há situações difíceis. Há situações muito difíceis. Mas a capacidade de não desistir e de ter sempre força de vontade para fazer mais, ou para fazer melhor, é que te torna numa pessoa persistente.


3. Otimismo

No fundo, isto significa que se olha para o copo sempre meio cheio. É acreditar no lado melhor das situações e lutar por eles.


4. Empatia

Trata-se da capacidade de nos colocarmos no lugar dos outros e, assim, compreender e ser mais bem compreendido.


5. Flexibilidade

Uma pessoa flexível adapta-se e ajusta-se a diversas situações, atividades e ambientes diferentes com relativa facilidade.


6. Saber Lidar com as Emoções

Como referimos, há sentimentos e emoções inevitáveis em determinados momentos da nossa vida. Se perdemos alguém que amamos, naturalmente, ficamos tristes, zangados até. Uma pessoa resiliente não se deixa é dominar por essas sensações.


8 DICAS PARA SER MAIS RESILIENTE?

São conselhos simples, que podes começar a implementar aos poucos no teu dia a dia – se é que já não o fazes – e que te ajudarão a tornar não só mais resiliente, como uma pessoa mais completa e feliz. Toma nota:

* Sê mais otimista.

* Não te culpes exclusivamente pelos fracassos: tenta compreender a situação, ver o que falhou e o que poderias controlar.

* Lembra-te sempre das tuas conquistas e do quanto és capaz de alcançar.

* Ajuda os outros, porque isso vai ajudar a sentires-te melhor contigo próprio.

* Faz uma melhor gestão do stress na tua vida e das situações que o provocam.

* Lembra-te que não somos uma ilha: precisamos de amigos e família em quem nos apoiar, com que possamos desabafar.

* Sai da tua zona de conforto: faz coisas que te desafiem e te façam sentir vivo.


CHEGOU A HORA DE TE AVALIARES: ÉS RESILIENTE?

A Ordem do Psicólogos criou uma checklist que te ajudará a refletir sobre os sentimentos, pensamentos e comportamentos, não só devido à pandemia, mas também noutras alturas da tua vida.

Assinala as questões sempre que a resposta for “sim, na maior parte do tempo”:

1 - Sinto que sou amado.

2 - Sinto que tenho o apoio de outras pessoas.

3 - Tenho alguém em quem confio para falar sobre as minhas preocupações e problemas.

4 - Tenho orgulho em mim próprio e naquilo que já alcancei.

5 - Gosto de mim. Aceito-me como sou, com os meus defeitos e qualidades.

6 - Confio nas minhas capacidades para resolver e ultrapassar problemas e situações difíceis.

7 - Sinto que consigo resolver a maior parte dos meus problemas, mas peço ajuda sempre que preciso ou acho que pode ser útil.

8 - Estou disponível para experimentar coisas novas e formas diferentes de resolver um problema.

9 - Acredito que a forma como encaro um problema ou uma adversidade faz diferença na sua solução e resultados.

10 - Tento não me preocupar em demasia e não gastar energia nos aspetos que não controlo e que não posso mudar.

11 - Perante uma adversidade, não desisto. Mantenho os meus objetivos e tento atingi-los.

12 - Quando não tenho sucesso nalguma tarefa ou atividade, aprendo com essa experiência e tento alterar a minha abordagem na vez seguinte.

13 - Perante uma situação difícil, tenho esperança e acredito que as coisas vão correr bem.

14 - Planeio o meu futuro (mais do que me preocupo com o futuro).

15 - Cuido do meu bem-estar e da minha saúde psicológica (por exemplo, respeito momentos de descanso, faço exercício regularmente, envolvo-me em atividades que me dão prazer, falo frequentemente com alguém sobre os meus sentimentos e preocupações).


Os resultados desta checklist servem apenas para te ajudar a tomar consciência e pensar um pouco mais sobre a tua vida, as situações que enfrentas e de que forma isso te faz sentir.

Este pequeno exercício é para tua avaliação, não há certos nem errados. Por isso, volta atrás, atenta às afirmações que não assinalaste e pensa no que podes fazer para corrigir essa situação.

O mais importante que deves saber é que ninguém é sempre resiliente, nem é resiliente em todas as situações. Todavia, podemos procurar desenvolver sentimentos, pensamentos e comportamentos que vão de encontro a esta característica.


Fonte:

Ordem dos Psicólogos – “Sou Resiliente?

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