PLANO DE TREINO
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Tal como a Internet não serve só para ver gatinhos, o TikTok também não se resume apenas a danças divertidas. Ainda assim, se te apetecer dançar, vai em frente: enquanto testas e repetes até chegares à coreografia perfeita, o teu corpo vai libertando endorfinas e queimando calorias. Resultado: uma nova forma de te mexeres, ativares os músculos e redescobrires a paixão pelo fitness. A verdade é que o TikTok está a revolucionar o mundo do desporto, especialmente entre a geração Z. O fenómeno até já recebeu um nome: GymTok. Nunca ouviste falar? Sabe tudo neste artigo.
Acima de tudo, o GymTok é um centro de inspiração. Dentro do TikTok, milhões de utilizadores da geração Z (aquela que nasceu entre 1995 e 2010) encontram vídeos que juntam o treino físico ao entretenimento. Contas feitas, essas personalidades influenciam diretamente os hábitos de treino e os ideais de corpo perfeito. Para fazê-lo, recorrem a vídeos curtos e envolventes, que costumam incluir:
A estética, a estética e a estética. Os vídeos do GymTok não são típicos vídeos de ginásio. Aqui, dá-se força ao movimento livre em vez de se enaltecer a musculação pesada. Além disso, aposta-se muito na autoajuda emocional. Os vídeos GymTok são criados a pensar num novo tipo de público: resiliente, versátil e que valoriza o bem-estar mental como nenhuma outra geração antes de si.
Quanto à linguagem usada, é acessível e inclusiva. Chegas ao final do vídeo, mesmo a sentir que o teu amigo ou a tua amiga perita em fitness condensou a informação mais relevante, só a pensar em ti.
O GymTok também ocupa o seu espaço em Portugal. E não é muito. Nem pouco. É bastante. A GymToker Sofia Ferreira é a prova disso mesmo. Com mais de 50 mil seguidores, os seus vídeos não mostram apenas os treinos da semana, como ainda incluem receitas vegan e planos de refeição diários.
Ao entrares na página, vais ainda perceber que a Sofia tem diversificado os seus conteúdos: afinal, nem só de fitness se faz o fenómeno GymTok. Surpreendentemente ou não, na página da Sofia, também vais encontrar conteúdos de beleza, moda e lifestyle.
Este é o reflexo de uma geração que quer fazer tudo em todo o lado ao mesmo tempo. Uma geração que não está só preocupada com corpo, mas também com o estilo de vida.
E é por isso mesmo que a tag #gymtokpt é muito mais do que desporto. Para a gen Z, fazer exercício não é só tonificar os músculos, mas sim expandir a mente. É sobre este ponto que te falamos já de seguida!
Basta interagires com as tags #GymTok, #Pilates ou #Callisthenics para que o TikTok te sugue para um ciclo de vídeos nessas temáticas. E acredita: se os vídeos forem criativos, não vais querer sair do loop.
No meio dessas dinâmicas, algumas expressões vão começar a tornar-se familiares, tais como: "core strength", "mobility hacks" e "mental health over muscle". Sabes o que são? Resumimos o mais importante.
Basicamente, esta trend de GymTok mostra que é possível treinar de forma intensa e curta e, ainda assim, garantir um impacto bem visível no espelho. A razão por trás disto? A gen Z quer fortalecer o centro do seu corpo, de forma a melhorar a postura, o equilíbrio e também a prevenir as lesões.
Entre estes vídeos, encontras conteúdos à volta das ideias "5 minutes plank challenge" ou "Core day with me". No fundo, no fundo, são treinos funcionais que costumam incluir:
Ora espreita lá a conta Tiff x Dan.
O GymTok está atento aos desafios desta geração. E quer dar-lhes resposta, através de rotinas curtas e eficazes do estilo "5 minutos para abrir as ancas" ou "Alongamentos para quem passa o dia sentado". Estes "mobility hacks" podem também ser aplicados antes e depois dos treinos, como forma de ampliar os movimentos e evitar lesões.
Alguns dos tutoriais mostram ainda como as bandas elásticas e os rolos de espuma podem ser acessórios essenciais nesta missão de flexibilidade.
Não nos cansamos de reforçar: mente sã, corpo são. Esta trend com milhares de anos está a ganhar um novo fôlego com o GymTok. A meditação, o journaling e os exercícios de respiração surgem como técnicas inseparáveis do fitness tradicional. Os criadores de conteúdo abrem espaço na conversa para o burnout, a produtividade, a ansiedade e o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida laboral.
Não, o exercício físico não está a ser negligenciado: a ideia-chave é que a saúde mental é uma parte essencial do bem-estar geral e não apenas um resultado que depende exclusivamente da prática desportiva.
Esquece as repetições. Esquece o "no pain, no gain". Praticar exercício pode ser divertido e, quem sabe, pode até ser uma forma de te expressares.
A nova tendência de fitness é substituir a experiência dolorosa do treino por uma nova forma de viver o movimento com prazer e dando prioridade ao autocuidado. Nesta tendência de fitness performático, destacam-se três abordagens:
Mas como é que isto ganha forma em termos de GymTok? Não procures mais: entra na página do The Fitness Marshall e vais perceber tudo!
Chloe Ting, MadFit, Pamela Reif ou Blogilates. Qualquer um destes nomes ilustra bem a nova vaga de influencers híbridos no mundo GymFit.
Não são apenas personal trainers de formação. Não são só atletas. Nem modelos. Nem performers. São criadores de conteúdo que juntam todas estas valências para gerar vídeos de fitness com impacto. Muito resumidamente, estas personalidades combinam:
O resultado são vídeos com storytelling, dicas úteis e muito - mas mesmo muito - carisma. Os influencers híbridos dão-te desafios mensais ou vídeos com uma vertente mais holística, do género "21 dias de energia positiva". Tudo, com muita criatividade.
Nem só de TikTokers e GymTok vive a nova geração do fitness. Há ícones do cinema e da música que também são uma grande inspiração no que toca aos hábitos desportivos e à perceção do corpo. Conhece alguns.
Aos 19 anos, pediram-lhe para emagrecer para poder fazer uma personagem. Ela recusou. Tempos depois, interpretou uma pugilista de coxas generosas.
A atriz Florence Pugh não cede aos padrões de beleza de Hollywood. Muito pelo contrário, é uma voz ativa na defesa da diversidade dos corpos. Denuncia o body shaming e marca o movimento feminista da atualidade.
Talvez seja a maior descoberta pop dos nossos tempos. Já no que toca à sua postura perante a saúde mental, ninguém esperava descobrir isto: a cantora Olivia Rodrigo paga sessões de terapia a toda a sua banda. Mesmo quando não estão em digressão, a oferta está garantida. Afinal de contas, o bem-estar mental não pode tirar férias.
Se à Florence pediram para perder peso, o caso foi bem diferente com o Timothée Chalamet: pediram-lhe para ganhar peso. Caso contrário, não conseguiria vingar na indústria cinematográfica.
O ator não respondeu ao pedido e encontrou o seu lugar em filmes de grande sucesso, como "Call Me by Your Name". O resto é história. História e um novo estilo de modelo masculino: Chalamet não representa o "fitness influencer" tradicional. Elegante sem ser hipermusculado, marca o passo de uma nova masculinidade. Mais naturalista e sensível.
A geração Z está a transformar o conceito de treino. Já não se trata de uma obrigação, mas sim de um momento de expressão criativa e com significado emocional. Nesta lógica, o GymTok dá palco às novas tendências, enquanto algumas celebridades pop descobrem o seu espaço para liderar o movimento e afirmar que cada corpo tem o seu valor.
Hoje em dia, o fitness é uma ferramenta para alcançar o equilíbrio e o bem-estar. O que está em causa é celebrar a autenticidade e a diversidade dos corpos. E, para isso, nem sempre é necessário ter os equipamentos mais sofisticados do mundo. De forma simples, os criadores de conteúdo provam que podes manter-te ativo sem grandes exigências materiais. No final, vais melhorar a coordenação motora, a tua consciência corporal, bem como a tua mobilidade.
Dito por outras palavras, os objetivos do fitness mantêm-se. Mas a forma de lá chegar está agora muito mais leve e divertida. Vamos experimentar?