x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
29/03/2021

Teste de Imunidade à COVID-19: O Que É e Para Que Serve?

 Teste de Imunidade à COVID-19: O Que É e Para Que Serve?

O teste de imunidade à COVID-19 permite avaliar a imunidade de todos aqueles que possam ter contactado com o vírus.

No combate à COVID-19, é importante atingir a imunidade de grupo para alcançarmos uma espécie de normalidade pré-coronavírus. Dado que existem muitos casos assintomáticos, o teste de imunidade à COVID-19 pode ser importante para perceber quem já teve a doença mesmo sem qualquer sintoma ou sinal.

Assim, deves saber que existem dois tipos de testes disponíveis atualmente: um para perceber se estás infetado ou não, que são os testes de diagnóstico; e outro para perceber se possuis os anticorpos para a doença que conferem imunidade, e que são os testes serológicos. 


COMO É DETETADA A IMUNIDADE à COVID-19?

Como referirmos, através de testes de pesquisa de anticorpos para o SARS-COV-2 consegue-se identificar e caracterizar o estado de imunidade dos cidadãos eventualmente infetados pelo coronavírus.

Estes testes serológicos permitem, então, avaliar se essa pessoa tem anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2. Isto significa que já teve contacto com o vírus.

São testes relativamente simples de fazer e que podes encontrar disponíveis nos laboratórios de colheitas e até em algumas farmácias. Faz-se uma colheita de sangue que é depois analisada. Se o teste for positivo, significa que houve contacto com o vírus.

Os testes serológicos detetam os anticorpos das classes IgG e IgM e revelam-se, assim, de extrema importância, visto que permitem dar com maior detalhe a prevalência da doença na população, identificando, então, que cidadãos já se encontram imunizados.


O que Significa IgG e IgM?

As imunoglobulinas G e imunoglobulinas M (IgG e IgM) são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de microrganismo invasor. Eles têm como objetivo promover a eliminação de bactérias, vírus, parasitas e fungos, além de toxinas produzidas por esses microrganismos.

A sua presença é fundamental para avaliar a resposta imunológica do organismo à infeção e permite várias leituras:

* IgC negativo e IgM negativo: a pessoa nunca entrou em contacto com o microrganismo;

* IgG positivo e IgM negativo: a pessoa entrou em contacto com o microrganismo numa infeção antiga ou teve sucesso com a vacina;

* IgG negativo e IgM positivo: a pessoa está ou esteve há poucos dias com uma infeção aguda;

* IgG positivo e IgM positivo: A pessoa sofreu uma infeção recente, há umas semanas ou meses.


Quem Pode Fazer o Teste de Imunidade à COVID-19?

Na verdade, qualquer pessoa que pretenda aferir a sua possível imunidade poderá realizar este teste. Ainda assim, este é mais indicado a:

* Pessoas que tiveram sintomas anteriores à entrada do COVID-19 em Portugal;

* Pessoas assintomáticas que estiveram ou não em contacto com doentes COVID-19 confirmados;

* Pessoas que não tiveram acesso aos testes PCR em tempo útil e possam ser considerados eventuais portadores do vírus;

* Doentes com doença ligeira, mas que tenham tido teste PCR com resultado negativo;

* Pessoas que contactaram com doentes COVID-19 confirmados, após período de quarentena de 14 dias;

* Elaboração de estudos epidemiológicos, que são fundamentais para conhecer a taxa de infeções assintomáticas e, consequentemente, para ajudar a revelar a extensão da propagação do vírus na população.


O QUE É PRECISO PARA FAZER O TESTE?

A realização do teste de imunidade à COVID-19 é feita mediante prescrição médica. Trata-se de uma simples e rápida colheita sanguínea, para a qual nem precisas sequer de qualquer tipo de preparação – ao contrário da maior parte das análises sanguíneas não precisa de jejum, por exemplo. 


OS RESULTADOS SÃO FIÁVEIS?

Apesar da simplicidade e rapidez, o teste de imunidade à COVID-19 deve ser feito em laboratórios indicados e sim, os resultáveis são muito fiáveis: a sensibilidade clínica do teste serológico IgM e IgG, quando usado em combinação, é de 98,5% e a especificidade clínica é de 98,7%.

Mesmo que tenhas imunidade, lembra-te que há cuidados que devemos continuar a ter enquanto não atingirmos a imunidade de grupo, para proteção das camadas populacionais mais sensíveis. O processo de vacinação vai dar uma grande ajuda, mas deves continuar a manter o distanciamento social, a usar máscara, a cumprir com a etiqueta respiratória e a desinfetar ou lavar as mãos regulamente. 

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
LIGUEM-ME GRÁTIS
Aguarde, a enviar contato!