Imagem preloader

A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
12/06/2025

Vais Dar o Nó? 8 Dicas para um Casamento Ecológico

Imagem - Vais Dar o Nó? 8 Dicas para um Casamento Ecológico

E se o dia mais incrível da tua vida for também espetacular para a vida do planeta? Fazer um casamento ecológico não é só uma moda: é também uma oportunidade de te diferenciares na multidão, enquanto proteges o ambiente. Além disso, pode também sair-te mais em conta.

Para uma cerimónia mais barata e eco-friendly, segue estas dicas.

 

Mas Antes... o Que É um Casamento Ecológico?

Sustentável, amigo do ambiente ou desperdício zero. Qualquer que seja a definição, a ideia é sempre a mesma: um casamento ecológico é uma cerimónia ambientalmente responsável em todas as fases do processo. A melhor parte é que não é algo exclusivo de ambientalistas. O casamento ecológico está ao alcance de todos os noivos que se preocupam com o ambiente. Para isso, devem seguir 3 regras fundamentais:

  1. Reduzir. Faz uma lista com tudo o que precisas. Depois, verifica se tudo é realmente essencial. Se houver algo que queiras ter no casamento apenas por capricho ou porque é o teu grande sonho, pesa entre a tua felicidade, a futura memória desse dia e a pegada que queres deixar no planeta. Por vezes, os sonhos sobrepõem-se à consciência ecológica, claro. Mas, antes de tomares uma decisão precipitada, verifica se vais ou não ficar com um peso na consciência. O teu dia, os teus limites;
  2. Reutilizar. Esta é fácil: prefere produtos reciclados;
  3. Reciclar. Confirma se os materiais têm ou não uma segunda vida após a cerimónia. Optar por produtos que não sejam descartados é sempre melhor.

 

Estas Regras São Mesmo Obrigatórias?, Perguntas Tu

Ora, se a tua ideia é organizar um casamento ecológico, ficarás mais perto do teu objetivo ao cumpri-las. Já se a dado momento te desviares um pouco das normas, também não te culpes. Mas toma cuidado: avalia bem o risco de te estares a afastar completamente da tua missão. A boa notícia é que, regra geral, os noivos ecológicos não têm de abrir mão dos seus planos principais em função de escolhas mais amigas do ambiente.

 

1. Roupas: Alugar, Fazer à Medida ou Criar com as Próprias Mãos?

Noivos

Sabias que a moda é uma das indústrias mais poluentes no mundo inteiro?

Pois é, por isso, a primeira dica - e por muito que te custe a ler - é alugarem a vossa roupa de casamento. Espaços como o Vou Casar ou a iLon permitem-te encontrar as peças intemporais que sempre quiseste a um preço que nem sonhaste. Há opções para noivos e noivas, incluindo acessórios.

Recusas-te a casar com roupa alugada? Para um casamento ecológico, podes sempre bater à porta de ateliers que façam vestidos e fatos à medida. Na hora de escolher, opta por tecidos orgânicos.

Adoras projetos DIY e até tens jeito para o crochê? E se fizesses a tua roupa de casamento com as tuas próprias mãos? Icónico!

Convidados

Do lado dos convidados, também se aplica a sugestão de alugar roupa. Neste caso, aconselhamos-te a explorar as lojas online Big Closet e Rent a Char. Ambas têm opções coloridas, mais sofisticadas e mais descontraídas. Investe algum tempo na pesquisa e arrasa na festa sem arrasar o planeta!

Se fores noivo ou noiva, considera também a possibilidade de deixar uma nota no convite de casamento, incentivando os convidados a reutilizarem uma roupa que já tenham.

 

2. Convites: é Mesmo Preciso Mandar Imprimir?

Já pediste orçamentos para os convites? São caros, não são? 

Para poupar na carteira e no ambiente, a melhor opção é enviar convites digitais. Até podes criar um site gratuito e inserir todos os conteúdos que quiseres, incluindo um jogo divertido ou um vídeo com uma mensagem cómica dos noivos.

Na Internet, não faltam recursos prontos a personalizar. Começa por explorar estas páginas:

Pensa nisso e deixa os convites físicos para aqueles familiares que não têm mesmo acesso à Internet.

 

3. Transporte: Bora Todos Juntos?

Os noivos ficaram a dormir pertinho do lugar onde se realiza a cerimónia? Para um casamento sustentável, recusem chegadas em limusinas, carochas antigos e outros que tais. Vão a pé! Ou, se quiserem surpreender toda a gente, que tal uma chegada de bicicleta ou a cavalo? Por muito tolas que te pareçam estas ideias inicialmente, dá-lhes uma oportunidade! Vais ver que têm um fundo maravilhoso!

Já agora, a cerimónia e o copo-de-água são em locais muito distantes um do outro? O melhor mesmo é alugar um autocarro elétrico que garanta as deslocações de grupo. Compara orçamentos no site da Shutlx.

 

4. Local: uma Venue em Harmonia com a Natureza

Campo ou praia? Se estás a pensar num casamento amigo do ambiente, talvez seja importante para ti estar num ambiente natural, verde e tranquilo. Neste ponto, nem se trata tanto de ecologia pura e dura. Na prática, a escolha do local é mais um modo de viver a vibe de um casamento ecológico em toda a sua plenitude. 

Sabes o que isto significa, não é? Talvez tenhas de te casar pelo civil e não fazer uma cerimónia religiosa, já que as cerimónias religiosas exigem a presença dos noivos numa igreja.

 

5. Decoração: Deixa as Flores Frescas Viver

E se os convidados soprarem dentes-de-leão em vez de atirarem arroz? E se a passadeira dos noivos for feita com verdura e velas? Usar flores frescas é dispendioso e não contribui em nada para um casamento ecológico. Assim, o musgo e as heras podem ser uma alternativa bonita e amiga do ambiente.

Queres muito ter flores na cerimónia? Reserva-as para algo mais especial, como o bouquet da noiva e a lapela do noivo.

 

6. Almoço: um Dia Perfeito para o Veganismo

Seating plan

Para quê criar uma estrutura com informação personalizada que só tem utilidade no dia do casamento? Optem, por exemplo, por um painel de cortiça, com as listas afixadas em papel reciclado.

Queres levar a ideia de casamento ecológico ao extremo? E se não houver lugares marcados? O almoço do teu casamento pode ser volante. Easy breezy!

Mesas

Queres muito ter caminhos de mesa? Usa verduras, ráfia ou velas. Evita sempre os jarros de flores. Por último, deixa apenas uma ementa em cada mesa. Os convidados podem ir rodando o papel entre si e fazer disso um bom desbloqueador de conversa!

 

7. Copo-de-Água: Pensa em Todos os Pormenores

Não te fiques pela primeira equipa de catering que te aparecer. Vê bem as tuas opções e dedica algum tempo a tomar decisões ambientalmente responsáveis. Num casamento ecológico, as refeições devem guiar-se por alguns princípios-chave:

  • Escolhe produtores locais;
  • Prefere produtos da temporada (saladas e pratos frios ficam bem no verão, assados e gratinados combinam com o inverno);
  • Aposta em pratos vegan, incluindo o bolo dos noivos.

 

8. Prendas para os Convidados: Lembranças com Sentido e Sentimento

Os charutos em caixas de plástico já eram! Pins com a data do casamento? Quem vai usar isso? A boa notícia é que há uma série de prendas marcantes e que fazem match com um casamento ecológico. Olha só estes exemplos:

  • Sementes. Quem semeia carinho, cultiva amor;
  • Alimentos típicos da região dos noivos. Venha daí esse pão-de-ló ou esse folar;
  • Frascos de doce ou mel caseiro. O teu tio é produtor de mel? Tu próprio fazes um doce de figos de comer e chorar por mais? Ora aí tens a tua solução para surpreender os convidados, dar uma prenda útil e ainda movimentar a economia familiar.

 

Dicas Extra: Anota Já Estas Sugestões

Pensavas mesmo que as dicas para um casamento sustentável ficavam por aqui? Há muito mais por onde proteger o ambiente:

  • Usem guardanapos de pano em vez de guardanapos de papel;
  • Disponibilizem ecopontos para a separação do lixo do casamento;
  • Marca uma data para a confirmação das presenças, de forma a não desperdiçares recursos;
  • Faz a cerimónia e o copo-de-água no mesmo edifício ou espaço;
  • Começa a cerimónia perto da hora de almoço e termina a festa junto ao pôr do sol, para usar ao máximo a luz natural. Se tiveres de recorrer a outro tipo de iluminação, opta por luzes LED;
  • Usa um photobooth feito em macramé. Para os acessórios, distribui penas e óculos feitos em cartão reciclado;
  • É mesmo preciso comprar ou alugar mobiliário? Verifica as opções disponíveis no local do evento. Leva mantas e almofadas para a zona lounge.

 

Conclusão: Tudo Pronto para Organizar um Casamento Ecológico?

Lembra-te: o casamento é teu, é vosso. Não tens de contribuir para o desperdício de flores frescas ou para uma quantidade enorme de tubos de escape a funcionar só porque a tua família sonhou com algo grandioso. A verdade é que um grande casamento também pode ser sustentável.

Como noutro tipo de casamento, aqui cada detalhe conta: dos convites às lembranças para os convidados, há muitas decisões a tomar. Longe de tornar o dia menos especial, o pensamento sustentável pode transformar o casamento em algo ainda mais diferenciador e memorável. A cereja no topo do bolo? As cerimónias ecológicas tendem a ser mais económicas e originais.

Ao optares por práticas mais sustentáveis, selas um compromisso com a pessoa com quem vais casar e também com a natureza. Já pensaste que, num dia em que os noivos são o centro das atenções, as tuas atitudes podem inspirar os convidados a ter uma consciência mais verde?

O teu grande dia pode ficar marcado por deixares uma marca positiva no mundo. Viva os noivos!

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO


AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
(exceto clubes com piscina)
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES (exceto com piscina)
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!