PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Alerta disclaimer! Em primeiro lugar, esta não é uma lista definitiva. Dentro da categoria "melhores filmes de desporto", encontras muitas definições diferentes para o adjetivo "melhores". Mas uma coisa é certa: a nossa seleção procura dar-te filmes inspiradores para atletas. Não, não são só filmes sobre desporto. São histórias que motivam e te garantem aquele up para saltares do sofá.
Por isso, podes esquecer as frases típicas do Pensador durante um bocado. Agora, é tempo de focares a tua atenção nas lendas desportivas do grande ecrã. Já foste buscar as pipocas?
Da Escócia para o teu sofá. Começamos com um vencedor de Óscares. Quatro Óscares para sermos mais precisos, incluindo o de melhor filme!
"Momentos de Glória" narra o caso verídico de dois atletas de origens bem diferentes e que acabam por ganhar medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924. Um é um missionário escocês. O outro é filho de um judeu rico. Assistir a este filme é acompanhar o conflito entre o dever religioso e o profissional, o talento natural e o acompanhamento por um treinador. Paixões, fé, amizade e competição são ingredientes garantidos.
Por muitos considerado um dos melhores filmes de desporto de sempre, é mais uma história real. Desta vez, o enredo centra-se em Jake LaMotta, um pugilista de Bronx que sobe no ringue, enquanto cai a pique na vida pessoal.
O cenário é de loucura psicológica e degradação física. Aqui, vais encontrar um casamento turbulento e uma montagem que ganhou o Óscar. Este pode ser bem o teu gentle reminder para não levares o desporto demasiado a sério. A chave está, como sempre, no equilíbrio.
Nos melhores filmes de desporto, também cabem as películas de animação, pois claro! Não estavas à espera desta, pois não?
Esta comédia é um mockumentary inovador. Cheia de graça, a longa-metragem apresenta-nos o pinguim Cadú. O atleta é apaixonado por surf e tem de deixar o conforto do lar para correr atrás do sonho. Objetivo? Participar no campeonato mundial de surf. Pelo meio, há muita ambição, desejo de fama e uma conclusão difícil de engolir: ganhar não é tudo.
Aproveita esta animação da Sony Pictures para pensar na vida. E, claro, para dar umas boas gargalhadas. Afinal de contas, os melhores filmes de desporto também dão razões para rir!
O "Space Jam" é para toda a família. Aproveitando o embalo do "Dia de Surf", temos mais animação à mistura. Agora, num mix bem estranho, que junta o Michael Jordan e o Bugs Bunny. Sim, isso mesmo! Leste bem. Portanto, se nunca viste, é melhor veres para acreditares. Se já viste e te custa saber que o incluímos nos melhores filmes de desporto, aqui fica a justificação devida: este filme merece pontos e mais pontos pela criatividade.
Muito resumidamente, um dono de um parque de diversões quer capturar os Looney Tunes. Para o conseguir, envia os seus aliens (ya!) em missão. Entre voltas e reviravoltas, os aliens e os Looney Tunes entram num jogo de basquetebol. Se os aliens perderem, os Looney Tunes ficam livres. As boas notícias são que o Michael Jordan se junta à equipa dos Looney para os ajudar. Imperdível!
És tu o maior fã de bicicletas do mundo inteiro? Então, bem-vindo ao teu filme favorito desta seleção.
"Breaking Away", no original, acompanha quatro adolescentes que não entraram na universidade e que também não sabem muito bem o que fazer da vida. Entre esses amigos, destaca-se Dave. O rapaz adora ciclismo ao ponto de se fazer passar por um estudante italiano para participar numa competição.
Está visto que esta lista de melhores filmes de desporto é uma comédia pegada! Mas calma: no meio de muitas peripécias, esta é também uma história sobre luta de classes, amizade, autoestima e determinação pura!
Foi um investimento de oito milhões de dólares e uma receita de 90 milhões. O Karate Kid conquistou o público e desdobrou-se em sequelas. Na razão para o sucesso, está o jovem Daniel LaRusso. Vítima de bullying na escola, o seu destino muda quando começa a treinar com Keisuke Miyagi, um perito em artes marciais.
Esta jornada de herói é uma das mais incríveis de sempre, com a disciplina e a humildade a ganharem lugar de destaque. Em poucas palavras, podemos dizer que o Karate Kid é sobre proteger-se a si mesmo, através daquela força que é mesmo típica dos atletas. Um dos melhores filmes de desporto de sempre e que atravessa gerações!
Achavas mesmo que íamos deixar o "Rocky" de fora? O vencedor de Melhor Filme leva-nos até ao mundo de Rocky Balboa, interpretado pelo grande Sylvester Stallone. Rocky é um pugilista amador, que está muito bem na sua vidinha de cobrador para um tipo mafioso. Plot twist: o campeão mundial de boxe, Apollo Creed, fica sem oponentes para uma importante competição. Para não cancelar o evento, escolhe Rocky para o enfrentar.
O nosso herói começa, então, a treinar como nunca. Ao mesmo tempo, Creed anda mais empenhado numa campanha de marketing pessoal. O resultado não é surpreendente. Mas o caminho para lá chegar faz de "Rocky" um ícone do cinema desportivo.
A quota de cinema mais recente nesta lista fica preenchida com a história de Gabrielle Douglas. É a típica história de superação contra tudo: contra os obstáculos financeiros, raciais, de género e físicos.
Em 2010, Douglas deixou a sua cidade e família para se tornar ginasta profissional. Em 2012, tornou-se na primeira afro-americana a conquistar o ouro no All-Around individual.
O filme conta-te a história para lá chegar. Qualquer semelhança com a jornada do pinguim Cadú do "Dia de Surf" é pura coincidência!
Ora bem, agora que já conheces as histórias, os protagonistas e estás em pulgas para ver os momentos de superação diretamente com os teus olhinhos, quais são os argumentos racionais para assistir a estas longas-metragens?
Em primeiro lugar, os melhores filmes de desporto são muito mais do que enredos sobre ganhar ou perder. São, isso sim, sobre a jornada dos atletas e das equipas. Aqui, há espaço para lutar contra os obstáculos, superar o fracasso e ter espírito de perseverança até conseguir o impossível.
Além disso, muitas das histórias são baseadas em factos reais, o que as torna ainda mais impactantes. E, mesmo quando são pura ficção, têm ali um je ne sais quoi que te agarra.
Porquê? Porque tu estás ciente dos teus limites enquanto humano. Veres alguém a mostrar que é possível ir um pouco mais longe acaba por te inspirar. É quase um efeito de espelho: se ele consegue ultrapassar a lesão, o preconceito ou aquela limitação física, eu também consigo ganhar a minha própria batalha.
Na prática, o cinema desportivo funciona como uma injeção de motivação. E como?
Ah pois! Pensavas mesmo que este artigo era só sobre lazer? A verdade é que podes transformar os melhores filmes de desporto em ferramentas práticas para manter a motivação em alta. Não acreditas? Ora experimenta estes cinco truques:
Os melhores filmes de desporto asseguram-te que a prática de exercício não é apenas física. É também mental. E é precisamente essa mentalidade que te faz lembrar que a persistência vence sempre a desistência.
Queres acrescentar algum filme à nossa lista? Já viste alguns destes e estás desejoso de dar a tua opinião? Queremos ouvir tudo! Envia-nos mensagem. E, já agora, bons filmes!
Sobre o autor: Vítor Santos - Diretor Técnico do Grupo Fitness UP desde 2018 com vasta experiência na área de Personal Training e reconhecido, em 2013 e 2014, como Personal Trainer de referência nacional no 1.º e 2.º Congresso Nacional de Gestão de Health Clubs, respetivamente.