PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
O verão pede para sairmos de casa, que passemos mais tempo ao ar livre com as pessoas que nos são queridas. Para isso, um piquenique saudável é uma excelente ideia.
Nunca o tempo ao ar livre foi tão desejado. Depois de meses fechados em casa por causa do confinamento estipulado pelo Governo, o que mais queremos é poder aproveitar o verão, o calor e os dias mais longos e fazer um piquenique saudável é uma excelente forma de o conseguir.
Podemos usufruir de espaços na Natureza, com tudo de positivo que isso traz para o nosso espírito e bem-estar, reunir os amigos ou a família mais próxima, respeitando sempre as normas de segurança impostas e as regras do local onde se encontra.
Mas é também uma excelente oportunidade de comer alimentos mais saudáveis, mais leves, mais frescos.
Tudo o Que Precisas de Saber Para Fazer um Piquenique Saudável
Partilhamos, então, contigo algumas recomendações e cuidados, de acordo com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde. São indicações importantes, de modo a evitar problemas de saúde e usufruir sem risco desta prática.
Tipo de Alimentos que Deves Privilegiar
Nos dias de calor o que mais apetece comer são pratos frios ou pratos feitos no dia anterior, que possam ser consumidos à temperatura ambiente.
A fruta é um excelente alimento a incluir, não só do ponto de vista nutritivo, como também do ponto de vista da hidratação, por ser rica em água. Além disso, é fácil de transportar.
De igual modo, os hortícolas, cozinhados ou crus, bem lavados, como saladas ou em palitos - cenoura, pepino, courgette… - são opções práticas e saudáveis.
Ainda que te possa apetecer, deves ter cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas ou bebidas excessivamente açucaradas ou com cafeína, porque só te farão sentir mais sede. A água deve ser sempre a bebida que mais deves consumir. Se não é a tua preferida, há formas de a tornar mais agradável ao teu paladar: podes aromatizá-la de forma natural, adicionando um pedaço de fruta, como limão, laranja, morangos, ou com hortícolas, especiarias ou ervas aromáticas, bem lavadas previamente.
Como Deves Proceder com o Transporte de Alimentos
Em primeiro lugar, se estás a planear fazer um piquenique saudável, deves confirmar se tens recipientes adequados e em quantidade suficiente para separar todos os alimentos consoante a necessidade e, pois claro, separar bem os frios dos quentes. Deves, igualmente, considerar o local onde irá ficar o teu carro – se fores nesse meio de transporte, visto que isso pode ter influência na forma como acondicionas os alimentos e os equipamentos de que precisas para tal.
Durante o Piquenique: O Que Deves Fazer
No local escolhido para fazeres o piquenique deves verificar se existe um local fresco para colocar os alimentos, antes de servir. E, depois, todos devem lavar muito bem as mãos com água e sabão ou, se não houver, com solução desinfetante. Prepara o local como pretenderes, coloca todos os utensílios em local de fácil acesso e só no final de tudo isso deves disponibilizar os alimentos de maior risco do frio - imediatamente antes de comer.
Medidas de Higiene e Segurança
A limpeza das mãos e das superfícies utilizadas para o piquenique é, atualmente, mais importante do que nunca. Afinal, tentar viver uma normalidade possível não significa que a pandemia já passou e não temos de conviver com um vírus que nos obriga a continuar a ser cautelosos.
O uso de máscara depende do local onde te encontras e das regras estabelecidas para o mesmo. Depois, deves colocar o teu bom senso à prova: se o piquenique é com pessoas que não fazem parte do teu agregado familiar, então, o uso de máscara – por muito incómodo que possa ser – é o mais indicado.
O distanciamento social é igualmente importante. Seguramente o local escolhido para fazer o piquenique é de grandes dimensões e permite-te ficar num qualquer cantinho mais tranquilo e sem ajuntamentos.
Por falar em ajuntamentos, isso leva-nos a outra questão: não é possível reunir grupos com mais de 10 ou 20 pessoas, dependendo da zona do país onde te encontras e de acordo com estado imposto e respetivas regras – pelo bem de todo, respeita-as.
As restantes dicas não são novas, mas nunca é demais relembrar: deves colocar com frequência protetor solar e repelente, principalmente no caso de teres alguma alergia a picada de inseto.
Aproveita este momento ao ar livre para descontrair, relaxar, mas também para mexer o corpo e fazer algum exercício físico praticamente sem dares por isso, como fazer caminhadas ou jogos.
Diverte-te, sempre em segurança.
Fonte: Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde: “Recomendações para um piquenique ainda mais saudável”