x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Nutrição
20/07/2020

Como fazer um piquenique saudável durante a pandemia?

Como fazer um piquenique saudável durante a pandemia?

O verão pede para sairmos de casa, que passemos mais tempo ao ar livre com as pessoas que nos são queridas. Para isso, um piquenique saudável é uma excelente ideia.

Nunca o tempo ao ar livre foi tão desejado. Depois de meses fechados em casa por causa do confinamento estipulado pelo Governo, o que mais queremos é poder aproveitar o verão, o calor e os dias mais longos e fazer um piquenique saudável é uma excelente forma de o conseguir.

Podemos usufruir de espaços na Natureza, com tudo de positivo que isso traz para o nosso espírito e bem-estar, reunir os amigos ou a família mais próxima, respeitando sempre as normas de segurança impostas e as regras do local onde se encontra.

Mas é também uma excelente oportunidade de comer alimentos mais saudáveis, mais leves, mais frescos.


Tudo o Que Precisas de Saber Para Fazer um Piquenique Saudável

Partilhamos, então, contigo algumas recomendações e cuidados, de acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. São indicações importantes, de modo a evitar problemas de saúde e usufruir sem risco desta prática.


Tipo de Alimentos que Deves Privilegiar

Nos dias de calor o que mais apetece comer são pratos frios ou pratos feitos no dia anterior, que possam ser consumidos à temperatura ambiente.

A fruta é um excelente alimento a incluir, não só do ponto de vista nutritivo, como também do ponto de vista da hidratação, por ser rica em água. Além disso, é fácil de transportar.

De igual modo, os hortícolas, cozinhados ou crus, bem lavados, como saladas ou em palitos - cenoura, pepino, courgette… - são opções práticas e saudáveis.

Ainda que te possa apetecer, deves ter cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas ou bebidas excessivamente açucaradas ou com cafeína, porque só te farão sentir mais sede. A água deve ser sempre a bebida que mais deves consumir. Se não é a tua preferida, há formas de a tornar mais agradável ao teu paladar: podes aromatizá-la de forma natural, adicionando um pedaço de fruta, como limão, laranja, morangos, ou com hortícolas, especiarias ou ervas aromáticas, bem lavadas previamente.


Como Deves Proceder com o Transporte de Alimentos

Em primeiro lugar, se estás a planear fazer um piquenique saudável, deves confirmar se tens recipientes adequados e em quantidade suficiente para separar todos os alimentos consoante a necessidade e, pois claro, separar bem os frios dos quentes. Deves, igualmente, considerar o local onde irá ficar o teu carro – se fores nesse meio de transporte, visto que isso pode ter influência na forma como acondicionas os alimentos e os equipamentos de que precisas para tal.


Durante o Piquenique: O Que Deves Fazer

No local escolhido para fazeres o piquenique deves verificar se existe um local fresco para colocar os alimentos, antes de servir. E, depois, todos devem lavar muito bem as mãos com água e sabão ou, se não houver, com solução desinfetante. Prepara o local como pretenderes, coloca todos os utensílios em local de fácil acesso e só no final de tudo isso deves disponibilizar os alimentos de maior risco do frio - imediatamente antes de comer.


Medidas de Higiene e Segurança

A limpeza das mãos e das superfícies utilizadas para o piquenique é, atualmente, mais importante do que nunca. Afinal, tentar viver uma normalidade possível não significa que a pandemia já passou e não temos de conviver com um vírus que nos obriga a continuar a ser cautelosos.

O uso de máscara depende do local onde te encontras e das regras estabelecidas para o mesmo. Depois, deves colocar o teu bom senso à prova: se o piquenique é com pessoas que não fazem parte do teu agregado familiar, então, o uso de máscara – por muito incómodo que possa ser – é o mais indicado.

O distanciamento social é igualmente importante. Seguramente o local escolhido para fazer o piquenique é de grandes dimensões e permite-te ficar num qualquer cantinho mais tranquilo e sem ajuntamentos.

Por falar em ajuntamentos, isso leva-nos a outra questão: não é possível reunir grupos com mais de 10 ou 20 pessoas, dependendo da zona do país onde te encontras e de acordo com estado imposto e respetivas regras – pelo bem de todo, respeita-as.

As restantes dicas não são novas, mas nunca é demais relembrar: deves colocar com frequência protetor solar e repelente, principalmente no caso de teres alguma alergia a picada de inseto.

Aproveita este momento ao ar livre para descontrair, relaxar, mas também para mexer o corpo e fazer algum exercício físico praticamente sem dares por isso, como fazer caminhadas ou jogos.

Diverte-te, sempre em segurança.


Fonte: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde: “Recomendações para um piquenique ainda mais saudável”  

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.