PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Seja por opção, alergia ou intolerância alimentar, as alternativas às natas são cada vez mais procuradas. Descobre quais são.
Atualmente, as opções vegetais de vários produtos estão disponíveis em praticamente qualquer supermercado e existem numa grande variedade de marcas e sabores. As alternativas às natas são provavelmente as mais procuradas e, por isso, vamos dar-te algumas sugestões para que não tenhas de abdicar do sabor, e, como tal, continuar a cuidar da tua saúde.
Afinal, seja por intolerância à lactose, alergia, por seguir uma alimentação vegan ou por um estilo de vida mais saudável deixando o consumo de tantos produtos de origem animal, são cada vez mais as pessoas que vão deixando as natas lácteas de lado.
E a verdade é que os produtos existentes agora tanto podem ser usados em receitas doces ou salgadas, mantendo-se a cremosidade tão associada às natas.
O QUE PRECISAS DE SABER SOBRE AS NATAS TRADICIONAIS
As natas lácteas são obtidas a partir do leite, representando a sua parte mais gorda. Quando fermentadas, resultam noutro produto também muito utilizado, o “crème fraîche”.
Essa característica é o que lhe permite ser utilizada na confeção de diferentes pratos, sendo que, nesse caso, o sabor fica naturalmente alterado e, na opinião da maioria das pessoas, para melhor. Por isso pode não ser fácil encontrar o produto certo – ou não era há alguns anos. Felizmente hoje o cenário é bem diferente.
Assim sendo, já existem opções 100% vegetais que podem representar uma saborosa alternativa às natas para aprimorar o sabor de sopas, molhos, pratos de carne ou peixe, sobremesas, café ou chá.
QUAIS AS NATAS VEGETAIS QUE PODES USAR?
Agora já sabes que as natas vegetais são uma boa alternativa às natas de origem animal, podendo, inclusivamente, ser utilizadas em qualquer tipo de prato.
Falamos essencialmente de cremes de arroz, espelta, aveia, soja ou até de coco para utilização em culinária. A grande vantagem é que, de facto, podem ser consumidos por todos os intolerantes a produtos lácteos e à soja.
Porém alertamos para o seguinte: deves optar para um tipo de produto que seja realmente saudável e o menos processado possível e isso implica saber ler e entender bem os rótulos. Isto permite-te fazer escolhas mais saudáveis, com ingredientes de qualidade, não transgénicos, evitando o excesso de açúcar ou sal, bem como de intensificadores de sabor ou espessantes.
De forma geral, convém fugir das natas vegetais preparadas com uma série de ingredientes que não sabemos o que são e que não conseguimos sequer pronunciar.
BENEFÍCIOS EM RECORRER ÀS ALTERNATIVAS ÀS NATAS
É certo que podem não ser tão acessíveis do ponto de vista financeiro, quando comparadas com as natas tradicionais, mas podem ser mais saudáveis. Confere as principais vantagens:
* São produtos naturalmente sem lactose, pelo que podem ser consumidos por quem tem intolerância a este tipo de açúcar ou por quem não a consegue digerir bem;
* São produzidas à base de plantas;
* Possuem baixo teor de açúcar;
* Têm menos percentagem de gordura em relação às natas de origem animal.
ALTERNATIVAS ÀS NATAS PARA FAZER EM CASA
Apesar de poderes comprar alternativas às natas com facilidade nos dias de hoje, o que é certo é que também podes experimentar as tuas próprias combinações em casa. E temos três sugestões cheias de sabor para tornar as tuas receitas ainda mais apetitosas.
Molho de Queijo Quark com Ervas
Escolhe um queijo quark com 0% de gordura, acrescenta ervas frescas ao teu gosto e tempera com sumo de limão, sal e pimenta.
Molho de Mostarda
Coloca quatro colheres de mostarda numa taça e tempera com sal, pimenta e outros condimentos e ervas a teu gosto. Mistura bem e está feito!
Molho de Abacate ou Guacamole
Para fazer este molho, precisas de um abacate maduro, cinco tomates cherry, meia cebola roxa picada, sumo de um limão ou de uma lima, coentros picados, sal e pimenta. Depois deves esmagar os abacates e cortar os restantes ingredientes em cubos muito pequeninos. Basta misturar e temperar.