PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Para perder peso há milhares de truques, mas nem todos saudáveis. Por isso, hoje partilhamos contigo as 7 dietas mais eficazes, desde que com o devido acompanhamento.
A dieta mediterrânea praticada em Portugal, por exemplo, é aquela que a Associação Portuguesa dos Nutricionistas defende e recomenda, por ser rica em alimentos repletos de gorduras boas, de leguminosas, cereais com fibra, frutas, vegetais e ervas aromáticas. Isto para um estilo de vida saudável. Quando o assunto é perder peso, a história é mesmo outra e, por isso, vamos indicar-te algumas das 7 dietas mais eficazes, para conquistares o teu objetivo.
Lembramos-te que para que uma dieta seja saudável e eficaz não tens de passar fome, nem fazer grandes sacrifícios, nem ficar obcecado, sob pena de estares a criar um problema.
Além disso, há que desistir da ideia de que é possível obter grandes resultados em poucos dias, visto que as dietas que realmente funcionam são progressivas e permitem perder peso, mas não só. Dão-nos, ao mesmo tempo, mais energia, melhoram determinados problemas de saúde e fazem com que nos sintamos mais animados.
7 DIETAS EFICAZES A TER EM CONTA
Como indicamos, não há mesmo dietas milagrosas. A chave das que partilhamos contigo está precisamente na mudança completa da tua forma de comer e de interpretar a comida. Porém, aconselhamos-te a que não o faças sozinho.
Em todos os clubes Fitness UP encontras os melhores profissionais de Nutrição que vão ajudar-te em tudo o que necessitares, a esclarecer as tuas dúvidas e, claro, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atingires a meta plausível que desejas.
Dieta Atkins
Tem cerca de 60 anos e mesmo assim continua a ocupar um lugar privilegiado no ranking das melhores dietas para perder peso.
Foi desenvolvida na década de 60 pelo cardiologista americano Robert Atkins e é tão famosa, porque os famosos de Hollywood a catapultaram para a fama.
Esta dieta dá preferência ao consumo de gorduras saudáveis e de proteína, restringindo por completo o consumo de hidratos de carbono e de açúcares, em quatro diferentes fases ao longo de duas semanas.
Dieta do Ovo
A dieta do ovo implica comer dois a quatro ovos por dia, em duas ou mais refeições.
Assim se deve ao facto deste alimento aumentar a quantidade de proteína na dieta e, consequentemente, provocar a sensação de saciedade, evitando que sintas fome rapidamente.
Todavia, não deves realizá-la durante mais de duas semanas seguidas. Além de aumentar o consumo de ovos, a dieta inclui ainda um aumento no consumo de alimentos mais frescos e leves, como saladas, frutas, frango, peixes e gorduras boas.
Dieta Dukan
A dieta Dukan foi criada pelo médico francês Pierre Dukan, que colocou no livro “Não consigo emagrecer” todas as dicas para cumprir com a dieta e emagrecer de forma relativamente rápida.
Trata-se de um método também dividido em quatro fases, que permite emagrecer cerca de 5kg logo na primeira semana.
Nesta dieta, existe uma variedade máxima de 100 alimentos que podem ser consumidos em cada etapa do processo de emagrecimento.
Dieta HMR
Podes nunca ter ouvido sequer falar nesta dieta, mas a verdade é que ela foi criada há mais de 3 anos.
HMR significa Health Management Resources, isto é, Recursos para a Gestão da Saúde. Não é feito exclusivamente por ti, visto que se trata de um programa de perda de peso em que, todos os meses, o cliente recebe refeições específicas e pré-feitas em casa, exceto no caso das frutas e vegetais. Como tal, não é uma dieta para qualquer carteira, porque é, de facto, mais dispendiosa.
Dieta Keto
A dieta cetogénica implica um corte nos hidratos de carbono e açúcares e um aumento do consumo de proteínas e de gorduras saudáveis. O objetivo é induzir o corpo a um estado de cetose, de modo a que o organismo seja forçado a ir buscar energia às reservas de gordura acumuladas no corpo, dado que não tem hidratos para desempenharem este papel.
Dieta Líquida
A dieta líquida baseia-se somente na ingestão de líquidos como água, chás, sumos sem açúcar, sopas e vitaminas. No entanto, este tipo de dieta deve ser realizado durante cinco dias, no máximo. Caso contrário pode ocorrer carências nutricionais e o metabolismo pode ficar mais lento.
É indicada em processos que impliquem desinchar o corpo, desintoxicar e melhorar o funcionamento do intestino. Estas três medidas trazem, consequentemente, uma perda de peso.
Dieta Low Carb
A dieta low carb é bastante conhecida pela diminuição do consumo de hidratos de carbono e pelo aumento de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, que são absorvidos pelo organismo de forma mais lenta, levando a diminuir a sensação de fome.
Como referimos, estas são algumas das dietas mais eficazes, mas não queremos que te sintas desamparado e sem saber o que fazer. Nem que sintas que não são indicadas para ti. No Fitness UP tens uma equipa inteira que te vai apoiar.