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20/07/2020

Dicas simples para corrigir má postura e prevenir problemas de saúde

Dicas simples para corrigir má postura e prevenir problemas de saúde

Fazemos tanto ao longo do dia, muitas vezes, sem o devido cuidado para com o nosso corpo. Fica atento a estas dicas para corrigir má postura e evitares dores de costas.

Ter qualidade de vida é algo que todos desejamos, porque só assim conseguimos viver felizes e continuar a conquistar os nossos objetivos. Infelizmente, isso nem sempre é possível por sensações de mal-estar ou cansaço que podem, muitas vezes, ser ultrapassadas ao corrigir má postura.

A prática desportiva contínua, um regime alimentar equilibrado e saudável e uma rotina menos stressante são pilares fundamentais para prevenir qualquer tipo de sofrimento no presente e no futuro, mas não só. Ter uma postura correta em diferentes momentos da nossa vida é, igualmente, um importante fator a ter em conta para evitar dores e lesões.  Para corrigir má postura, a forma como te sentas, como te posicionas de pé ou até a dormir são extremamente importantes.


Como Corrigir Má Postura Quando Estás Sentado

Se o teu trabalho te obriga a ficares sentado durante longas horas, então, certifica-te de que tens uma cadeira adequada, que te permite encostar totalmente as costas e ficar com os pés apoiados no chão, sem que seja necessário cruzá-los. Se for preciso usar um apoio para os pés, então, usa. Quanto aos ombros, estes devem estar completamente relaxados e os antebraços paralelos ao chão.

A regra de evitar ficar sentado na mesma posição durante muito tempo seguido é também para seguir à risca. Deves fazer intervalos regulares, levantar-te durante uns minutos, caminhar um pouco e fazer uns alongamentos simples, que vão ajudar a prevenir eventuais lesões.


Manter Uma boa Postura Em Pé

Para quem passa muito tempo de pé, também é importante manter as costas direitas para evitar aquelas dores lombares ao fim de algumas horas. Toma nota:

* O peso do teu corpo deve ser suportado essencialmente pela parte anterior dos pés. Ainda assim, esta posição pode ser intercalada, isto é, usando os calcanhares ou os dedos dos pés de forma alternada. Além disso, podes também apoiar alternadamente o peso do corpo entre um pé e outro;

* Os joelhos devem ficar ligeiramente flexionados, ao invés de completamente esticados;

* Os pés devem ficar posicionados à largura dos ombros;

* Os braços devem cair naturalmente ao longo do corpo;

A cabeça deve manter-se direita, nem demasiado baixa, nem demasiado elevada. A melhor forma de perceberes é sentir que os lóbulos das orelhas estão alinhados com os teus ombros.


Como Corrigir a Postura ao Dormir

Também a forma como dormes e como te posicionas durante o sono tem muito impacto na tua postura.

Nesse sentido, e principalmente se já tiveres alguma tendência a sentir dores de costas, o ideal é dormires numa posição lateral, com um pequeno travesseiro entre os joelhos e outro que ofereça um bom apoio da cabeça. A coluna deve mesmo formar uma linha reta quando vista de lado.

Se não conseguires dormir nesta posição, podes optar por dormir de barriga para cima, sendo que, nesse caso, deves escolher um travesseiro mais baixo para a cabeça e outro travesseiro deve ser colocado por baixo dos joelhos.

Outras dicas para corrigir a má postura: Por muito incrível que pareça há outros fatores a considerar, que podem estar a contribuir para a tua má postura, dores de costas e aparecimento de lesões.


Peso

O excesso de peso aumenta a carga exercida na coluna, visto que muda o centro de gravidade do teu corpo para a frente, levando a um maior esforço dos músculos da parte de trás do tronco para manter o equilíbrio – e tudo isto acontece sem que te apercebas.

Por outro lado, a magreza extrema também pode ser um problema, na medida em que está associada a perda de massa óssea e, consequentemente, ao potencial aparecimento de osteoporose.


Tabagismo

O tabagismo traz muitos malefícios ao corpo humano, entre os quais o aceleramento do envelhecimento de algumas partes do corpo, como a coluna. Isto acontece, porque a nicotina restringe o fluxo sanguíneo local. De igual modo, o tabaco também aumenta o risco de fratura, visto que impede a absorção do cálcio e perturba a formação de novo tecido ósseo.


Pegar em e Carregar Pesos

Para apanhar um objeto do chão, deves inclinar o tronco sobre o objeto, dobrar os joelhos e apanhar esse mesmo objeto. O que muitas pessoas fazem é dobrar as costas o que é um grande erro.

Ao carregar algo pesado, o objeto deve estar bem encostado ao tronco e os joelhos ligeiramente fletidos.

Estas pequenas mudanças de comportamento surtirão efeitos positivos na tua saúde.

Apesar de todas estas recomendações, se, porventura, tiveres dores recorrentes e que impossibilitem de fazer a tua rotina diária de forma tranquila, então, deves consultar um fisioterapeuta, que irá avaliar a tua condição física e indicar-te os melhores tratamentos e exercícios a implementar, para que te voltes a sentir melhor.


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