Imagem preloader

A CARREGAR...

x
RESGATA O TEU
PLANO DE TREINO
Aguarde, a enviar contato!
x
FALA CONNOSCO
Aguarde, a enviar contato!
x
APOIO AO CLIENTE
Aguarde, a enviar contato!
x
MARCA JÁ O TEU
RASTREIO NUTRICIONAL!
Aguarde, a enviar contato!
Lifestyle
22/05/2025

Exercícios para quem trabalha no escritório: Evita dores e lesões

Imagem - Exercícios para quem trabalha no escritório: Evita dores e lesões

O trabalho no escritório envolve muitas vezes uma rotina com muitas horas sentado em frente ao ecrã do computador, em que existe pouco movimento do corpo e, grande parte do tempo, adotando uma postura inadequada.

A postura incorreta, aliada a uma vida sedentária e sem atividade física regular, levam muitas vezes a problemas de saúde como dores cervicais, síndrome do túnel cárpico, tendinites e lombalgia. No entanto, é possível evitar e combater estes problemas incluindo exercícios simples e leves em pequenas pausas na tua rotina de trabalho.

Descobre aqui alguns exercícios para quem trabalha no escritório, que te ajudarão a prevenir dores e lesões.

 

Problemas Comuns Causados pelo Trabalho no Escritório

  • Dores nas costas e lombalgia
    O trabalho prolongado em escritório, principalmente quando realizado em cadeiras mal posicionadas ou sem apoio lombar, pode provocar dores na zona da lombar. A compressão constante exercida nos nervos da coluna vertebral é uma das principais causas de lombalgia.
  • Tensão nos ombros e pescoço
    A posição sentada com a cabeça inclinada para a frente e ombros curvados é comum entre trabalhadores de escritório. Esta postura causa tensão nos ombros, pescoço e parte superior das costas.
  • Síndrome do túnel cárpico
    A utilização repetitiva de teclado e rato, com uma má posição das mãos e pulsos e sem apoio, pode resultar na compressão do nervo mediano na zona da sua passagem do túnel do carpo, traduzindo-se em dor, dormência, dificuldade de movimento e falta de força do polegar.
  • Problemas de circulação
    Quem trabalha em escritório passa, por norma, muito tempo sentado, o que prejudica também a circulação sanguínea, em especial nas pernas, provocando inchaço e aparecimento de varizes.
  • Fadiga ocular e dores de cabeça
    A exposição prolongada a ecrãs sem pausas adequadas, quer seja de computador, quer de telemóvel, pode levar a vista cansada, olhos secos e lacrimejantes, dores de cabeça frequentes e até dores no pescoço.

 

A Importância de Pausas Ativas

O que são pausas ativas

Pausas ativas são pequenos intervalos durante o período de trabalho, dedicadas a momentos de exercícios leves ou alongamentos, com o objetivo de promover a saúde física e mental, aliviando a tensão muscular, estimulando a circulação, e, assim, prevenindo dores e lesões.

Benefícios físicos e mentais

As pausas ativas não só ajudam a prevenir dores e lesões no escritório, como ajudam a melhorar o foco mental, aumentar a produtividade e reduzir o stress.

Frequência ideal

Para manter a mente mais ativa e desperta, o ideal será realizar estas pausas ativas a cada 60 minutos e praticar exercícios para quem trabalha no escritório durante cerca de 3 a 5 minutos. Estas pequenas pausas ajudarão a manter o corpo em movimento e a evitar a tensão e rigidez muscular.

 

Exercícios para Quem Trabalha no Escritório

Alongamentos para pescoço e ombros

  • Inclinação lateral do pescoço
    Para realizar este exercício deverás estar sentado direito e inclinar a cabeça para um dos lados, tentando encostar a orelha ao ombro. Mantém esta posição por cerca de 20 segundos e repete do outro lado.
  • Rotação de ombros
    Sentado e com as costas retas, eleva os ombros em direção às orelhas e faz movimentos circulares. Repete 10 vezes o movimento circular, rodando para trás e para a frente.
  • Elevação dos braços
    Estica os braços para cima, entrelaça os dedos e empurra as mãos para cima, mantendo esta extensão por 30 segundos. Podes realizar este exercício quer sentado, quer em pé.

 

Alongamentos para costas e lombar

  • Inclinação para a frente sentado
    Com os pés bem apoiados no chão, inclina o tronco para a frente e tenta tocar o chão com as mãos. Relaxa nesta posição por 20 segundos.
  • Torção do tronco
    Sentado direito, coloca uma mão no encosto da cadeira e roda o tronco para esse lado, mantendo esta posição por 15 segundos. Repete o mesmo exercício para o outro lado.
  • Gato-vaca em pé
    Este exercício é bem conhecido pelos praticantes de yoga. Para realizar este exercício em pé, deverás apoiar as mãos na parte superior das coxas e alternar entre arquear e arredondar as costas. Respirar fundo à medida que vais fazendo estes movimentos, vai também ajudar-te a relaxar e acalmar a mente.

 

Exercícios para punhos e mãos

  • Rotação de punhos
    Estende os braços à frente e faz alguns movimentos circulares com os punhos, repetindo em ambas as direções.
  • Alongamentos dos dedos e palmas da mão
    Estica um dos braços, com a palma da mão virada para a frente e, com a outra mão, puxa suavemente os dedos para trás. Repete este exercício com o outro braço.
  • Braços de águia
    Sentado e com a postura correta, estica os braços para a frente, mantendo-os paralelos ao chão e dobra os cotovelos. Em seguida, cruza o braço direito sobre o esquerdo, enfiando o cotovelo direito na curva do cotovelo esquerdo, tocando com as costas das mãos uma na outra. Se possível, encaixa as mãos de forma a tocar com as palmas da mão uma na outra. Levanta os cotovelos e estica os dedos, aguentando nesta posição por 15 a 30 segundos.

 

Mobilidade para quadris e pernas

  • Elevação alternada dos joelhos
    Em pé, levanta o joelho até formar um ângulo de 90 graus, repetindo este movimento 10 vezes para cada perna.
  • Flexão de tornozelos
    Estica e eleva ligeiramente uma perna e move o tornozelo em primeiro lugar para cima e para baixo e, em seguida, em círculos. Repete na outra perna.
  • Agachamento leve apoiado na cadeira
    Apoiando as mãos no encosto da cadeira, faz pequenos agachamentos mantendo sempre o tronco direito. Repete calmamente, pelo menos 10 vezes.

 

Relaxamento visual

  • Técnica 20-20-20
    De 20 em 20 minutos, olha durante 20 segundos para algo que esteja a 20 metros de distância.
  • Palming (palmas sobre os olhos)
    Sentado de forma confortável, apoia os braços numa superfície plana e fecha os olhos, colocando as palmas das mãos sobre os olhos, sem pressionar, e permanece assim por 30 segundos.
  • Exercício de quatros direções
    Senta-te de forma confortável numa cadeira e mantém a cabeça direita. Em seguida, olha o mais longe que conseguires em todas as quatro direções (para cima, baixo, esquerda e direita). Repete este exercício três vezes (movimenta apenas os olhos, mantendo a cabeça sempre na mesma posição).

 

Incorporar estes exercícios para quem trabalha no escritório ajuda a reduzir o desconforto diário e a melhorar a tua disposição ao final do dia.

 

Dicas de Ergonomia no Local de Trabalho

A ergonomia consiste em fazer com que o posto de trabalho se adapte aos trabalhadores, adequando o posto de trabalho de forma a transmitir conforto, segurança e saúde. Descobre algumas práticas ergonómicas que podes adoptar no teu trabalho, juntamente com os exercícios para quem trabalha no escritório:

  • Ajuste da altura da cadeira e monitor

A posição da cadeira é essencial para a ergonomia no escritório. Ajusta a altura da cadeira de forma a que os pés fiquem totalmente apoiados no chão e, se necessário, utiliza um apoio para os pés. Se a tua cadeira não tem apoio lombar, utiliza uma almofada lombar de forma a manter a curvatura natural da coluna.

O monitor deverá estar posicionado ao nível dos olhos, de forma a evitar inclinar a cabeça para cima ou para baixo e, consequentemente, forçar o pescoço. O ecrã deverá estar a uma distância equivalente a um braço esticado, ligeiramente inclinado para trás, conforme a preferência visual.

  • Teclado e rato

A utilização incorreta destes dois elementos poderá causar tensão nos ombros, pulsos e mãos. O teclado deverá estar mesmo à tua frente, com a barra de espaços alinhada ao centro do teu corpo, e estar à altura dos cotovelos, permitindo que os antebraços fiquem paralelos ao chão.

O rato deverá estar posicionado ao lado do teclado e à mesma altura, de forma a evitar esticar demasiado o braço. Poderás utilizar um apoio para o pulso para um melhor posicionamento. Utiliza toda a mão e braço para movimentar o rato, em vez de utilizares apenas o pulso.

  • Importância de uma boa iluminação

A forma como iluminas o espaço também vai ditar uma postura correta no trabalho e influenciar o teu conforto visual. Prefere, sempre que possível, trabalhar com luz natural, já que ajudará a reduzir a fadiga ocular. Se trabalhares com luz artificial, opta por uma luz neutra, que não seja muito forte. Evita reflexos no ecrã e ajusta o brilho no monitor para que seja confortável para os teus olhos. 

  • Alterna entre posições

Mesmo tendo um posto de trabalho ergonómico, pode se tornar desconfortável manter a mesma posição por muitas horas. Se possível, utiliza uma secretária elevatória de forma a poder alternar ao longo do dia entre trabalhar sentado e trabalhar em pé. Realiza pequenos gestos, como esticar as pernas, rodar os ombros ou mexer os pés, de forma a manteres a tua circulação ativa.

 

Como Criar uma Rotina de Bem-estar no Escritório

Criar uma rotina de bem-estar no escritório é muito importante para prevenir dores, adoptar uma postura correta no trabalho e aumentar a tua produtividade. Implementar uma rotina de bem-estar exige disciplina e organização, mas poderá transformar por completo a tua experiência de trabalho em escritório. Segue estas dicas para manter a tua rotina de bem-estar no escritório:

 

Planeia lembretes para te movimentares

Configura lembretes no telemóvel, ou no computador, ou utiliza aplicações para te lembrares de realizar alguns exercícios para quem trabalha em escritório e alongar, a cada 60 minutos. Cada pausa ativa deverá durar entre 3 a 5 minutos e poderá incluir exercícios como alongamentos, mobilidade articular ou pequenas caminhadas no escritório. Estes momentos de pausa ajudam a combater a rigidez muscular e a melhorar a circulação sanguínea.

Escolhe exercícios simples e práticos

Escolhe 3 a 5 exercícios para que trabalha em escritório que consideres fácil de executar no teu local de trabalho e realiza-os nas tuas pausas ativas para quebrar o tempo que estás sentado e aproveitar para ativar os teus músculos.

Integra o movimento nas tuas tarefas diárias

Aproveita todos os momentos em que podes “esticar as pernas”, caminhando até à impressora, deslocando-te ao escritório de um colega em vez de lhe ligar ou optando pelas escadas em vez de utilizar o elevador. Estas pequenas mudanças na tua rotina complementam os exercícios para quem trabalha no escritório e vão contribuir para aumentar a tua atividade física diária e estimular o movimento do teu corpo, sem interferir nas tuas responsabilidade diárias.

Envolve colegas nas pausas ativas

Se trabalhas com colegas no teu escritório, propõe uma pausa ativa coletiva. A realização de exercícios para quem trabalha no escritório em grupo vai motivar e criar uma cultura de bem-estar, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.

Cuida da tua alimentação e hidratação

Uma rotina de bem-estar não consiste apenas no exercício físico. Em conjunto com os exercícios para quem trabalha no escritório, também a tua alimentação e hidratação terão um papel essencial no teu bem-estar. Bebe água regularmente ao longo do dia e opta por snacks saudáveis que ajudem a manter o teu corpo energizado e o teu sistema circulatório a funcionar melhor.

Gere o stress com técnicas simples

Inclui práticas rápidas como exercícios de respiração, mindfulness ou breves meditações para ajudar a aliviar o stress e a melhorar a tua concentração. Estes hábitos, inseridos na tua rotina de bem-estar, vão complementar os exercícios para quem trabalha no escritório e contribuir para a tua saúde mental e para o teu bem-estar geral.

Ajusta o teu ambiente de trabalho

Organiza o teu espaço de trabalho de forma a apoiar uma postura correta, ajustando a altura da cadeira, a posição do monitor, assim como a posição do teclado e apoio para pulsos. Criar um ambiente confortável, combinado com exercícios para quem trabalha no escritório, vai favorecer a manutenção de uma boa postura e reduzir a fadiga muscular.

 

Conclusão

Trabalhar num escritório, passando muitas horas sentado na mesma posição, pode levar a dores, desconforto e lesões, mas não precisa de ser assim! Através de pequenas mudanças de hábitos na rotina de trabalho e incluindo exercícios para quem trabalha no escritório, podes mudar significativamente a tua qualidade de vida e ajudar a prevenir problemas de saúde que afectam cada vez mais pessoas.

Lembra-te, movimentares o teu corpo é essencial para o manteres saudável. Insere pausas ativas no teu dia-a-dia, cuida da tua postura e mantém o teu corpo em movimento mesmo durante o período de trabalho.

Queres aprender mais exercícios para que trabalha no escritório e montar uma rotina de exercício personalizada? Diz-nos o teu objetivo e tem já um plano de treino. Os nossos profissionais especializados podem ajudar-te a cuidar da tua saúde!

x
Aguarde, a enviar contato!
SEGUNDA > SEXTA
09:00 > 11:30
14:00 > 17:00
21:00 > FECHO


AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES
(exceto clubes com piscina)
GINÁSIO HORÁRIO LIVRE
AULAS DE GRUPO BASIC
AULAS VIRTUAIS
AULAS FIIT
AULAS X-PRESS

ACESSO A TODOS OS CLUBES (exceto com piscina)
PLANEAMENTO NUTRIÇÃO SEMESTRAL

A adesão ao plano quinzenal não implica qualquer tipo de fidelização.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

A adesão ao plano anual implica à fidelização pelo período de 52 semanas contínuas e renovação automática, salvo comunicação do contrário.

O pedido de não renovação assim como qualquer alteração ao contrato deverá ser solicitada por escrito com antecedência de 10 dias úteis.

Salienta-se que no decorrer desses dias, na existência de alguma cobrança, não existe o direito de reembolso por parte do Fitness UP.

Para participares não é necessário possuíres o plano de aulas de grupo, nem fazer a marcação prévia.

Basta consultares o mapa de aulas e comparecer no estúdio dinâmico.

As aulas X-press (15min), aulas FIIT (30 min) e aulas Virtuais (50 min) esperam por ti!

As nossas aulas aliam intensidade e diversão! Os melhores treinos pré-coreografados do mundo estão reunidos na tua Tribo UP.

Da Zumba e do Cycling às modalidades Les Mills e EAC System o céu é o limite!

Aulas bombásticas em estúdios doutro mundo.

Trata-se de um complexo vitamínico que ajuda na recuperação muscular e, com o composto de L-Carnitina, auxilia a perda de massa gorda. Existem vários sabores disponíveis.

Nenhum clube para selecionar!
Nenhum clube para selecionar!