PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Quantas vezes as vinte e quatro horas de cada dia parecem não chegar para tudo? Entre ir ao escritório, almoçar à secretária entre reuniões, sair depois da hora, enfrentar o trânsito e ir buscar os miúdos à escola... Ou, se ainda não estás nessa fase da tua vida, estudo e mais estudo, épocas de exames, socializar na esplanada com amigos... E, claro, os preciosos momentos para ir ao FitnessUP mais próximo das tuas andanças quotidianas.
E quanto mais acelerado for o teu dia a dia, mais importância têm os momentos de descompressão, certo? Mas e se mudássemos a narrativa: as tarefas e obrigações mantêm-se, mas a tua atitude será diferente. Ou seja, cria o hábito de tomares chás calmantes, seja durante o dia ou à noite, e ainda que "a casa esteja a arder", sentires-te-ás mais calmo, relaxado e com maior clareza mental.
Então, se queres pôr uma parte do stress de lado, este artigo é mesmo para ti. Fica a conhecer os melhores chás e infusões calmantes.
Nervosismo, ansiedade, stress, inquietude, insónias… Já passaste por alguma destas situações? Certamente e não estás sozinho. Afinal de contas, são problemas muito comuns na sociedade contemporânea e uma boa forma de tentar controlá-los é recorrendo ao consumo de chás calmantes.
Ainda que já se encontrem disponíveis no mercado suplementos alimentares naturais que ajudam a acalmar e a ter um sono mais reparador, como a melatonina, os chás, além de terem o mesmo efeito, têm os sabores mais variados, aquecem corpo e alma (ou refrescam, se lhes adicionares umas pedras de gelo ou os deixares no frigorífico) e podem evitar que recorras a medicamentos.
E, nesse sentido, têm menos efeitos secundários associados e não provocam dependência. Porém, aconselhamos prudência no seu consumo. Ou seja, aconselha-te junto de especialistas para te assegurares que não interferem em nenhuma condição médica de que possas padecer.
Apresentamos-te agora os principais benefícios dos chás calmantes:
Já ficaste a conhecer os inúmeros benefícios que os chás calmantes têm e que te podem ajudar a experienciar a vida de forma mais tranquila. Deixamos-te uma outra dia: se te sentes ansioso, recomendamos que, a par da ingestão de chás calmantes, reduzas o consumo de café. Existem chás com propriedades energéticas semelhantes e que não te aceleram tanto o organismo.
E a verdade é que fazer chá não tem nada que saber: basta seguires as indicações das embalagens em relação a quantidades, tempos de infusão e se deves colocar as ervas (caso não optes por saquetas) na água a ferver ou antes de ferver. Podes, também, informar-te numa ervanária.
Então, fica a conhecer as receitas vencedoras das melhores infusões e chás calmantes.
Saborosa, nutritiva e relaxante: assim é a mistura de camomila com a frescura da hortelã, duas ervas com propriedades terapêuticas e que, juntas, potencializam os efeitos de ambas.
A camomila é rica em apigenina, um composto natural com propriedades relaxantes. Além disso, tratando-se de duas ervas ricas em vitamina A, elas atuam como antioxidantes e são ótimas para ajudar a sentires-te melhor em situações de stress e ansiedade.
A água de rosas é usada há séculos com diversos fins, incluindo até em óleos essenciais, dado que as pétalas de rosa têm demonstrado um potente efeito relaxante a nível da ansiedade, do processo digestivo, do alívio das dores menstruais e também para a pele, por exemplo.
O chá de rosas resulta de uma mistura suave de pétalas e chá preto chinês, que lhe confere um caráter floral doce. Vai deixar-te alma e corpo reconfortados.
A lavanda é uma excelente planta para ajudar a tratar problemas como insónia, ansiedade, stress e até a aliviar dores de cabeça.
Tal acontece porque é plena em propriedades tranquilizadoras, que ajudam a relaxar os músculos e a mente. Para obter um efeito calmante superior, podes combinar a lavanda com camomila. Uma sugestão: experimenta adoçar com mel!
O chá de matcha é feito a partir das folhas mais jovens do chá verde camellia sinensis, que são protegidas do sol e depois transformadas em pó, permitindo conseguir uma maior concentração de cafeína, teanina e clorofila. A teanina tem uma particularidade especial: apesar de se tratar de uma substância calmante, não provoca sonolência nem falta de atenção. Todos estes são ingredientes que fornecem antioxidantes ao organismo, ajudando na sensação de bem-estar generalizado. Além disso, permite promover estados de relaxamento e alívio do stress.
Por outro lado, a matcha contém cafeína. Ainda que em muito menor percentagem do que o café, aconselhamos-te moderação no seu consumo.
Nos últimos anos, a valeriana ganhou fama na sua utilização em suplementos naturais para dormir. Como chá, a planta não é muito conhecida nem das mais populares, porém é incrível o que ela pode fazer por ti em momentos de stress, ataques de pânico e ansiedade, dado que possui propriedades sedativas, calmantes e alivia tensões musculares.
O maracujá tem um grande efeito calmante. Como tal, a nossa sugestão é recorrer ao chá de flor de maracujá, porque se trata de uma bebida muito relaxante, por ser rica em flavonoides e alcaloides. Este componente atua no nosso sistema nervoso e ajuda a acalmar em diversas situações, nomeadamente em casos de défice de atenção e hiperatividade.
Quando pensamos em alecrim não nos lembramos do chá, mas sim do tempero muito usado para temperar carnes, risotos e massas. Porém, o uso desta erva rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio e potássio pode ser também aplicado na preparação de bebidas relaxantes e digestivas (excelentes para má digestão e inchaço abdominal). Podes preparar o chá com ervas frescas ou secas.
Uma das infusões mais usadas no nosso país (os avós têm-na sempre em casa, não é?). Trata-se de uma erva rica em fibra e inclui também na sua composição ácido rosmanírico, uma substância fenólica com propriedades relaxantes, antiespasmódicas e ansiolíticas, ajudando, tal como os restantes chás calmantes, a combater as insónias e facilitar um descanso mais profundo e reparador.
Também conhecido como chá de hipericão, a erva de São João é muito utilizada como infusão para fins terapêuticos em questões de ansiedade e também de depressão leve. Portanto, é um chá que promove a calma e, além disso, é também um ótimo aliado para aliviar dores musculares e articulares. Ou seja, mais um ótimo chá calmante para tomares depois dos teus treinos.
O chá de ginseng é usado desde há milhares de anos na medicina tradicional chinesa, sendo originário da região da Ásia. Existem vários tipos diferentes de ginseng (um dos mais difundidos no Ocidente é o ginseng indiano, popularmente conhecido por ashwagandha, um superalimento).
A sua raiz é usada fresca ou seca e pode ser usada em pó ou pedaços (como no caso do gengibre). Entre as suas vantagens para a saúde contam-se a melhoria do humor, da energia e da resistência, pelo que, novamente, é excelente para quem treina.
Além disso, tal como não poderia deixar de ser, reduz o stress e a ansiedade, pois estimula a produção de dopamina. Também evitar doenças cardiovasculares (ao equilibrar os níves de colesterol) e fortalece a memória e a concentração.
Como vês, existem formas super naturais de equilibrar o teu estado de espírito e ajudar-te a recentrar no meio da correria do dia a dia. Em vez de recorreres a químicos, podes dar preferência a chás calmantes que, além de te tranquilizarem corpo e alma, têm inúmeras outras propriedades associadas. Para tal, segue as nossas receitas simples e práticas e que certamente te vão ajudar a sentir melhor, um dia de cada vez. Para finalizar, reforçamos a importância de te aconselhares previamente junto de um especialista, pois, apesar de naturais, as ervas podem criar interações medicamentosas ou prejudicar determinadas condições de saúde.
Então, descobre este mundo de paz e tranquilidade com consciência!