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14/06/2021

Índice de Massa Corporal: Afinal Qual é o Teu Peso Ideal?

Índice de Massa Corporal: Afinal Qual é o Teu Peso Ideal?

Há mesmo um peso ideal para cada pessoa? De que forma é que isso pode ser influenciado pelo Índice de Massa Corporal?

Ao contrário dos padrões culturais ou estéticos, o conceito de peso ideal, em medicina – e a forma mais correta de o caracterizar – relaciona-se com o Índice de Massa Corporal.

Este parâmetro é utilizado para saber se o peso está de acordo com a altura da pessoa, caso contrário, quer seja um número baixo, quer seja um número elevado, poderão interferir diretamente na saúde e na qualidade de vida.

É este valor que permite saber se o indivíduo tem um peso equilibrado. Se tal não acontecer, deve-se mudar o estilo de vida e a dieta. 


Por que é importante saber o IMC?

Assim sendo, saber qual o Índice de Massa Corporal permite saber se existe o risco de a pessoa desenvolver algum problema de saúde ou até mesmo alguma doença.

Ainda assim, há determinadas alturas da vida em que é importante que sejam considerados outros aspetos. Falamos de pessoas mais velhas ou até mesmo de grávidas. Naturalmente que são etapas da vida específicas e que, como tal, devem ser encaradas dessa forma. 


Como se Calcula o IMC?

O IMC calcula-se dividindo o peso total do indivíduo, em quilogramas, pela altura ao quadrado (em metros): IMC= peso (kg)/altura (m)2.


Tabela de Resultados do IMC

Ainda que exista uma tabela definida pela Organização Mundial da Saúde, para melhor perceção destes valores, deixamos o alerta de que cada resultado de IMC deve ser devidamente avaliado por um profissional de saúde. Atenta aos valores e às consequências que pode trazer. 


Classificação                      IMC                                   Sintomas / Consequências

Muito abaixo do peso         16 a 16,9 kg/m2               Queda de cabelo, infertilidade, ausência menstrual

Abaixo do peso                    17 a 18,4 kg/m2               Fadiga, stress, ansiedade

Peso normal                         18,5 a 24,9 kg/m2            Menor risco de doenças cardíacas e vasculares

Acima do peso                      25 a 29,9 kg/m2              Fadiga, má circulação, varizes

Obesidade Grau I                 30 a 34,9 kg/m2              Diabetes, angina, infarte, aterosclerose

Obesidade Grau II                35 a 40 kg/m2                 Apneia do sono, falta de ar

Obesidade Grau III            maior que 40 kg/m2       Refluxo, dificuldade para se mover, diabetes, infarte


O Que Significam as Diferentes Categorias Desta Tabela?

De uma forma resumida, podemos dividir o IMC em quatro níveis diferentes: peso abaixo do normal, peso normal, excesso de peso e obesidade. 


Peso Baixo

Ter um peso muito baixo pode ser tão ou mais grave como ter a mais.

Esta condição pode ser originada por distúrbios do comportamento alimentar, doenças metabólicas, parasitas, intolerâncias alimentares, privação de alimentos, doenças inflamatórias intestinais, doenças hepáticas ou até mesmo o stress.

Como tal, se é o teu caso, deves consultar um médico e ter o devido acompanhamento nutricional, de modo a aumentares de peso de forma equilibrada e saudável. 


Peso Normal

Genericamente, um IMC saudável situa-se entre 19 e 25. Para tal, é importante fazer uma alimentação saudável e praticar desporto com alguma regularidade. Também podes saber o teu IMC através deste site: fitnessup.pt/imc


Excesso de Peso e Obesidade

As pessoas dentro destes parâmetros também devem ser acompanhadas pelo médico e por um profissional de nutrição.

E não penses que tal se deve apenas a um maior consumo de alimentos. O excesso de peso e a obesidade também podem ser agravados devido a doenças metabólicas, como o hipotiroidismo e a diabetes, ou desequilíbrios hormonais, especialmente comuns na gravidez ou na menopausa.

Além disso, deve ser analisada a percentagem de massa gorda, de massa muscular e de água que o indivíduo tem, bem como perceber quais são as zonas mais críticas do corpo, onde existe mais gordura acumulada, para definir melhor um plano de ação.

A perda de peso é mais do que necessária para evitar doenças cardiovasculares, cancro, diabetes, gota, enfarte ou trombose.

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