PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Os benefícios do atum vão muito além de ser uma boa adição ao teu kit de emergência, por isso vou, por partes, explicar como é que algo que é tão acessível pode fazer uma diferença tão grande na qualidade da tua alimentação.
Mas olha que o atum é muito mais do que um "desenrasca", depois de leres este artigo vais olhar para aquela lata de atum com outros olhos. Aliás, no que depender deste artigo, vais passar a ver o atum pelos olhos de alguns dos melhores desportistas que já pisaram um ginásio.
Menos conversa e mais ação, vamos lá desvendar os benefícios do atum neste Dia Mundial do Atum!
Logo para começar, e talvez o mais óbvio para quem anda nisto do ferro, o atum tem proteína às paletes. Se gostas dos teus músculos, sabes que para eles crescerem tens de consumir muita proteína. Aí entra o Sr. Atum, que é um campeão nesta categoria, e este é um dos principais benefícios de comer atum.
Matemática simples: 100 gramas de atum dão-te, à volta, de 23 a 25 gramas de proteína da boa! Da boa quer dizer que tem todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o teu corpo precisa porque não produz e, por isso, temos de ingerir pela comida.
Jay Cutler, o gigante que ganhou 4 Mr. Olympia, fazia 9 a 10 refeições por dia, e várias delas incluíam atum, exatamente pela qualidade da proteína, mas também por outro fator que vamos falar a seguir.
A proteína em força vai construir mas precisas de outras coisas e aqui entram em cena umas das gorduras mais famosas, os ómega-3 e que por si só são o segundo grande benefício do atum, porque têm uma brutal ação anti-inflamatória no teu corpo.
O lado mais conhecido dos ómegas são as coisas boas para o coração e para o cérebro, mas para quem treina, o facto de ser anti-inflamatório é muito importante, há um benefício extra é muito importante.
Porquê? Pensa assim, cada treino causa microlesões nos músculos ou seja gera inflamação no corpo. O que é uma resposta natural e até necessária para a adaptação, mas quando é demais ou dura muito tempo, atrasa a tua recuperação e causa mais dores o que provavelmente vai limitar o teu progresso.
Resumindo, na latinha de atum vem:
Havia um culturista old-school, o Mike Mentzer, conhecido pela sua filosofia de treino "Heavy Duty" ou seja alta intensidade e pouco volume. Ele valorizava muito peixes gordos como o atum precisamente por este benefício, os treinos são brutais e o corpo precisa de ajuda para se recuperar.
Já te sentiste sem pica a meio do treino? Sem aquela explosão para a última série? Pode ser muita coisa, desde falta de sono, stress, alimentação desajustada mas provavelmente pode ter a ver com a falta de vitaminas essenciais para a produção de energia.
E adivinha quem é rico numa carrada delas? O Atum!
Uma das mais importantes que o atum tem é a Vitamina B12. Esta vitamina é importante para ti porque ajuda a:
Ronnie Coleman, o homem que ganhou "apenas" oito Mr. Olympia seguidos era conhecido pela sua energia e gritos e ele nos tempos de estudante, como tinha pouco dinheiro, o atum era um dos trunfos que ele usava para aguentar os treinos mais pesados pesados.
Para além da B12, o atum também fornece outras vitaminas do complexo B e ainda traz Selénio, um mineral antioxidante que ajuda a combater o stress causado pelo exercício intenso, vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio e fósforo que em conjunto mantêm os teus ursos duros como pedra (ou mais). Por isso como podes ver a riqueza em vitaminas é claramente um dos benefícios do atum.
Já falámos dos músculos, da recuperação, da energia e dos ossos. Mas há outra grande vantagem do atum, talvez a mais importante para o nosso dia-a-dia, a sua conveniência. Para além dos benefícios do atum para a saúde e performance, o facto de ser super acessível é um ponto muito forte.
Se os Mr. Olympia comia quilos de atum por ano, talvez seja bom para ti aplicar este superalimento na tua dieta e por isso reunimos aqui umas receitas para aproveitares todos os benefícios do atum:
Como vês não é preciso ser chef. É só ter imaginação e aproveitar a versatilidade deste peixe. É um alimento que pode ser mesmo emparelhado praticamente com tudo e mesmo assim fazer uma refeição saudável.
Já te contámos tudo sobre o atum e agora percebes o porquê das Nações Unidas terem decretado o dia 2 de Maio como Dia Mundial do Atum.
Espero que tenhas percebido que o atum é muito mais do que uma alternativa para dias de preguiça. É um verdadeiro tesouro nutricional, especialmente para quem treina e quer ser saudável.
Embora seja um alimento muito normal na nossa mesa e que por isso passe mais despercebido que os alimentos da moda ele na verdade é aquele parceiro que não faz alarido, não custa os olhos da cara, mas que trabalha nos bastidores para te ajudar a conseguir os teus objetivos como por exemplo:
E tudo isto muitas vezes numa lata relativamente barata, mas muito prática e que se adapta como viste a mil e uma receitas.
Por isso, da próxima vez que fores às compras, olha para a secção do atum com outros olhos. Não é só uma lata, é um investimento nos teus resultados, na tua saúde e no teu bem-estar a longo prazo.
Integra-o de forma inteligente na tua alimentação, vai variando as receitas para não te fartares, e vais ver que este parceiro discreto não te vai desiludir.