x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Fitness UP Logotipo
Fitness
03/05/2021

Deload: O Que é e Quais os Benefícios para quem Treina

Deload: O Que é e Quais os Benefícios para quem Treina

Essencial para ajudar a prevenir lesões e continuar a evoluir nos treinos, o deload deve fazer parte da rotina de quem treina regularmente. Vê como e porquê.

Assumimos a prática desportiva como algo que deve ser feito regularmente – e bem. Todavia, abrandar o ritmo pode ser benéfico em determinadas situações: a isso chamamos deload. Trata-se, então de um período fundamental para quem pensa nos treinos a longo prazo e que consiste em proporcionar um maior descanso durante um tempo, face às restantes semanas de treino.

Pode, igualmente, ser entendido como um bom período para recuperar de momentos de treino mais intenso e reforçado, de modo a ganhar força e motivação para um novo ciclo que se aproxima. 


A QUEM É RECOMENDADO O DELOAD?

Visto que o deload se trata de uma forma de recuperação ativa é mais indicada para pessoas que treinam com muita frequência semanal, a um alto nível. Portanto, pode ser recomendado a desportistas profissionais ou até amadores que treinem praticamente todos os dias – ou até mesmo todos os dias, sempre com intensidade forte.

Esta rotina de treinos frequentes diminui o tempo de recuperação, o que poderá trazer alguns problemas, como por exemplo uma sobrecarga no sistema nervoso sensorial, que pode levar a sensações de cansaço extremo e até a impasses no treino.

No entanto, cada caso é um caso e, se tiveres dúvidas sobre se o deload é adequado para ti, então, podes contar com o apoio e ajuda dos profissionais Fitness UP. 


SINAIS DE QUE PODES PRECISAR DE FAZER DELOAD

Existem alguns sinais que podem indicar que está na altura de mudar a forma como treinas ou a regularidade. Atenta:

* Não vês progressos na tua performance desportiva;

* Estás com menor disposição para treinar;

* Sentes-te mais cansado do que o habitual;

* Custa-te fazer as restantes tarefas do dia a dia;

* Dormes pouco e/ou mal;

* Tens dores articulares e/ou musculares frequentemente.


COMO PODES FAZER UM DELOAD?

Se achas que esta pode ser uma alternativa para ti, então, deves saber que existem diferentes formas de fazer deload. Tudo para que não sobrecarregues o corpo e, ao mesmo tempo, possas continuar a treinar.


1. Baixa a Carga

Reduzir a carga em cada exercício é fundamental. Além de que isso te irá permitir focar mais na componente técnica dos exercícios. 


2. Diminui o Volume de Treino

Podes também diminuir o número de repetições ou de séries realizadas. E já que o estás a fazer, esta é uma excelente oportunidade de te concentrares na execução dos exercícios e aperfeiçoares-te.

Assim, poderás corrigir qualquer mau hábito que tenhas e que pode até ser um dos motivos pelos quais te sentes mais cansado ou com mais dores. 


3. Mudar de Exercícios

Se costumas fazer sempre os mesmos exercícios, está na altura de mudar. Porém ao mudar, escolhe exercícios mais leves e que exijam menos esforço do corpo. 


4. Faz Cardio Suave

Tenta inserir mais exercícios de treino cardiovascular leve ou moderado, evitando as atividades de alta intensidade.


5. Treina a Tua Ligação Mente-Corpo

Não é por acaso que o ditado “mente sã, em corpo são” é, muitas vezes, usado como ideal para um estilo de vida equilibrado. Durante o período de deload podes aproveitar para fortalecer, então, a relação mente-corpo e tornar-te, a todos os níveis, mais forte, mais focado, mais capaz. 


Benefícios do Deload

O deload é mais importante do que possas imaginar, independentemente de quais sejam os teus objetivos: melhorar a performance, perder peso ou ganhar massa muscular. Este método ajuda a recuperar os níveis hormonais, metabólicos, musculares e neurológicos. Consequentemente, tal ação vai trazer grandes benefícios na prossecução dos teus objetivos desportivos. Como tal, fazer deload é importante para melhorar o teu rendimento e resultados.

Além disso, o deload permite evitar lesões, na medida em que esforçar o corpo numa altura em que ele já está mais fragilizado é tudo o que não deves fazer. Abrandar o ritmo e descansar é, como tal, imprescindível. 

x
Aguarde, a enviar contato!
x
SUBSCREVER
NEWSLETTER!
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO
SÁBADO, DOMINGO E FERIADO
LIVRE

AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

x
QUERES ADERIR?
NÓS LIGAMOS-TE GRÁTIS!
Aguarde, a enviar contato!