PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Queres trilhos de bicicleta fáceis? Chegaste ao sítio certo. Preferes trilhos mais ousados? Este artigo também é para ti. Entre ecovias, ciclovias e percursos de BTT, o nosso país tem muito para oferecer. Pedala pelos melhores trilhos de bicicleta em Portugal e encontra a dose certa entre cicloturismo e adrenalina.
Desculpa o tom paternalista. Mas há duas ou três coisas (talvez um pouco mais) que é melhor relembrar antes de te fazeres à estrada. Para descobrires os melhores trilhos de bicicleta em Portugal com toda a segurança, segue estas dicas:
Ready? Garante que fazes check a estas sugestões. Só depois estarás preparado para explorar os melhores trilhos de bicicleta em Portugal. De lés a lés, aqui vamos nós!
A Ecopista do Dão é o grande destaque na categoria "trilhos de bicicleta para famílias". São cerca de 50 km, entre Santa Comba Dão, Tondela e Viseu. Durante 4h30 de viagem, reinam os bosques e os carvalhos. Virado para poente, vês a Serra do Caramulo. Já do lado nascente, tens a Serra da Estrela.
O percurso ocupa o espaço de uns antigos caminhos de ferro. Atualmente pavimentado e fechado ao trânsito, é uma oportunidade para conheceres as ex-estações e apeadeiros da região. Sem dúvida um dos melhores trilhos de bicicleta em Portugal.
Vais conhecer: Marmitas Gigantes do Dão, Miradouro das Vinhas do Dão e Serra, Túnel de Santa Catarina.
Se queres percursos de bicicleta no norte de Portugal, a Ecovia do Rio Lima pode bem ser a tua resposta. Os 70 km que separam Viana do Castelo e Arcos de Valdevez oferecem-te seis trilhos cicláveis por onde escolher. Assim, podes optar por um passeio mais curto ou mais longo:
Vais conhecer: Vilas minhotas, Ponte sobre o Rio Lima.
Os melhores trilhos de bicicleta em Portugal também passam pela praia. Bem perto do Osso da Baleia, começa a Ciclovia da Estrada Atlântica. Os 70 km vão levar-te da Mata do Urso até às Caldas da Rainha. Pelo meio, tens pinhal, oceano e as ondas gigantes da Nazaré. Se adoras trilhos de bicicleta com vista para o mar, não percas este percurso.
Vais conhecer: Lagoa da Ervideira (ótima para windsurf), Capela dos Pescadores na Praia da Vieira e Arte de Xávega (pesca tradicional).
Quem disse que o Algarve era só praia? Um dos melhores trilhos de bicicleta em Portugal percorre três sub-regiões algarvias. No total, são 78 km de percurso, onde se destaca uma paisagem única: do alto de Castro Marim, tens vista sobre as salinas. Admira o cenário e entende por que razão lhe chamam "ouro branco".
Vais conhecer: Aldeias da Junqueira, Azinhal, Alcaria e Odeleite. Visita também o Museu do Rio em Guerreiros do Rio e aproveita a praia fluvial de Alcoutim.
É para pedalar sem parar? O que dizes a 600 km, entre as aldeias de Castelo Mendo e Almeida? No total, passas por 12 aldeias da região oriental e, ainda, por alguns dos mais famosos trilhos de BTT em Portugal.
Para este desafio, vais precisar de uma bicicleta de montanha. Só assim, poderás fazer frente tanto à terra batida como ao asfalto. O percurso é circular. Inclui castelos medievais e natureza em estado puro.
Vais conhecer: Parque Natural do Douro Internacional, Parque Arqueológico do Vale do Côa, Parque Natural do Tejo Internacional e Parque Natural da Serra da Estrela.
Estás por Cascais? Aproveita os trilhos de bicicleta com vista para o mar. Junto à Praceta do Farol de Santa Marta, começa a Ciclovia do Guincho. Os nove km de extensão estão marcados num piso a vermelho para tua segurança. Aqui, a natureza é chamada "Boca do Inferno". Aprecia a vegetação e sente a sua força. Chegado à Praia do Guincho, podes estender a toalha e nadar.
Vais conhecer: Fortes, Farol de Santa Marta, Farol da Guia, Farol do Cabo Raso e arribas.
Esta sugestão é um pouco diferente. Por um lado, pode ter motivações religiosas. Por outro, ultrapassa as fronteiras do país. Já adivinhaste o destino? Santiago de Compostela, pois claro!
O Caminho Português da Costa é tão incrível que é mesmo obrigatório tê-lo em qualquer lista dos melhores trilhos de bicicleta em Portugal. O trajeto começa no Porto e atravessa 10 concelhos em território nacional: Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.
No Estuário de Rías Baixas, atravessas a fronteira até nuestros hermanos. E é precisamente a partir de Pontevedra que começas a rumar em direção a Santiago de Compostela. Atenção: alguns dos troços são partilhados com peões.
Vais conhecer: Aldeias Piscatórias do norte de Portugal, praias paradisíacas, Catedral de Santiago de Compostela.
Fãs de trilhos de BTT em Portugal, esta é para vocês. A partir de Odemira, tens 38 percursos, muitos deles circulares. A região aposta fortemente no cicloturismo, pelo que é fácil alugares uma bicicleta pelo caminho.
Para uma experiência desafiante, explora o trilho Touring Bike. Desde os aeroportos de Lisboa e Faro, são 500 km não sinalizados. E, para uma experiência pensada ao pormenor, aproveita a tua condição de ciclista: agarra os descontos exclusivos em alojamento. Só por isso, a Rota Vicentina já merece entrar na lista dos melhores trilhos de bicicleta em Portugal.
Vais conhecer: Florestas, vilas e aldeias.
Descobrir os melhores trilhos de bicicleta em Portugal não é apenas uma questão de turismo ou aventura. Na verdade, o ciclismo também tem benefícios para o corpo e para a mente. Segundo um estudo da Universidade de Birmingham, pedalar é mesmo capaz de desacelerar os efeitos do envelhecimento. Além disso, é meio caminho andado para acelerares uma série de outras vantagens, tais como:
Queres aproveitar estas vantagens, mas não tens a confiança necessária para andar de bicicleta? Tudo bem. Para começar, podes experimentar aulas de cycling e agarrar todos os benefícios na mesma. Claro que prescindes de paisagens deslumbrantes e de respirar ar puro.
Ainda assim, estas aulas estão, sem dúvida, entre as mais divertidas do ginásio. E, quem sabe, mais tarde até poderão motivar-te para explorares os melhores trilhos de bicicleta em Portugal. Junta-te à Tribo UP e começa já a pedalar!
O nosso país oferece uma série de percursos cicláveis, que variam entre montanhas, aldeias, florestas e praias. As rotas de ecopistas em Portugal chamam os amantes da natureza. Já os trilhos de BTT captam os mais apaixonados pelo desporto de aventura. Feitas as contas, há trilhos de bicicleta fáceis e desafiantes. Numa frase, há ciclismo para todos os gostos.
Antes de partires à aventura, estuda bem o teu percurso. Avalia o nível de dificuldade e garante que tens a capacidade necessária para responder ao desafio. E nunca te esqueças: consulta sempre as previsões meteorológicas. Prefere as horas de menos calor e, se o passeio se estender até à noite, certifica-te de que existe iluminação. Nesse caso, também deves usar um colete refletor e instalar luzes de presença.
Em cada quilómetro do percurso, compromete-te a deixar apenas as tuas rodadas. Não passes por cima de plantas e guarda ou recicla o lixo que produzires. O cicloturismo é também uma forma sustentável de fazeres desporto.
Garantidas todas as condições de segurança e de proteção ambiental, resta-te aproveitar os melhores trilhos de bicicleta em Portugal. Explora o nosso cantinho à beira-mar plantado e conta-nos como foi!
Sobre o autor: Vítor Santos - Diretor Técnico do Grupo Fitness UP desde 2018 com vasta experiência na área de Personal Training e reconhecido, em 2013 e 2014, como Personal Trainer de referência nacional no 1º e 2º Congresso Nacional de Gestão de Health Clubs, respetivamente.