A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Nutrição
18/10/2021

10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA | NUTRIÇÃO

10 DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA | NUTRIÇÃO

A 16 outubro assinalou-se mais um Dia Mundial da Alimentação, que surge como alerta para fazermos as escolhas certas. Queres saber quais?

Ter uma alimentação saudável e equilibrada não significa que estás em processo de perda ou ganho de peso. Então, estas dicas são úteis a qualquer pessoa, independentemente da idade e que não tenham problemas de saúde associados. Sendo que a 16 de outubro se assinala mais um Dia Mundial da Alimentação, achamos por bem relembrar aquilo que já todos devíamos saber e cumprir como rotina diária.

Afinal, uma alimentação saudável ajuda-nos a ser mais felizes, precisamente por ter um impacto positivo no nosso humor e sensação de bem-estar.

Como alimentação saudável pressupomos que esta deva ser completa e variada, respeitando a roda dos alimentos, o que permite termos a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA: OS PASSOS A CUMPRIR.

Tem sempre em conta que os alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura devem ser os alimentos base do quotidiano de uma alimentação saudável  e equilibrada. Quanto ao resto, toma nota.


1. Nunca Deixes de Tomar o Pequeno-Almoço

Um conselho que já vem de longe, do tempo dos nossos avós: o corpo precisa de energia após uma noite sem alimentos, pelo que nunca deves saltar o pequeno-almoço. Mas há também que saber escolher, pelo que podes incluir lacticínios, cereais e derivados e fruta. 


 2. Hidratação

Esta dica está presente em vários artigos do nosso blog e com razão: quando 60% do nosso corpo é constituído por líquidos, existe a necessidade de os repor constantemente. Por isso, deves beber, em média, 1,5l de água ou chá por dia.

Beber água ajuda a prevenir doenças cardíacas e promove o melhor funcionamento do cérebro.


3. Não Fiques Muitas horas Sem Comer

Idealmente deves comer alguma coisa de 3 em 3 horas. A lógica é fazer três refeições principais e um snack saudável entre as mesmas, como fruta, iogurte, gelatina ou barra de cereais. No caso deste último exemplo fica atento à composição e evita os produtos com excesso de açúcar. 


4. Consumir Alimentos Variados

Não estejas sempre a comer a mesma coisa. Ao olhares para a roda dos alimentos verás que dentro de cada grupo as variedades são muitas. Essa pode – e deve – ser a tua melhor fonte.


5. Comer Sopa antes das Refeições Principais

Felizmente em Portugal, existe muito esta tradição, pelo que se é um comportamento habitual teu, deves continuar a manter. Caso contrário, começa aos poucos a inserir a sopa na tua rotina alimentar.

A sopa, com todos os seus legumes, aumenta a saciedade, controla o apetite e os níveis de colesterol e glicemia, ajudando ainda a melhorar o trânsito intestinal.


6. Privilegia o Peixe e as Carnes Brancas

A proteína deve estar presente diariamente nos alimentos que comemos, especialmente, no almoço e jantar, visto que é um componente responsável pela saúde dos ossos, músculos, tecidos, pele e até sangue.

Apesar de existirem vários alimentos fornecedores de proteínas, nem todos são os mais saudáveis, por isso na hora de escolha opta pelo peixe e pelas carnes brancas ou ovos. 


7. Consumir Quantidades Moderadas de Gorduras

Ao incluir gordura na tua alimentação, prefere óleos vegetais insaturados, como é o caso azeite, óleo de girassol ou de milho.

No entanto, os fritos ficam apenas reservados para momentos especiais, porque apesar de poderem ser muito saborosos não trazem nada de saudável. 


8. Ingerir Menos Sal e Açúcar

Esta é a grande vantagem de comer em casa: consegues controlar muito melhor os ingredientes que ingeres, principalmente no que ao sal e açúcar diz respeito.

Tens outras opções que podem dar o mesmo – ou até melhor sabor – como a cebola, alho, tomate, pimento e ervas aromáticas.

Em substituição do açúcar, por que não comer fruta? Ou, então, como exceção, escolher alimentos que sejam o menos processados possível.


9. Desfruta Calmamente das tuas Refeições

Parece que estamos sempre numa corrida contra o tempo, e que nem damos valor às refeições. Comemos depressa de mais e isso pode trazer problemas como refluxo gástrico e aumentar a sensação de fome mais cedo.

Não é uma corrida: come devagar e desfruta devidamente de cada alimento.


10. Movimenta-te

A última e talvez a mais importante de todas as dicas: deves aproveitar todas as oportunidades para te mexeres mais, seja caminhar, ir ao ginásio, subir escadas e não usar o elevador.

A OMS estipula os 10.000 passos diários como uma boa meta diária de exercício físico para quem deseja começar ou para quem tem dificuldade em interessar-se pela prática desportiva. 

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!