PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
"Então agora, além de treinar no duro, ainda me querem pôr a escrever?" Sim e não. Se não fores muito de palavras, está tudo bem na mesma. A verdade é que podes usar um bullet journal de fitness sem escrever muito. O teu bullet journal, as tuas regras. E, na prática, as tuas regras podem ser usar códigos de cores e sinais. Tu lá sabes como te entendes melhor.
O importante é que este caderninho cumpra a sua função, transformando-se num diário de treino. Se quiseres ir mais longe, pode mesmo assumir-se como o teu sistema de organização pessoal favorito. Quer dizer, organização da vida em geral. Incluindo orçamentos familiares, listas de livros que queres ler, as pontuações que dás aos filmes que vês. Ou seja, tudo e mais alguma coisa. Mas bem, chega de bla bla bla. Vamos à pergunta que importa.
Se calhar, já ouviste alguém a chamar-lhe BuJo. Não, não é um insulto fofinho. É só mesmo uma abreviatura das palavras "bullet" e "journal". Vem o "bu" de um lado, o "jo" do outro e pronto: BuJo.
Criado pelo designer Ryder Carroll, o bullet journal é um caderno de apontamentos com um twist. Em vez de estarem completamente em branco ou terem linhas ou quadrículas, as páginas do BuJo são preenchidas com bolinhas muito pequeninas e finas.
Ora, lembras-te daqueles jogos de criança em que ligavas vários pontos numerados para criar um desenho? Aqui, a lógica é a mesma. Mas sem os números.
Juntando os vários pontos à tua maneira, torna-se mais simples fazer desenhos e destacar palavras. Resultado? Um sistema de organização totalmente personalizado, que:
O quê? Não acreditas nesta última vantagem? Então, fica com esta curiosidade: inicialmente, o Ryder Carroll criou o método bullet journal para ele próprio lidar com a sua hiperatividade, combater a procrastinação e gerir o stress. Ah pois é!
Vamos primeiro aos argumentos racionais. Um bullet journal pode servir para:
No final, uma coisa é certa: se o usares com consistência, o BuJo transforma a tua produtividade. Bora ver os benefícios prometidos?
Alguma vez te sentiste carregado, escreveste todas as tarefas num papel e, de repente, já respiravas melhor? Caso venha a acontecer, experimenta! As técnicas do bullet journal ajudam a esvaziar a mente.
Isto ocorre porque, quando escreves as tuas ideias e pensamentos no papel, reduzes o stress e aumentas a clareza mental. Se tens projetos e mais projetos em mãos, o bullet journal pode ser um grande aliado.
Já começamos a entrar mais a fundo nos benefícios de um bullet journal de fitness! Pois bem, se tens mil reuniões, mil e quinhentas tarefas domésticas e um bilião de razões para praticar desporto, terás de te organizar de alguma forma.
Com um BuJo, ganhas uma visão precisa sobre o teu dia, semana e mês. Assim, geres melhor o teu tempo, defines prioridades e calas a procrastinação.
Queres seguir um plano de treino? Estás numa luta para perder peso? Ou queres fazer refeições mais saudáveis? Qualquer que seja o objetivo, o bullet journal de fitness (ou não!) é a ferramenta ideal para acompanhares o teu progresso e manter a motivação.
Se és daqueles que se queixam muito de já não puxar pela criatividade, aqui está a desculpa perfeita para inverter a tendência. O bullet journal é também uma forma de expressão artística. Podes usá-lo para desenhar (mesmo sem teres jeito), colar recortes, brincar com a caligrafia e criar páginas temáticas. Produtividade e criatividade, aqui vamos nós!
Um caderno, um lápis e uma borracha. Até amanhã e bom dia!
Brincadeirinha. Há mais duas ou três coisas que podemos partilhar contigo.
Isto é tudo muito lindo, mas tu precisas de ideias concretas para o teu bullet journal de fitness, não é? Pois, tu queres, tu tens! Usa o teu bullet journal de fitness para isto e muito mais:
O teu bullet journal de fitness não se faz apenas de alimentação e exercício. Se fizer sentido para ti, reserva algumas páginas para:
Ficaste preso lá atrás, na parte em que te dissemos que podes desenhar mesmo se achares que não tens jeito para isso? Ora pesquisa por "bullet journal doodles" no Google ou no Pinterest. Ideias não faltam para começares a rabiscar.
Ou será que, por outro lado, ficaste a pensar nos recortes e nas colagens? Promete que não gozas com esta ideia mas... imagina que vês os teus músculos de sonho na capa da Men's Health. Recortas a fotografia, colas no BuJo e fica ali como um objetivo a cumprir e também como inspiração para os teus treinos.
Quanto à caligrafia, não faltam vídeos gratuitos no YouTube. Para dar o primeiro passo, espreita as dicas do canal The Happy Ever Crafter.
Agora que já tens as ideias práticas contigo, só precisas de manter a consistência do teu bullet journal de fitness:
O bullet journal de fitness é uma ferramenta poderosa, simples e totalmente personalizável. Controlas o caos da vida moderna, acompanhas os objetivos de saúde, melhoras o foco e expressas a tua criatividade.
Experimenta e adapta o método à tua rotina de fitness. Começa com algo básico e vai evoluindo ao longo do tempo. O importante é que funcione para ti. Pens, get ready!
Sobre o autor: Vítor Santos - Diretor Técnico do Grupo Fitness UP desde 2018, com vasta experiência na área de Personal Training e reconhecido, em 2013 e 2014, como Personal Trainer de referência nacional no 1º e 2º Congresso Nacional de Gestão de Health Clubs, respetivamente.