PLANO DE TREINO
A CARREGAR...
Estás pronto para pedalar? O ciclismo indoor tem cada vez mais adeptos no ginásio e em casa. Mas será que este boom nas bikes de spinning é uma moda passageira ou veio mesmo para dar uma nova vida ao teu treino de cardio? Fica desse lado e descobre tudo sobre o spinning. Mesmo tudo! Desde os benefícios, passando para quem é indicado e argumentos sobre se realmente vale ou não a pena, esta é a tua porta de entrada para o ciclismo indoor.
Quase... mas, se quisermos ser muito rigorosos, não são bem a mesma coisa. Poderíamos dizer que o cycling indoor é basicamente andar de bicicleta dentro de um espaço fechado. E sem sair do mesmo sítio. Calma! Não é assim tão claustrofóbico como parece. E até pode ser bem divertido, se fizeres cycling numa aula de grupo do teu ginásio. Aqui, a ideia é fortalecer o corpo genericamente.
Já as aulas de spinning costumam ter luzes e discursos motivacionais à mistura. Tipicamente, entras numa sala escura e, para começar a aula, o professor ativa uma série de focos coloridos. Essas luzes vão então saltitando e criando um ambiente que faz lembrar uma discoteca. Pelo meio, levantas-te sem sair da bicicleta, inclinas-te, varias a velocidade e vais mexendo na resistência dos pedais, conforme o professor te indicar. Músculos, glúteos e trabalho cardiovascular à séria, o spinning foi criado a pensar em vocês!
Neste artigo, usamos ciclismo indoor e spinning praticamente como sinónimos. Ou melhor, como sinónimo de "treinos indoor com bicicletas estáticas". É como a maioria dos alunos usa no dia a dia. E é isso mesmo que são na sua essência. Por isso, não vale a pena complicar. Estamos combinados?
Ainda assim, lembra-te bem das diferenças que te explicámos. Tens de fazer boa figura quando fores convidado para falar numa talk de desporto! Tipo num TEDx ou assim...
Se a tua cena é andar por aí a pedalar, não deves estar nada admirado com o boom das bikes de spinning. Parece que toda a gente arranjou um cantinho na marquise ou na sala de estar para ter lá a bicicleta, não é? Além disso, seja para spinning ou só para cycling, este tipo de aulas de ginásio esgotam que nem pãezinhos quentes! Afinal, o que atrai tanta gente?
Esquecemo-nos de mostrar o spinning como uma trend de saúde em geral? Era só para ver se estavas atento! É verdade: além de todos os argumentos já listados, o boom nas bikes de spinning está perfeitamente alinhado com as tendências globais de saúde. Isto é, quem está preocupado com a sua saúde tem aqui uma forma divertida e prática de pôr o coração a acelerar!
Bora ao cerne da questão. Então, as bicicletas estáticas são uma manobra de marketing muito bem engendrada e estamos todos a cair no engodo? Ou estamos perante algo mais sério, capaz de perdurar para lá desta fase de hype? A evidência científica responde.
O ciclismo indoor aumenta a frequência cardíaca. Logo, o teu corpo bombeia mais sangue por minuto. Logo, o oxigénio distribui-se melhor pelo teu organismo.
Sejamos sinceros. Estamos todos muito preocupados com o bem-estar em geral. Dizemos que vamos ao ginásio para espairecer. Mas a verdade é que a perda de peso ainda é o fator número 1, responsável por levar muita e boa gente a fazer desporto.
Assim, se esta é a tua principal preocupação, podemos dizer-te que uma sessão de ciclismo indoor é capaz de queimar entre 400 a 700 calorias por hora. Tudo vai depender da intensidade do treino, do teu peso e até da resistência usada. Contudo, o cycling indoor é tipicamente uma boa aposta na perda e no controlo de peso.
Não, o ciclismo indoor não é um substituto absoluto dos treinos de força. Mas ajuda bastante.
Por um lado, puxa pelos teus quadríceps, glúteos e gémeos, praticamente durante toda a aula. Por outro, enquanto te levantas, baixas e inclinas, ativas os abdominais e a zona lombar. Contas feitas, é um bom treino muscular!
Ora vamos lá ver. Para responder a esta questão, é boa ideia olhares para os teus objetivos e para a tua rotina. Resumimos tudo abaixo.
Fizeste bem a introspeção e concluíste que o treino com bike no ginásio ou em casa é para ti? Então, segue estas sugestões.
Vais zangar-te com esta resposta politicamente correta, mas cá vai: o ciclismo indoor é uma moda que está a revolucionar o cardio. E, cá entre nós, esperamos mesmo que tenha vindo para ficar.
O spinning enche os ginásios de alegria e de gente motivada para treinar. Por isso, como não adorar?
Como se esta energia contagiante não bastasse, é uma alternativa de treino mais segura para quem já não pode correr por alguma razão de saúde. Ainda por cima, se adoras bicicletas mas não existem boas ciclovias no sítio onde vives, o cycling é uma excelente forma de não deixares morrer a paixão. Claro que não é a mesma coisa! Mas é melhor do que nada e pões o corpo a mexer!
Com técnica e consistência, o ciclismo indoor oferece uma combinação de vantagens que vais querer agarrar:
Se estás a ponderar aderir, tens todo o nosso apoio! Experimenta, vê se gostas e monitoriza o teu progresso. Se ficares contente com os resultados, de certeza que não será uma moda passageira. Pelo menos, para ti!
De que estás à espera? Junta-te à Tribo UP e encontra aulas de cycling num ginásio da tua zona. O quê? Não gostas de ginásios e queres treinar em casa? Tá-se bem. Faz play a esta aula de cycling online e diverte-te. Estejas onde estiveres, estamos contigo. Isto sim, é uma Tribo!