x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Nutrição
28/11/2020

7 Substitutos do Açúcar para Refeições Bem Docinhas

7 Substitutos do Açúcar para Refeições Bem Docinhas

O açúcar refinado é presença frequente nas nossas casas. Mas não tem de o ser. Descobre, então, alguns substitutos do açúcar igualmente saborosos.

O açúcar refinado é o açúcar branco comum e tão presente em qualquer cozinha, supermercado e até na composição dos doces que habitualmente encontramos à venda em confeitarias e pastelarias. Hoje mostramos-te alguns substitutos do açúcar, de modo a conseguires ter as receitas doces de que tanto gostas, tentando, com isso, minimizar os efeitos prejudiciais para o organismo.

O açúcar é processado a partir do melado de cana-de-açúcar e apresenta inicialmente uma cor castanha. Então, como fica branco? É precisamente esse o problema: o açúcar refinado é trabalhado com uma série de produtos químicos que lhe alteram a cor e sabor, de modo a ficar claro e de aspeto uniforme.

Este processo de refinamento faz com que o açúcar perca vitaminas e sais minerais, o que o torna num alimento com calorias vazias, ou seja, sem nutrientes.

Além disso, o consumo excessivo do açúcar refinado pode trazer imensos problemas de saúde, nomeadamente obesidade, diabetes, complicações associadas à síndrome metabólica e levar à resistência à insulina.


7 OPÇÕES SAUDÁVEIS PARA SUBSTITUIR O AÇÚCAR NA TUA ALIMENTAÇÃO

Entre os substitutos mais saudáveis ao açúcar refinado, estas são algumas das melhores opções. Ainda assim, deves consumir tudo com moderação.


Açúcar Mascavado

O açúcar mascavado é igualmente feito a partir da cana-de-açúcar, com a exceção de não sofrer o processo de refinamento como acontece com o açúcar branco, o que faz com que se consiga preservar todos os nutrientes. Como tal, o açúcar mascavado possui minerais como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Todavia, embora tenha mais nutrientes e seja um excelente substituto do açúcar, esta alternativa tem praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco e, como tal, deve ser consumido com muita cautela e evitado por quem tem diabetes.


Mel de Abelha

O mel é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante, pelo que pode ser consumido em qualquer altura do ano, simples, a acompanhar ou a integrar determinas receitas.

Este produto facilita também a digestão e ajuda a manter um correto funcionamento intestinal.

Há quem ache que o mel engorda muito, porém este alimento tem um índice glicémico médio: uma colher de sopa de mel equivale a cerca de 46 calorias, logo, quando consumido em pequenas doses não estimula a produção de gordura.

Outra grande vantagem do mel é que é mais facilmente processado pelo nosso organismo, ajudando ainda a controlar a sensação de fome. Isto acontece também porque o mel contém hidratos de carbono complexos, que tornam a digestão mais lenta, logo prolonga a sensação de saciedade.


Xarope de Agave

Tem uma textura semelhante ao mel e é frequentemente usado por vegetarianos ou vegans como substituto do mel. A sua composição é 85% frutose, logo é também altamente calórico.

Além disso, o consumo de frutose em excesso está habitualmente relacionado com um aumento da gordura abdominal e até pode levar ao aparecimento de fígado gordo.


Stevia

O glicosídeo de esteviol, popularmente conhecido por stevia, é um substituto do açúcar, usado desde 2011 como um aditivo alimentar aprovado pela União Europeia.

A stevia não tem calorias e não danifica a saúde dentária. Também não tem qualquer tipo de consequência ou interferência ao nível de açúcar no sangue, pelo que pode ser usada por diabéticos.

Porém, dado ser um extrato químico não contém nenhum nutriente essencial.


Açúcar de Coco

Esta é mais uma boa alternativa ao açúcar refinado e adoçantes artificiais sem componente nutritiva.

O açúcar de coco é um alimento menos processado que o açúcar branco e possui características interessantes, graças à presença de minerais como ferro, cálcio, potássio e zinco, assim como antioxidantes como polifenóis, flavonoides e antocianina na sua composição.

Idealmente, a dose diária recomendada não deve ser superior a seis colheres de chá, porque, em excesso, pode levar ao aumento de peso e a distúrbios metabólicos.


Xilitol

O xilitol obtém-se a partir do álcool de frutas, vegetais, cogumelos e, até mesmo, algas marinhas. Tem um índice glicémico bastante baixo, sendo, então, excelente para substituir o açúcar.   Entre as suas grandes vantagens temos o facto de não prejudicar a saúde dentária, bem como de poder ser consumido por diabéticos, ajuda na metabolização de gordura, previne lesões renais, infeções e até osteoporose.  


Tâmaras

As tâmaras são uma presença cada vez mais frequente na gastronomia portuguesa, como alternativa ao açúcar. São um alimento preferencial por quem segue um padrão alimentar mais equilibrado, evitando ao máximo o consumo de alimentos processados como é o caso do açúcar refinado.

Possuem um alto teor de vitamina A e B, potássio e magnésio, são ricas em antioxidantes, têm características anti-inflamatórias, ajudam na digestão e a um melhor funcionamento do trânsito intestinal.

Alternativas menos pecaminosas, mas com mais sabor: estes substitutos do açúcar merecem que lhes dês uma oportunidade. Por isso, da próxima vez que confecionares um bolo, fizeres panquecas, waffles ou uns queques, por exemplo, esquece o açúcar branco e recorre a uma destas opções. A tua saúde vai agradecer.


x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
LIGUEM-ME GRÁTIS
Aguarde, a enviar contato!