Imagem preloader

A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Nutrição
29/04/2025

Morangos: Todos os Benefícios para a tua Saúde

Imagem - Morangos: Todos os Benefícios para a tua Saúde

Vermelhos, primaveris, doces e carnudos: um artigo sobre os morangos e os seus benefícios? Percebemos que mais depressa esperasses ler no BlogUP sobre a pitaia, a fisália (ou physalis) ou a anona. Ou reler o nosso artigo sobre o abacate! Mas também os frutos menos exóticos e de fácil acesso nas prateleiras do supermercado merecem a nossa atenção! E apesar de os morangos terem um lugar privilegiado na dieta e frigorífico portugueses, nunca é demais lembrar os benefícios dos morangos e a sua riqueza nutricional e, quem sabe, aprenderes um pouco mais sobre este fruto tão fresco e aromático e descobrires novas formas de o incluíres na tua alimentação quotidiana.

 

Origem do Morango

Antes de irmos aos benefícios dos deliciosos e saudáveis morangos, vamos lá falar acerca da origem deste fruto. Existem referências na Antiguidade à sua utilização como ornamento mas não como alimento. Na Idade Média, eram cultivados morangos selvagens (variedade Fragaria vesca) e, mais tarde, o mesmo se passou na época colonial nos Estados Unidos da América. Mas o morango moderno, que conhecemos e consumimos hoje, tem uma origem relativamente recente em comparação com outros frutos.

Tudo aconteceu quando as variedades Fragaria virginiana (originária dos EUA) e Fragaria chiloensis (originária do Chile) foram cultivadas num jardim botânico em França, no século XVIII. Se este cruzamento foi acidental ou propositado é uma pergunta cuja resposta não te podemos garantir. Seja como for, foi assim que surgiu a planta do morango de cultivo, a base da produção comercial moderna: Fragaria ananassa. Tenha sido intencional ou não, só temos a agradecer ao que se passou nesse jardim francês, o berço do morango moderno.

 

Morango: mas será mesmo um Fruto?

É provável que a resposta a esta questão te deixe de queixo caído: não, o morango não é um fruto! Já chegava sabermos que o tomate é um fruto e não um legume, mas desta não estarias à espera. Cientificamente falando, o morango é um pseudofruto. Trocando tudo isto por miúdos: o fruto desenvolve-se desde o ovário de uma flor. Mas o caso dos morangos (e também dos figos, maçãs e peras!) é diferente, já que outras partes da flor também se podem tornar frutos. Estás a ver os pontinhos pretos no exterior dos morangos? Esse sim, é o verdadeiro fruto! Super curioso, não é? Que esta informação só te deixe mais encantado com este fruto, perdão, pseudofruto, tão delicioso e saudável!

 

Morango: Forte na Produção Nacional

Quando pensas em morangos, também pensas automaticamente em campos e estufas a perder de vista à beira da estrada, certo? E em Portugal, não é? Não podias estar mais certo, porque embora exista bastante concorrência a nível europeu e não só, a produção nacional de morangos é bem forte. Se no Alentejo se aposta na cultura em estufa, já no Ribatejo, Oeste e Algarve a produção de morangos é feita ao ar livre. E o que é nosso tem um sabor especial, portanto, perante a oferta em mercearias e supermercados, opta pelos nossos morangos! Além de promovores a economia nacional, estarás, de uma perspectiva ecológica, a zelar pelo meio ambiente, escolhendo produtos que viajam menos até chegar à tua mesa. Ou chávena!

Fruto sazonal

Apesar de atualmente serem produzidos durante todo o ano, a época de excelência dos morangos é a Primavera, entre abril e junho! A disponibilidade de bons morangos é um dos sinais de que os dias vão finalmente começar a ficar mais longos e solarengos. A ideia de uma taça de morangos bem fresquinhos, inteiros ou cortados aos pedaços, é maravilhosa, não é?

 

Composição Nutricional dos Morangos

Vamos a números! Sabias que os morangos são compostos por 90% de água e, assim sendo, contêm pouquíssimas calorias e são ótimos para perder peso? Mas há muito mais! E embora saibamos que já estavas rendido a este fruto ainda antes de começares a ler o artigo, reforcemos o encanto por esta maravilha da Natureza com alguns factos:

Portanto, 100 gramas de morangos contêm:

  • Energia: 32 Kcal
  • Proteínas: 1 g
  • Lípidos: 0 g
  • Hidratos de carbono: 8 g
  • Fibra: 2 g
  • Colesterol: 0 g
  • Sal: 2,5 g
  • Vitamina C: 58,8 mg
  • Vitamina A: 67 µg
  • Ácido fólico: 24 µg
  • Fósforo: 24 mg
  • Magnésio: 13 mg
  • Potássio: 153 mg

 

E o que retiramos daqui? A primeira coisa que salta à vista é a elevada percentagem de vitamina C. Na verdade, os 58,8 miligramas desta vitamina correspondem a 74% da Dose Diária Recomendada (definida pela Organização Mundial da Saúde). Na verdade, uma taça com aproximadamente 15 morangos fornece mais vitamina C do que uma laranja de tamanho médio! Por outras palavras, o consumo de morangos é excelente para fortalecer o sistema imunitário e contribuir para uma boa saúde cardiovascular, atuando também a nível da prevenção do cancro.

 

Benefícios dos Morangos

Agora que tens a composição nutricional dos morangos do teu lado e estás abismado com a sua percentagem de vitamina C, vamos unir os restantes pontos e finalmente falar-te dos benefícios dos morangos:

  • Regulam o açúcar no sangue: Sendo os morangos uma excelente fonte de fibra e também pela sua riqueza em polifenóis, este fruto ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois prolongam o tempo de absorção da glicose.
  • Contribuem para diminuir os níveis de colesterol: Ricos em antioxidantes (novamente os polifenóis), os morangos contribuem para a diminuição dos níveis de triglicerídeos e de colesterol no sangue, atuando na prevenção de problemas cardiovasculares.
  • Contribuem para a perda de peso: Pouco calóricos e ricos em fibra, os benefícios dos morangos atuam, como já referimos, na perda de peso. Isto porque as fibras promovem a sensação de saciedade, fazendo com que sintas menos fome.
  • Melhoram a capacidade cognitiva: A sua riqueza em flavonoides, contribuem para a melhoria da memória. E já que são também ricos em antocianina e vitamina C, podem atrasar a deterioração cognitiva e reduzir o risco de doenças do foro neurodegenerativo.
  • Contribuem para o controlo da pressão arterial: Tanto o elevado teor antioxidante, como o de água e de potássio, apoiam a saúde arterial e a eliminação do excesso de sódio através da urina.
  • Favorecem o sistema imunitário: É certo e sabido que uma das melhores formas de prevenir gripes e constipações é reforçando a ingestão de vitamina C. E, como já viste, este slogan pode, e deve, ir além do consumo de laranjas. Consumindo morangos, vais fortalecer a resistência natural do teu organismo às infeções!
  • Contribuem para manter a firmeza da pele: A aparência da nossa pele revela imenso sobre o que se passa cá dentro, certo? E é aqui que entra novamente o elevado teor de vitamina C dos morangos: utilizada na produção de colágeno, diminui o risco de envelhecimento prematuro e previne a formação de rugas.

 

E como escolher os melhores morangos?

Ufa! Quem diria que esta fruta da infância tinha tanto para oferecer... E para obteres os benefícios dos morangos a 100%, sabe que é fundamental saber escolhê-los bem antes de os comprar. Além de dares preferência ao consumo sazonal, apura os teus sentidos e segue as nossas dicas para usufruíres o mais possível desta bomba nutricional natural:

  • Cor: Escolhe morangos de cor vermelho-vivo e uniforme e folhas verdes.
  • Textura: Embora nem sempre seja possível "fugir" aos morangos embalados, se os comprares avulso opta pelos frutos mais firmes (mas não duros!) e evita os que estejam moles ou com pontinhos escuros.
  • Cheiro: Privilegia morangos de aroma doce e intenso (estão maduros). Caso não tenham cheiro, é bem provável que não tenham sabor.
  • Tamanho: Pode pensar-se que os morangos maiores são mais saborosos. Mas isto não é necessariamente verdade e o tamanho deve ser o último aspeto a ter em conta na escolha.

 

Embalagens de morangos com líquido (sinal de fermentação) e com bolor são sinais para os deixares no supermercado.

 

Receitas Saudáveis e Deliciosas com Morangos

Pensar numa taça de morangos com chantilly ou polvilhados com açúcar faz-te certamente viajar no tempo... Sabe bem, não há dúvida, mas por que não saboreares a doçura natural dos morangos ou preparares receitas mais inesperadas, com combinações de sabores ousadas e que realçam a frescura do fruto? Além dos clássicos sumos e saladas de fruta, toma nota das nossas ideias de pequeno-almoço, snacks, saladas ou sobremesas:

  • Espetadas de fruta com morangos
  • Papas de aveia no forno com morangos
  • Mousse de morango
  • Salada de morango, queijo mozarela e nozes
  • Salada de abacate, morango e rúcula

 

Conclusão

Apesar de se tratarem de um fruto bem convencional na dieta portuguesa, os benefícios dos morangos para a saúde são bem mais do que provavelmente saberias: ricos em vitamina C, com poder antioxidante e anti-inflamatório, excelentes para baixar os níveis de colesterol e, em consequência para a saúde do coração, e ótimos aliados para a perda de peso. E, acima de tudo, são docinhos, frescos e super saborosos.

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO


AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
(exceto clubes com piscina)
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES (exceto com piscina)
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!