A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness
13/09/2021

A Importância da Fisioterapia na Prática Desportiva

A Importância da Fisioterapia na Prática Desportiva

Dia 8 de setembro, assinalou-se o Dia Mundial da Fisioterapia, uma área fundamental para prevenir e recuperar de lesões e dar-te mais saúde.

A fisioterapia vai muito além do serviço prestado por profissionais a indivíduos, “de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida.”

É uma área que permite conferir, em muitos casos, qualidade de vida. Nesse sentido, a Fisioterapia é útil em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados quer tal aconteça pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.

Logo, os fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação. Pelo que abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.


ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA

O fisioterapeuta pode ainda realizar formação avançada para adquirir conhecimentos e competências próprias e especializadas para prestar cuidados em diversas áreas:

* Cardiorrespiratória

* Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos

* Cuidados de Saúde Hospitalar

* Cuidados de Saúde Primários

* Dermatofuncional

* Desporto

* Envelhecimento

* Fisioterapia Aquática

* Fisioterapia na Saúde dos Animais

* Músculo-Esquelética

* Neurologia

* Pediatria

* Pessoas com Amputação

* Saúde da Mulher

* Saúde Mental

* Telefisioterapia


FISIOTERAPIA NO DESPORTO: CONHECE A IMPORTÂNCIA

A Fisioterapia no Desporto visa a promoção da atividade física de forma efetiva e segura, na educação e aconselhamento dos atletas, na capacidade de intervir no âmbito clínico e nos aspetos do treino e competição desportiva. O objetivo é prevenir lesões, otimizar a função e contribuir para o melhor desempenho desportivo dos atletas de todas as idades e diferentes níveis competitivos, incluindo alta competição, demonstrando elevados comportamentos éticos e profissionais.

Consequentemente, a sua visão e o seu comportamento profissional não estão apenas assente na compreensão do impacto das lesões no atleta, mas também nos colegas de equipa, treinadores e até familiares, que são elementos fundamentais para a cura, em muitos casos.

Logo, os objetivos principais da Fisioterapia Desportiva são a prevenção de lesões e a otimização da função e contribuição para o melhor desempenho desportivo de atletas de todas as idades e de diferentes níveis.


PREVENÇÃO DE LESÕES

A prática desportiva descontrolada pode conduzir a lesões, por isso, em alguns casos pode inclusive colocar em risco a realização normal das atividades quotidianas.

Entre as lesões mais comuns, destacam-se:

* Fraturas por stress;

* Cãibras;

* Tendinites;

* Lesões musculares;

* Fascite plantar.

Por isso, a Fisioterapia é uma grande aliada, que atua na prevenção e reabilitação dessas lesões.


Intervenção da Fisioterapia Desportiva

Visto que o fisioterapeuta desportivo é um especialista que atua em várias fases da atividade desportiva, na sua atuação estão incluídas diversas ações / comportamentos:

* Despiste, aconselhamento, prevenção e tratamento das lesões de natureza traumatológica e ortopédica;

* Realização de programas de exercícios adequados de aquecimento, alongamento, flexibilidade e fortalecimento;

* Imobilizações com objetivos terapêuticos ou de prevenção;

* Seleção de materiais adequados para a prática desportiva, para prevenir lesões, mas também para potenciar a performance desportiva;

* Criação de planos de cuidados e de integração progressiva na atividade desportiva.


E DEPOIS DA RECUPERAÇÃO DE UMA LESÃO?

Não é por já estares recuperado de uma lesão que o fisioterapeuta deve ficar esquecido, muito pelo contrário. Para conseguires, de facto, retomar toda a tua atividade desportiva de forma segura, o acompanhamento com o profissional de Fisioterapia é fundamental, juntamento com os profissionais do desporto. Só assim poderás voltar a readquirir força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio, coordenação e até mesmo segurança emocional – que é algo que afeta muito mais pessoas do que podes imaginar. 

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!
x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!