x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Lifestyle
16/03/2021

Fadiga da Pandemia: Sim, Existe Mesmo!

Fadiga da Pandemia: Sim, Existe Mesmo!

Um ano passou desde que entrámos no primeiro confinamento e tanto aconteceu. Estudo revela que a fadiga da pandemia atinge 6 em cada 10 pessoas.

É uma nova expressão, fruto dos tempos que vivemos, mas que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde já atinge 60% da população mundial. A fadiga da pandemia refere-se ao “cansaço e ao sentimento de sobrecarga por nos mantermos constantemente preocupados e vigilantes durante estes meses de pandemia, cumprindo restrições que provocam alterações na nossa vida.”

A pandemia por COVID-19 tem vindo a exigir já há mais de um ano uma capacidade extraordinária de adaptação, que faz com que nos sintamos saturados desta situação, impacientes e até sem sentido de motivação mesmo para fazer coisas que, habitualmente, nos deixam felizes.

Fomos obrigados a confinar durante vários meses, a adotar novos comportamentos, a seguir regras que pensámos só existir em filmes dramáticos, mas que passaram a fazer parte do nosso dia a dia – e continuarão a fazer durante mais alguns meses.

Enquanto não sabemos quando tudo isto irá terminar, é perfeitamente natural que haja cada vez menos vontade em seguir as orientações e os comportamentos de proteção em relação a nós próprios e aos outros. Afinal ninguém quer ter a vida limitada, continuar a fazer sacrifícios efetuados, a perder de rendimento ou até mesmo o emprego. Isto deixa qualquer um farto. Não és o único a sentir-se assim.

É, então, devido à fadiga da pandemia que a nossa compreensão do risco provocado pela COVID-19 pode, de facto, diminuir. A comprová-lo temos o cenário natalício, de maior flexibilidade de cuidados, a partir do qual os números de infetados e mortos aumentaram de forma exponencial.

A piorar, temos ainda a questão da desinformação, seja ela falsa ou contraditória, que pode dar origem a opiniões e comportamentos extremistas. 


Dicas para Lidar com a Fadiga da Pandemia

Ainda assim, e por muito que já estejamos habituados a esta rotina, tal não significa que a aceitemos de bom grado – é por isso que a fadiga da pandemia é um problema real. Nesse sentido, a Ordem dos Psicólogos deixa algumas dicas para que te ajudar, dia após dia.

É importante continuar a fazer a nossa vida da forma mais normal possível, procurando continuar a fazer atividades que nos ajudem a sentir bem e feliz.

Como tal, deves continuar a cuidar de ti, ainda que te falte a vontade. Continua a fazer desporto, porque este é um dos pilares essenciais para um estilo de vida saudável e para manter a tua saúde mental. Além de poderes treinar em casa com a UP TV, daqui a nada já estaremos novamente todos juntos no teu clube habitual. E mal podemos esperar por esse momento.

Acredita na tua capacidade para lidar com esta situação, afinal, já convivemos há um ano com a pandemia, durante a qual enfrentamos momentos muito difíceis. Lembra-te do que te ajudou a ultrapassar essas fases mais complicadas e usa essas estratégias ou adapta-as para ultrapassar cada momento difícil.

Isto implica que estejas particularmente atento às tuas emoções, pensamentos e sentimentos, porque podes ter flutuações de humor e motivação – há dias melhores e outros nem por isso.

Até lá, continua a fazer mais atividades que te deem prazer, como ler, ouvir música, ver uma série ou um filme.

Com esta atitude positiva, estarás, igualmente, a desenvolver a tua resiliência, uma capacidade fundamental para enfrentar o complexo mundo atual e todos os papeis que nele desempenhamos.

E enquanto não atingimos a desejada imunidade de grupo, não te esqueças que há cuidados que devemos mesmo continuar a ter: usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento físico.


Fonte:

Ordem dos Psicólogos: COVID-19 Fadiga da pandemia

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
LIGUEM-ME GRÁTIS
Aguarde, a enviar contato!