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Nutrição
22/03/2021

Dieta Vegetariana: Conhece os Prós e os Contras

Dieta Vegetariana: Conhece os Prós e os Contras

Limitar o consumo de produtos de origem animal é o objetivo de uma dieta vegetariana. Descobre as vantagens e os cuidados a ter com este regime alimentar.

A dieta vegetariana recorre a produtos de origem vegetal, excluindo-se, essencialmente, a carne e o peixe e, em alguns regimes, ovos e laticínios.

São cada vez mais as pessoas que adotam este regime alimentar por vários motivos: saúde e até pelas perspetivas crescentes de preocupação ambiental, filosófica, religiosa e até cultural.

Este é, aliás, um termo um pouco amplo e, como tal, a alimentação vegetariana pode classificar-se em quatro categorias diferentes:

* Ovolactovegetariana: exclui o consumo de carne e pescado, mas permite ovos e laticínios;

* Lactovegetariana: exclui o consumo de carne, pescado e ovos, mas permite laticínios;

* Ovovegetariana: exclui o consumo de carne, pescado e laticínios, mas permite ovos;

* Vegetariana estrita e vegana: exclui o consumo de todos os alimentos de origem animal.


CONHECE OS BENEFÍCIOS DE SEGUIR UMA DIETA VEGETARIANA

Há vários benefícios em adotar um regime alimentar deste tipo, que vão muito além do consumo de produtos de origem animal. Assim, ajuda a controlar os níveis de colesterol e de tensão arterial; é uma dieta facilmente associada a um menor risco de doenças crónicas; e que poderá ser útil para quem deseja perder peso.

Além disso, alguns estudos epidemiológicos têm registado benefícios importantes das dietas vegetarianas e outras à base de produtos vegetais, que se relacionam com a “redução da prevalência de doença oncológica, obesidade, doença cardiovascular, hiperlipidemias, hipertensão, diabetes, assim como aumento da longevidade”.


DESVANTAGENS DE UM REGIME ALIMENTAR VEGETARIANO

Naturalmente que qualquer dieta que restringe o consumo de determinados alimentos poderá levar ao risco de entrar em défice alimentar de certos nutrientes, muitos deles, essenciais ao nosso organismo. No caso de uma dieta vegetariana, com a exclusão de alimentos de origem animal, deixa-se de consumir diretamente e nas quantidades necessárias nutrientes como vitamina B12, cálcio, ferro e zinco.

Descobre qual a utilidade de cada um destes componentes, para que tomes uma decisão devidamente informada caso estejas a ponderar seguir um regime alimentar vegetariano ou para saberes as eventuais carências se já o tiveres adotado.

O cálcio ajuda na formação e manutenção de dentes e ossos, pelo que uma redução drástica pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose.

Por seu lado, a vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal. É utilizado na síntese de glóbulos vermelhos, pelo que atua na prevenção de anemia. Mais comumente fala-se em falta de ferro, que é uma das maiores preocupações da dieta vegetariana. É certo que também podes encontrar a vitamina B12 em verduras de cor verde-escuro e em leguminosas, mas para uma correta absorção da mesma, esta deve ser associada ao consumo de vitamina C.

Outro dos nutrientes que pode faltar é o zinco que desempenha um importante papel na formação de proteínas e na divisão celular.

Assim sendo, é de extrema importância que não decidas mudar de dieta sozinho. Procura sempre acompanhamento de um nutricionista, cuja presença encontras facilmente nos nossos clubes. São eles que te vão ajudar a fazer as melhores escolhas, sem críticas, nem confrontações. 


O QUE DEVES INCLUIR NUMA DIETA VEGETARIANA

Apesar dos nutrientes referidos e cujos défices podem trazer problemas de saúde indesejados, as várias tipologias de alimentação vegetariana podem perfeitamente ser nutricionalmente equilibradas. Para tal, é necessário que, com o devido acompanhamento profissional, se faça suplementação regular.

Assim sendo, há outros nutrientes que deves mesmo consumir e podes encontrá-los nos seguintes alimentos:

* Proteínas: tofu, tempeh, leguminosas, ovos e laticínios;

* DHA, também conhecido por ácido docosahexaenóico: sementes de linhaça, legumes verdes de folha escura, tofu, óleo de peixe e frutos secos;

* Folato: leguminosas, legumes verdes de folha escura, cereais fortificados e pão.


VEGETARIANO É SINÓNIMO DE SAUDÁVEL?

A resposta é “nim”, isto é, nem sim, nem não. E o mesmo acontece com todos os tipos de dieta alimentar: o equilíbrio e qualidade do que se come é que vão determinar se segues, ou não, uma alimentação saudável. 

Por exemplo: existem muitos produtos como hambúrgueres ou outras alternativas à carne à base de soja que, apesar de serem vegetarianos, são muito processados, incluem ingredientes artificiais e possuem um elevado teor calórico.

Assim sendo, o nosso conselho é que, escolhas o regime que escolheres, o faças com acompanhamento, conhecimento de causa e com a devida moderação.


Fonte:

Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – Direção-Geral da Saúde: “Linhas de Orientação para uma Alimentação Vegetariana Saudável”



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